Ensino - Programas e Projetos de Ensino | Universidade Feevale

Programas e Projetos de Ensino

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação, a partir da atuação como monitor ou bolsista remunerado ou não remunerado. Os programas e projetos apresentam diferentes propostas, sendo realizados em na universidade ou em outros espaços, de acordo com a área dos cursos de graduação envolvidos. 
Para participar dos programas ou projetos o acadêmico deve atender aos requisitos estabelecidos pelos mesmos, bem como participar de processo seletivo específico.

Programas

Banner central - PIBID

PIBID - Iniciação à Docência

O PIBID – Feevale, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é destinado aos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Letras, Pedagogia, História e Educação Física. 

Saiba mais
Banner central - Programa de Nivelamento

Programa de Nivelamento

A Universidade Feevale compreende o nivelamento como apoio aos alunos, através de ações que minimizem as lacunas destes em relação aos conceitos básicos construídos nas escolas de ensino médio. 

Saiba mais

Projetos

Abordagem Ágil na Prática

Síntese do Projeto: 
O projeto Abordagem Ágil na Prática se concentra no desenvolvimento de ações, na forma de um grupo de estudos e de troca de experiências, entre acadêmicos e profissionais de mercado em relação à adoção efetiva de métodos ágeis, esclarecendo e validando valores, princípios e práticas. Além disso, a interação com o grupo de trabalho da HAMK oportuniza aos graduandos uma discussão além das fronteiras da realidade brasileira, o que é de extrema importância para a área de software, na qual a internacionalização é tão desejada. Para fins de estruturação do conhecimento gerado pelo projeto, são empregados instrumentos típicos desenvolvidos na Engenharia de Software e na disciplina de Gestão da Informação e Conhecimento, do curso de Sistemas de Informação, tais como: cartilhas, lições aprendidas e relatos de experiência. Para fins de estruturação das lições, percepções e artefatos, o estudo tem as seguintes dimensões como foco: experiência da equipe, maturidade em utilizar ágil, estrutura organizacional, e tipo de produto ou serviço construído.

Professor Responsável: Adriana Neves dos Reis

Agência Experimental de Comunicação – AGECOM

Síntese do Projeto: 
A Agência Experimental de Comunicação (AGECOM), como o próprio nome enfatiza, é um espaço de experimentação prática, que oportuniza aos acadêmicos uma vivência que, ao mesmo tempo, (a) aproxima-os das atividades/realidades/desafios do mercado de trabalho de Comunicação, e (b) discute e consolida os conhecimentos abordados em sala de aula. 

Professor Responsável:  Caroline Delevati Colpo

Aproximação com o Mercado de Trabalho

Síntese do Projeto: 
Qualquer reflexão sobre o futuro da educação requer a compreensão da nova relação da sociedade com o saber, levando em conta a velocidade das transformações e a geração constante de novos conhecimentos. No mercado de trabalho a competição pela inovação cresce, modificando a relação do profissional com os conhecimentos adquiridos na universidade e, em alguns casos, promovendo o surgimento de novas profissões. Essa constante e rápida transformação do fazer profissional exige das Instituições de Ensino Superior uma aproximação cada vez maior tanto com os seus egressos, como também com os profissionais e as empresas. Diante disso, o presente projeto objetiva promover uma maior aproximação dos acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Fotografia com o mercado de trabalho, possibilitando o debate sobre os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. Para tanto, realizará o mapeamento das empresas do setor e, a partir disso, será analisada a possibilidade de realização de palestras, workshops, visitas técnicas, entre outros, oportunizando a troca de conhecimentos, o encontro entre alunos e profissionais, permitindo que os estudantes sejam preparados para a realidade econômica e social do mercado, refletindo sobre a relação teoria-prática. O projeto também buscará estimular a participação dos alunos em atividades ligadas e organizadas pela Agecom – Agência Experimental de Comunicação – além de concursos da área e seleções para estágio. Os eventos serão divulgados com o apoio de peças gráficas impressas e virtuais e os registrados serão feitos por meio de imagens fotográficas.

