Resultados das Avaliações 2015/02 | Universidade Feevale

Resultados das Avaliações 2015/02

Resultados da Autoavaliação Institucional 2015/02

Dimensão – Ensino

Nesse processo avaliativo, cuja coleta de dados ocorreu em julho de 2015, todos os estudantes avaliam seus professores em componentes curriculares oferecidos nas modalidades presencial e a distância, bem como avaliam o Estágio curricular obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Nesse mesmo período, ocorreu, ainda, a avaliação pelos estudantes do material de disciplinas e módulos oferecidos a distância.

Segue a divulgação dos resultados:

 Avaliação das disciplinas - EaD

67,8% de participação
Melhor média: “Acervo bibliográfico disponível na biblioteca”, com média de 4,12 pontos.
Média geral -  4,04 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICSICSAICETICHLATotal
Acervo bibliográfico disponível na biblioteca  4,06  4,15  4,22  4,12  4,12
Organização do conteúdo é clara e adequada  4,06  4,15  4,20  4,06  4,11
Atividades do ambiente virtual contribuíram para a sua aprendizagem  3,98  4,07  4,14  4,06  4,05
Conteúdo disponível no ambiente virtual permite o aprofundamento dos estudos  3,94  4,05  4,10  4,01  4,01
Atividades avaliativas são claras e contemplam os conteúdos trabalhados  3,95  4,05  4,11  3,97  4,01
Apresentação dos materiais, os recursos e ferramentas utilizados no ambiente virtual são atrativos e favorecem a aprendizagem  3,95  4,04  4,07  3,96  4,00
Conjunto 3,98   4,08  4,13  4,03  4,04

Avaliação dos módulos de cursos - EaD

75,8% de participação
Melhor média: “Atividades do ambiente virtual contribuíram para a sua aprendizagem”, com média de 3,97 pontos.
Média geral: 3,85 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICETICSA Total
Atividades do ambiente virtual contribuíram para a sua aprendizagem 3,65 4,08  3,97
Acervo bibliográfico disponível na biblioteca 3,89  3,99  3,96 
Atividades avaliativas são claras e contemplam os conteúdos trabalhados 3,29  4,02 3,84 
Apresentação dos materiais, os recursos e ferramentas utilizados no ambiente virtual são atrativos e favorecem a aprendizagem 3,29  3,97 3,80 
Organização do conteúdo é clara e adequada à duração das mesmas 3,24 3,96  3,79 
Conteúdo disponível no ambiente virtual permite o aprofundamento dos estudos  3,34 3,92  3,78 
Conjunto 3,43 3,98  3,85 

Avaliação de tutores 

4.455 formulários preenchidos - 73,6% do universo
21 tutores avaliados.
Atributo melhor avaliado: “Auxiliou os alunos na utilização do Blackboard”, com média de 4,23 pontos. 
Média geral: 4,19 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICS ICSA ICET ICHLA Total
Auxiliou os alunos na utilização do Blackboard  4,21  4,25  4,21 4,24   4,23
Utilizou linguagem adequada na comunicação com os alunos  4,16  4,23 4,25 4,25  4,21
Mobilizou os alunos a participarem e interagirem na disciplina 4,18  4,24  4,17 4,26  4,21
Orientou os alunos sobre o desenvolvimento das atividades 4,19  4,23 4,18  4,22  4,20
Respondeu os questionamentos dos alunos dentro do prazo  4,20 4,184,17 4,25  4,19
Os retornos/comentários das atividades de estudo contribuíram para a sua aprendizagem  4,12  4,14  4,11 4,17  4,13
Conjunto  4,26  4,21 4,18 4,23  4,19

Avaliação docente em disciplinas a distância

70% de participação
81 professores avaliados
Melhor média: “O professor colocou-se à disposição para plantões”, com 4,13 pontos.
Média geral: 4,09 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICS ICSA ICET ICHLATotal
Plantões pelo professor 4,13  4,09  4,22 4,09  4,13
Atendimento dado pelo professor  4,11   4,05 4,21 4,05 4,11
Retorno do professor nas avaliações 4,06  4,06 4,17 4,06 4,08
Conjunto 4,06  4,05 4,19 4,05 4,09

Avaliação docente de disciplinas presenciais

81,4% de participação
515 professores avaliados
Melhor média: “Relaciona teoria e prática”, com média de 4,40 pontos.
Média geral: 4,33 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICSA ICET ICS ICHLA Total
Relaciona teoria e prática  4,38  4,37  4,44  4,42  4,40
Desenvolve o plano de ensino  4,38  4,37  4,42  4,40  4,39
Contribui para um ambiente favorável à aprendizagem  4,33  4,32  4,39  4,38  4,35
Aplica instrumentos de avaliação diversificados  4,32  4,28  4,36  4,34  4,32
Discute sobre os resultados das atividades e avaliações  4,29  4,29  4,36  4,35  4,31
Planeja as situações de ensino/aprendizagem  4,30  4,27  4,35  4,29  4,30
Desenvolve o conteúdo de forma clara e dinâmica  4,24  4,20  4,31  4,27  4,25
Conjunto  4,32  4,30  4,37  4,35  4,33

Avaliação do trabalho de conclusão de curso - TCC

72,9% de participação
Atributo destaque: “Realização do TCC contribui para sua formação”, com média de 4,59 pontos. 
Média geral: 4,48 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICSA ICS ICET ICHLA Total
Contribuições do TCC na formação  4,51  4,67  4,59  4,78  4,59
Relações de respeito na banca  4,52  4,62  4,53  4,79  4,57
Contribuições da banca avaliadora  4,38  4,48  4,41  4,71  4,44
Referencial teórico sugerido  4,37  4,52 4,44  4,37  4,42
Sustentação metodológica dada pelo orientador  4,33  4,53  4,43  4,38  4,41
Conjunto  4,42  4,56  4,48  4,60  4,48

Avaliação do estágio curricular obrigatório 

 80,9% de participação
147 turmas.
Atributo destaque: “Contribuições do estágio”, com média de 4,36 pontos. 
Média geral: 4,32 (em uma escala de 1 a 5).
Veja abaixo a média por Instituto Acadêmico em cada um dos atributos avaliados:

ICS ICHLA ICSA ICET Total
Contribuições do estágio 4,37  4,59  4,28  4,01  4,36
Contribuição do local 4,29  4,59 4,33  4,25  4,34
Aproximação dos conhecimentos estudados  4,35  4,48  4,27  4,01  4,33
Supervisor acadêmico do estágio  4,35  4,54  4,09  4,05 4,32
Processo de sua avaliação  4,26  4,53 4,18  3,95 4,26
Conjunto  4,32  4,54 4,22  4,05  4,32

Avaliação de serviços e infraestrutura 

20,1% de participação dos alunos de graduação
  • Satisfação geral | 4,07 Pts.
  • Satisfação no Câmpus II | 4,07 Pts.
  • Satisfação no Câmpus I | 4,03 Pts.

Avaliação das instalações específicas dos cursos

Confira a média geral obtida em cada um dos itens avaliados:
  • Laboratórios específicos | 4,20
  • Secretaria dos Institutos Acadêmicos | 4,13
  • Salas de Aula | 4,21
  • Biblioteca | 4,09

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.