Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Bioanálises

Historicamente a saúde publica tem foco principal as doenças que apresentam alta prevalência, com índices elevados de mortalidade e morbidade. Algumas décadas atrás, as doenças infecciosas eram responsáveis pelo grande número de epidemias mundiais. Ainda que muitas delas tenham relevância no cenário atual, outro grupo de enfermidades crônicas tem chamado a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tamanha é a preocupação com número de pessoas afetadas que, em 2008, a esse grupo de doenças foi definido como: Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT). Entre elas destacam-se: o Diabetes Mellitus, Síndrome Metabólica, Obesidade, Cardiopatias, Doenças respiratórias e o Câncer. As DCNT, respondem pelos maiores gastos com atenção médica no mundo, representando cerca de 60% dos recursos empregados. Assim, a investigação e a caracterização de marcadores biológicos que possam auxiliar no diagnóstico, prognóstico e monitoramento dessas patologias tem grande impacto sobre a saúde humana. 

O Grupo de Pesquisas em Bioanálises iniciou suas atividades em agosto de 2004, com a proposta principal de buscar o aprimoramento de metodologias de investigação e de diagnóstico, buscando melhorias na qualidade de vida das pessoas. O grupo desenvolve ações que contribuem para a identificação de marcadores biológicos e para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico com maior sensibilidade e/ou especificidade, além de serem economicamente mais viáveis, através da investigação e avaliação de biomarcadores celulares, bioquímicos e genéticos, utilizando métodos de espectrofotometria, cromatografia, imunocitoquímica, imunoensaios e biologia molecular.

Nos últimos anos as publicações e os projetos de pesquisa produzidos pelo grupo refletem o envolvimento dos pesquisadores na busca de marcadores biológicos que possam futuramente ser empregados no diagnóstico, prognóstico e monitoramento dessas patologias
Linhas de Pesquisa

Conheça mais sobre as linhas de pesquisa deste grupo.

Projetos

Acesse aqui quais são os projetos do Grupo.

Pesquisadores e Colaboradores

Confira a equipe do Grupo de Pesquisa em Bioanálise.

Logo CNPq

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.