Professor Responsável: Dinara Dal Pai 

Centro de Documentação e Memória Luci Bridi: ações e construção para a cidadania

Síntese do Projeto: 
Constitui-se em uma proposta de articulação e valorização da memória, de construção histórica e de educação patrimonial como referenciais pertinentes para a formação acadêmica. Organiza-se como espaço de conservação de memória institucional e comunitária, oportunizando a participação de acadêmicos da graduação e pós-graduação. Por essa perspectiva, articula-se o conhecimento de diferentes áreas em uma perspectiva interdisciplinar de pensar a educação patrimonial e a conservação da memória.

Professor Responsável: Magna Lima Magalhães 

Coletivo. foto

Síntese do Projeto: 
O projeto Coletivo.foto se caracteriza por propor um espaço de difusão da fotografia, através de ações educativas, na forma de encontros de ensino teórico-práticos, oficinas fotográficas, na perspectiva da inclusão tecnológica e exposições fotográficas alinhando-se assim à missão institucional de produzir conhecimento em todas as suas formas e torná-lo acessível à sociedade. Através da fotografia, alinhada com a produção fotográfica contemporânea, principalmente aquela que pensa e pratica os processos históricos e experimentais em fotografia objetivamos consolidar um espaço de excelência do conhecimento, estimulando a inserção deste na comunidade de NH e Região do Vale Sinos. O público beneficiado são os estudantes dos cursos de Fotografia, Artes Visuais, Design Gráfico e Design de Interiores. A metodologia adotada toma como base a difusão do conhecimento nas práticas dialógicas e na perspectiva da inclusão tecnológica, sendo desenvolvida através de encontros de ensino teórico-práticos, oficinas de Fotografia e no planejamento e execução de exposições fotográficas. As ações propostas levam à aquisição de novos conhecimentos, às mudanças de atitude que demonstrem maior autonomia intelectual, pessoal e organizacional, possibilitando ao acadêmico o protagonismo durante seu percurso acadêmico.

Professor Responsável: Myra Adam de Oliveira Gonçalves 

Competição de Programação

Síntese do Projeto: 
O Projeto consiste em promover uma Competição de Programação na qual os alunos são desafiados a desenvolverem soluções para problemas que envolvam Algoritmos, Lógica de Programação, Estruturas de Dados, Linguagens de Programação, entre outros temas abordados na grade curricular dos cursos de Computação. Os alunos participantes são organizados em equipes, compostas por 3 ou 4 integrantes.  Estas equipes são expostas a problemas computacionais e tem um determinado tempo e requisitos para construir sua solução. Durante todo o Projeto, um grupo colaborativo envolvendo estudantes e professor (res) estará ativamente envolvido visando a organização da Competição de Programação, o aprofundamento de estudos e a criação de workshops e oficinas com foco em temas pertinentes a Competição.

Professor Responsável: Edvar Bergmann Araujo 

Construções mais sustentáveis: Reaproveitamento e incorporação de resíduos

Síntese do Projeto:
Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente devido ao crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial, transformando os resíduos em graves problemas urbanos com um gerenciamento oneroso e complexo. A construção civil é uma das atividades que mais contribui com ações nocivas que alteram o meio ambiente. Essas alterações ocorrem na fase de implantação da obra, execução dos serviços e confecção de artefatos. O curso de Engenharia Civil precisa estar atento para essa realidade e buscar soluções alternativas para os resíduos produzidos pela própria construção ou mesmo disponibilizar matrizes utilizadas na construção para incorporação de outros resíduos, buscando amenizar um problema social.
Os alunos precisam ter contato com a pesquisa e serem instigados a buscarem novas alternativas para problemas constantes no seu futuro ambiente de trabalho.
Desta forma, este projeto propõe o desenvolvimento de trabalhos no Laboratório de Materiais da Construção Civil e demais laboratórios, com a participação dos acadêmicos. Estes trabalhos visam o reaproveitamento e a incorporação de resíduos na criação de novos materiais, buscando construções mais sustentáveis.

Professor Responsável: Daiana Cristina Metz Arnold 

Desenvolvimento e Produção de Produtos a partir da Fabricação Digital e Tecnologias Emergentes

Síntese do Projeto: 
O projeto consiste em identificar demandas (da universidade ou sociedade) de produtos (desde um apoio para cadeirante à um mecanismo para o curso de fisioterapia) que podem ser solucionadas a partir de um projeto de fabricação digital. Estas demandas serão entendidas, traduzidas em produto, produzidas, testadas e entregue para utilização e solução de um problema real. Todos os projetos que forem desenvolvidos ficarão disponíveis (por se tratar de um modelo digital) para a comunidade que quiser replicar. Este processo proporcionará aos acadêmicos a oportunidade de relacionar os conteúdos do curso com outros conteúdos específicos, que serão necessários a cada projeto, que ampliará seu repertório tanto teórico quanto prático.

Professor Responsável: Felipe Morais Menezes 

Direitos Humanos e Educação Ambiental

Síntese do Projeto: 
Com o objetivo de tornar as atividades relacionadas as questões de Direitos Humanos e Educação Ambiental uma ação orgânica, institucionalizada e interdisciplinar em todas as atividades afins da Universidade Feevale, o projeto de ensino sobre Direitos Humanos e Educação Ambiental expressa a determinação institucional de garantir a inserção da educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que tais questões tornam-se cada vez mais emergentes no atual contexto social, cultural, ambiental, político e econômico. Destaca-se ainda que tais temáticas atendem a requisitos legais específicos do ensino superior no Brasil. Assim, o presente projeto, através da Pró-reitoria de Ensino, comprometida com a excelência acadêmica, tem investido em um amplo diagnóstico para avaliar a forma como os direitos humanos, a educação ambiental e o meio ambiente tem sido abordados nos Cursos de Graduação, Cursos de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) e Cursos de Extensão da Instituição. 

Professor Responsável:  Luis Henrique Rauber

Fisioterapia Dermatofuncional

Síntese do Projeto: 
Este projeto de ensino busca desenvolver atividades interdisciplinares relacionadas principalmente às áreas de Eletrotermofototerapia, Fisioterapia Dermatofuncional e Cinesioterapia com o objetivo de oportunizar a vivência prática e fornecer subsídios para a discussão de casos clínicos. Da mesma forma, no projeto de ensino Dermatofuncional realizam-se atividades que oportunizam aos acadêmicos uma vivência que aproxima da realidade de mercado da área Dermatofuncional.

Professor Responsável: Eloisa Hörter Dieter

Fisioterapia na Reabilitação Física de Segurados INSS

Síntese do Projeto: 
O acadêmico participante neste projeto de ensino vivencia as rotinas de avaliação cinético funcional com a utilização de instrumentos específicos na área, incluindo os preditores funcionais para amputados utilizados em outros centros de reabilitação pelo mundo. Ainda, realiza a definição e a aplicação prática de procedimentos terapêuticos, emissão de laudos/atestados/pareceres especializados com a área de reabilitação física e discussão dos casos em horários de estudo.

Da mesma forma, os estudantes inseridos neste projeto realizam o acompanhamento, gestão e atendimento voltado ao restabelecimento funcional de pacientes/trabalhadores segurados do INSS acometidos por acidentes ou patologias encaminhados via agência da Previdência Social da nossa região. 

Finalmente, o projeto de ensino Fisioterapia na Reabilitação Física de Segurados INSS promove a reinserção do ser humano no espaço ocupacional, destaca-se como um campo de estudo na área da saúde do trabalhador e contempla a relação interdisciplinar ao promover a interação entre diversas áreas de atuação em saúde da Universidade Feevale como por exemplo com a Fisiologia Humana, a Nutrição, a Psicologia e o Design.

Professor Responsável: Airton Luis Kleinowski 

Hora da Tecnologia

Síntese do Projeto: 
Promover a integração de estudantes dos cursos vinculados à área de Computação e Informática, sejam eles de bacharelado, tecnólogo, licenciatura, especialização e extensão, através da difusão do conhecimento de tecnologias emergentes, por meio de palestras e oficinas.

Professor Responsável: Daniel Dalalana Bertoglio

Interiores em Cena

Síntese do Projeto: 
O projeto de ensino aqui proposto se insere no contexto do desenvolvimento e apoio para o futuro profissional do Design de Interiores, tendo como ponto de partida o ato de projetar, através de assessoramentos na prática de atelier de um grupo de estudantes que se encontram para promover a ambientação de espaços como ação coletiva. Essas ações buscam, ainda, aproximar a nova profissão do designer de interiores do público em geral, em vários espaços. O projeto envolve acadêmicos de diferentes disciplinas e cursos no desenvolvimento conjunto de atividades e projetos interdisciplinares e na realização de oficinas e workshops. Também busca a integração dos acadêmicos com os egressos em eventos que permitam a troca de experiências e novas aprendizagens, que enriquecem a formação acadêmica.

Professor Responsável: Adriana Teresinha Da Silva Dutra 

Laboratório de Experiências, Simulações e Competições Jurídicas (JUSLAB)

Síntese do Projeto: 
O projeto visa habilitar os estudantes para que estejam mais preparados para viver e trabalhar nas diferentes profissões jurídicas, em ambientes multiculturais, e com habilidades para construir em equipe soluções racionais e argumentativas para problemas jurídicos complexos e interdisciplinares.

Professor Responsável: Daniel Sica da Cunha 

Laboratório de Arte, Música e Mídia - LAMM

Síntese do Projeto: 
O Laboratório de Arte, Música e Mídia visa oferecer um espaço de experimentação, aprendizagem e produção sobre as relações interativas das artes visuais e outras linguagens utilizadas no contexto contemporâneo. Busca envolver os estudantes numa proposta interdisciplinar, aberta à criação de produções com diferentes linguagens artísticas que conectem arte e tecnologia. As atividades propostas pelo projeto fomentam a produção autoral dos participantes a partir de projetos artísticos que buscam ampliar o campo da investigação estética presente nas distintas linguagens expressivas e campos de conhecimento. Neste sentido, a interação híbrida da imagem resultante de meios tecnológicos, como a fotografia analógica e digital, o vídeo, a reprodução de imagens, a performance, a palavra e a sonoridade são questões enfatizadas neste projeto por meio de estudos desenvolvidos nos encontros, que visam ampliar o processo de reflexão e criação individual e coletiva, contribuindo para a qualificação do repertório profissional dos acadêmicos e egressos da Universidade Feevale. 

Professor Responsável: Lurdi Blauth

Laboratório de Objetos de Aprendizagem - LOA

Síntese do Projeto: 
O Laboratório de Objetos de Aprendizagem constitui-se em um espaço de formação e capacitação de acadêmicos para a criação e desenvolvimento de formatos inovadores para objetos de aprendizagem sob a forma de jogos digitais. Para isso, o acadêmico é inserido em um ambiente que utiliza um processo de desenvolvimento estruturado e alia a produção técnica e científica. Além disso, os artefatos desenvolvidos são inseridos nos currículos das disciplinas dos diferentes cursos, de forma que os demais alunos da instituição sejam beneficiados de forma indireta. 

Professor Responsável: Guilherme Theisen Schneider 

Laboratório de Produção de Games - LABGAMES

Síntese do Projeto: 
O projeto LABGames é vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Jogos digitais, proporciona aos acadêmicos um ambiente de emulação do dia-a-dia da produção de jogos, oferecendo oportunidades de aprendizado e aproximando os alunos do mercado, instrumentalizando e gerando condições de produção para suprir as demandas da instituição, de empresas e outras organizações de caráter comunitário. Para além dos alunos dos Jogos Digitais, o projeto pode contemplar acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Design e Informática, além do Mestrado em Indústria Criativa.

Professor Responsável: Eduardo Fernando Müller

Laboratório de Turismo - LABTUR

Síntese do Projeto: 
O projeto de ensino “Laboratório de Turismo” pretende ser um elo entre o ensino de Turismo e os acadêmicos, por meio do desenvolvimento de ações e atividades contínuas que promovam o comprometimento com a formação integral, a inovação e o espírito empreendedor e crítico na área de conhecimento do Turismo, utilizando-se de parcerias como entidades da sociedade civil e públicas, no sentido de fomentar a prática dos alunos nas diversas áreas de atuação do turismo.

Professor Responsável: Roslaine Kovalczuk De Oliveira Garcia 

Movimento URBE – ações que transformam espaços

Síntese do Projeto: 
O projeto busca transformar o panorama visual de espaços situados na cidade de Novo Hamburgo, bem como nas cidades do entorno da Universidade Feevale, através de intervenção urbana que pode ser de caráter permanente ou efêmero, mediante negociação com a comunidade local e órgãos públicos responsáveis. Com o auxílio dos acadêmicos, buscamos não apenas revitalizar espaços de trânsito, como também estimular a participação e o envolvimento dos alunos na transformação destes locais, incentivando a proposta coletiva de criação. 

Dos espaços da Universidade para o ensino na Educação Básica, o projeto também realiza intervenções em escolas, intensificando as trocas entre acadêmicos da Universidade e as crianças e adolescentes da Educação Básica. Estas trocas podem se dar na forma de oficinas criadas e orientadas pelos estudantes da Feevale, sob a supervisão do coordenador do Projeto. Desta maneira os alunos (as) da licenciatura já tomam contato com o ambiente escolar, em certa medida, com o seu campo de atuação futura. Os estudantes do Bacharelado e dos cursos de Tecnologia podem experimentar o contato direto com a solução de problemas, a partir de demanda disparadoras de processos criativos. Assim, o projeto acaba por abordar metodologias de processo de criação que são transversais a todos os cursos que trabalham com criação na Instituição. Durante esta construção são oportunizados momentos para a reflexão sobre as práticas e metodologias nos processos criativos. São estudados referenciais teóricos sobre Arte e Espaço , são desenvolvidas práticas de desenho que tomam como suporte o espaço, desenhos de croquis que atuam como ferramenta para a comunicação de ideias, bem como a parte de organização e logística para as produções das intervenções. Sendo assim, o projeto permite a reflexão através da prática, o contato social e estimula a criação através de metodologias que organizam o processo de criação dos estudantes.  

Professor Responsável: Júlio César da Rosa Herbstrith 

Memória em Movimento: Educação Patrimonial e Arqueologia

Síntese do Projeto: 
O projeto de ensino aqui proposto se insere no contexto da formação profissional dos estudantes interessados na preservação e difusão do Patrimônio Cultural ligado à Arqueologia e Pré-história brasileira e americana, a partir de ações de organização e curadoria de acervo e produção de pesquisas. Como possibilidades de atividades, elencamos ações de levantamento e pré-inventário de bens; levantamento e inventário de bens; produção de catálogos temáticos; montagem de exposições temporárias a partir dos bens patrimoniais existentes; organização de visitas guiadas ao espaço, tematizadas pelo eixo da Arqueologia, Memória e Patrimônio; planejamento e execução de atividades de Educação Patrimonial voltadas para escolas das redes de ensino da região; produção de audiovisuais; ações de digitalização e constituição de acervos de imagens e documentais; organização de oficinas, workshops e cursos nas áreas afins; produção e publicação de artigos acadêmico-científicos. 

Professor Responsável: Inês Caroline Reichert  

Mostra Competitiva de Modelismo

Síntese do Projeto: 
A Mostra é uma competição entre os alunos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas em que os acadêmicos são desafiados a projetar e construir um modelo previamente determinado por uma comissão organizadora. Os acadêmicos devem utilizar seus conhecimentos de física, eletrônica, mecânica, computação e design, num grupo misto de estudantes que podem pertencer a diferentes cursos.

Professor Responsável: Cíntia Ourique Monticelli

Oficinas de Eletricidade e Eletrônica

Síntese do Projeto:
O projeto visa prospectar o maior uso dos recursos dos laboratórios de eletricidade e de eletrônica, através da criação de um laboratório que possa ser usado remotamente a partir da infraestrutura existente nos laboratórios do Curso de Engenharia Eletrônica da Instituição.

Professor Responsável: Vandersilvio Da Silva

Os Visitadores

Síntese do Projeto:
“Os Visitadores" é o título da proposta que une alunos de diferentes cursos e projetos da Universidade Feevale em uma ação conjunta que atue dentro do espaço acadêmico, estendendo-se à comunidade regional. Inspirados nos artistas ambulantes medievais, que divertiam o público com suas narrativas e suas brincadeiras, os integrantes do projeto, investidos de contadores de histórias, "invadem" locais, com autorização prévia, utilizando a literatura, a teatralidade, a música e as artes visuais, propondo um diálogo cultural. Para pertencer ao projeto os integrantes deverão dedicar 4h de sua semana na pesquisa e estudo de autores, obras, causos e lendas que sejam consonantes com o público a ser atendido. Nos encontros semanais são feitos estudos para interpretação dos textos, teatralização de causos, adequação aos espaços de apresentação. Os alunos são conduzidos a estabelecer relação entre   saberes adquiridos em sua opção profissional e sua aplicação no projeto. Importante ressaltar o ganho de flexibilidade nas relações sociais incutidos pela prática, e a capacidade de adaptar-se a diferentes situações e tipos humanos. 

Professor Responsável: Angela Maria Gonzaga 

Plano 1 Consultoria Júnior

Atuando desde 2002, a Plano 1 Consultoria Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, administrada por acadêmicos  e graduados da Universidade Feevale, com suporte de conceituados professores – especialistas, mestres e doutores da instituição.

Polo Feevale Arte na Escola

Síntese do Projeto: O Projeto Polo Feevale Arte na Escola faz parte da Rede Nacional do Instituto Arte na Escola (IAE), criado pela Fundação Iochpe, em 1989, tendo como missão incentivar e qualificar o ensino da arte. O projeto visa organizar ações que concretizem estes objetivos através de grupos de estudos, seminários, prêmio arte na escola cidadã, exposições nas escolas, midiateca, cursos, assessorias a escolas e professores, oficinas, visitas culturais, ciclos de vídeo/dvd, entre outras. 

O Projeto Arte na Escola acontece desde 2002 na Universidade Feevale, quando foi firmado parceria com o IAE-Instituto Arte na Escola/SP. A partir de 2004 deu-se início à ação Grupo de Estudos, considerada pelo IAE como a de maior relevância, por envolver diretamente os professores de artes das escolas. A partir de 2011, o projeto, que antes era de extensão e contava com bolsista e professores colaboradores, passa a ser projeto de ensino, ampliando as ações aos acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e demais interessados.

Professor Responsável: Caroline Bertani Da Silva 

Práticas Avançadas em Modelagem Bi e Tridimensional

Síntese do Projeto: 
O projeto prima por atividades práticas em formato de oficinas envolvendo o discente em testes e experimentações de materiais bem como técnicas de modelagem para desenvolvimento do vestuário, gerando material de didático a ser utilizado como consulta, pode-se citar em especial em disciplinas como Tecnologia de Costura e Modelagem I, Tecnologia de Costura e Modelagem II e Trabalho de Conclusão- Projeto de coleção I e Trabalho de Conclusão- Projeto de Coleção II, no entanto, como o objetivo final do projeto é gerar uma coletânea de artigos com registros dos casos estudados, pode-se gerar então um material de pesquisa com maior abrangência, destinado à discentes de cursos de moda e empresas do segmento em âmbito nacional. 

Professor Responsável: Renata Lodi 

PREVER: Pesquisas Comportamentais, Projetos e Eventos de Moda

Síntese do Projeto: 
O projeto busca disseminar interna e externamente ações desenvolvidas no Centro de Design (no âmbito Moda), com a participação de acadêmicos na concepção de pesquisas, projetos e eventos. Atualmente essas ações preveem o desenvolvimento do Projeto Prever, que objetiva disseminar as pesquisas comportamentais realizadas pelos acadêmicos no Centro de Design e a concepção de eventos como: Apresentação de resultados das pesquisas em Aula Inaugural (Início de cada semestre); e Circuito de Moda (final do segundo semestre), que ocorre no evento Madrugadão Feevale em formato de concurso de desenvolvimento de produto a partir de briefing lançado por uma empresa.  A articulação ocorre com o Ensino, a partir da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Moda e com o próprio curso de Design, a partir dos estagiários curriculares, não curriculares e professores do curso mencionado.  

Professor Responsável: Emanuele Biolo Magnus 

Produções Radiofônicas

Síntese do Projeto: 
No Produções Radiofônicas, os alunos trabalham de forma cooperada em todas as etapas da produção de notícias, desde a sugestão de pauta, nas reuniões, até a apresentação de um programa ao vivo e diário. Além disso, abre-se espaço para desenvolver elementos sonoros, na formatação dos programas do ponto de vista estético/sonoro, para os acadêmicos de Publicidade e Propaganda. Dessa forma, os alunos adquirem experiências em diversas áreas do Radiojornalismo e na elaboração de elementos sonoros ligados à produção em áudio, e ganham visibilidade e currículo para concorrer a posteriores vagas no mercado de trabalho, no qual muitos estarão inseridos.

Professor Responsável: Marcos Emilio Santuario

Projeta-me

Síntese do Projeto: 
O projeto de Ensino Projeta-me almeja o aprimoramento de habilidades inerentes ao desenvolvimento de um evento de Moda junto à estudantes e profissionais da área, propondo encontros de aprendizagens em diversos espaços da Instituição com profissionais de mercado, empresas e Instituições, fomentando o comprometimento e profissionalismo necessário para o mercado de atuação do discente. O Projeta-me é torna-se uma ação estratégica do curso de Moda, cujo objetivo é apresentar as coleções desenvolvidas pelos alunos formandos, promovendo uma aproximação entre estes, a comunidade e o mercado de trabalho, utilizando-se das articulações entre a disciplina de Trabalho de Conclusão – Projeto de Coleção II, disciplina Optativa Produção de Eventos de Moda, alunos bolsistas voluntários e estagiários unindo teoria e prática desenvolvendo suas competências profissionais. Há ainda na articulação entre disciplinas, o envolvimento do curso de Fotografia através da disciplina de Fotografia de Eventos, ao qual os alunos são auxiliares na captação de imagens tanto em estúdio como no evento, compondo assim a esfera interdisciplinar do projeto. O evento está comprometido com a comunidade através da prática de doação de alimentos, que já ocorre desde a transferência do evento para o Teatro Feevale, onde mesmo sendo gratuito à comunidade em geral sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Professor Responsável: Ana Cléia Christóvam Hoffmann 

Projeto Circular

Síntese do Projeto: 
O PROJETO CIRCULAR nasceu na disciplina de GRAVURA II – SERIGRAFIA. Tendo como ponto de partida o material serigráfico, busca-se questionar esta técnica e os suportes tradicionais da gravura, incorporando novas tecnologias e participando de novos diálogos conceituais, através da prática de atelier de um grupo de acadêmicos - artistas que se encontram para promover a serigrafia como ação coletiva. Suas ações buscam aproximar a produção de atelier do público em geral em diferentes espaços. 

Professor Responsável: Alexandra Kloeckner Eckert Nunes

Projeto de Ensino Ação interdisciplinar em Saúde

Síntese do Projeto: 
Considerando a interdicisplinaridade e a educação interprofissional como a principal estratégia para a formação de profissionais da saúde, esse projeto propõe estratégias de integração entre os cursos da saúde da Universidade Feevale, aproximando a atuação prática ao mercado de trabalho. São espaços de discussão e reflexão sobre as práticas em saúde com uma visão interdisciplinar e Inter profissional, buscando também a integração ensino-serviço-comunidade.

As temáticas são construídas junto aos acadêmicos, envolvendo os princípios do SUS, e desenvolvidas através de metodologias ativas, estimulando o protagonismo estudantil, a partir da realidade vivenciada no CIES.  Considerando o sistema de saúde atual do país, as temáticas permeiam aspectos da universalidade da saúde, integralidade, equidade, humanização e ética. Fortalecendo o que foi desenvolvido em muitas disciplinas e que está sendo realizado nas práticas e estágios dos cursos. Participam da atividade todos os estagiários do CIES, envolvendo os cursos de biomedicina, farmácia, fisioterapia, quiropraxia, psicologia e nutrição, que são estimulados a atuarem de forma interdisciplinar e interprofissional.

Professor Responsável: Daiana Picoloto

Projeto de Ensino Estética e Cosmética

Síntese do Projeto: 
No projeto de ensino Estética e Cosmética realizam-se atividades práticas afetas às áreas de Depilação, Podologia, Terapias alternativas, Maquiagem e Visagismo, nas quais os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver a produção de conhecimento decorrente das muitas intervenções realizadas num momento/espaço que remete ao ambiente profissional, por meio do atendimento ao público (anamnese, elaboração e execução de protocolos), que ocorre no Centro de Estética e Cosmética da Universidade Feevale, sob supervisão docente.

Professor Responsável: Janaina Peixoto Kowalski

Projeto Integração Fisiológica

Síntese do Projeto: 
O projeto Integração fisiológica fornece um espaço de interação interdisciplinar para estudantes de diferentes cursos da universidade, com foco no estudo do funcionamento do organismo humano a partir da coleta de dados reais dos próprios participantes. Ainda permite a coleta de dados fisiológicos nos espaços de atendimento do ICS para compreensão dos limites entre homeostasia e alostasia, permitindo a discussão dos mecanismos de ruptura da homeostase que levam ao surgimento de patologias. O projeto se insere em diferentes frentes, atuando na extensão através de eventos e projetos como a Semana Nacional do Cérebro e Uso Racional de Medicamentos, e também na pesquisa, servindo de espaço para discussão de ideias e criação para os projetos de pesquisa Fabricação e Virtualização aplicadas ao desenvolvimento de recursos educacionais para o ensino em saúde, Wearable Devices e suas aplicações na área da Saúde e Health Simulator. Tal abordagem permite ao estudante vivenciar atividades que não seriam possíveis apenas através dos componentes curriculares. Destacamos a atividades como a vivência do funcionamento de um laboratório de análises clínicas, atendimento a pacientes em um espaço clínico, desenvolvimento de recursos educacionais usando novas tecnologias como impressão 3D, desenvolvimento aplicativos, simuladores, dispositivos vestíveis e outras tecnologias.

Em suma, o projeto consiste em um ambiente em que o estudante pode se familiarizar com uma visão integrada e interdisciplinar do funcionamento do organismo humano, a partir de uma abordagem em que ensino, pesquisa e extensão se mesclam para promover o aprendizado significativo e ampliação da experiência acadêmica.

Professor Responsável: Cláudio Felipe Kolling da Rocha

REPENSAR – Recursos educacionais nos processos de ensino e aprendizagem

Síntese do Projeto:  
O projeto se desenvolve a partir de duas abordagens complementares, envolvendo diretamente alunos e professores. No âmbito discente o projeto propõe a constituição de um grupo de alunos de diferentes áreas de formação, objetivando o levantamento de práticas de ensino e recursos educacionais inovadores que motivem o engajamento do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, no âmbito docente o projeto propõe estudos envolvendo o perfil docente e práticas pedagógicas desenvolvidas. 

A partir da articulação dessas abordagens – a visão do aluno e a visão do professor – busca-se fomentar práticas educativas inovadoras e dar visibilidade interna e externa dessas ações.

Professor Responsável: Luis Henrique Rauber 

Tecnologias em Saúde

Síntese do Projeto: 
O projeto Tecnologia e Saúde é um projeto interdisciplinar, que reúne acadêmicos, egressos e professores das áreas de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Enfermagem, Biomedicina, Biologia, Jogos Digitais e Indústria Criativa, tendo como objetivo o estudo, projeto e desenvolvimento de temas e produtos (hardware e software) tecnológicos aplicados na área da Saúde.

Professor Responsável: Sandra Teresinha Miorelli

WSS: O Grupo de Estudos de Segurança da Informação

Síntese do Projeto:
Criar um espaço que oportunize aos alunos, em conjunto com professores, atuar na investigação dos estudos de Segurança da Informação e suas relações.

Professor Responsável: Daniel Dalalana Bertoglio
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais