Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Metropolização e Desenvolvimento Regional

O Grupo de Pesquisa tem sua origem em 2002 quando era denominado apenas como Núcleo de Pesquisa. Nesta condição, organizou inicialmente o Banco de Dados Socioeconômico e Político-Institucional dos Municípios integrantes da AMVRS (Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos). Em 2003 organizado pelo professor Fabiano Engelmann, o grupo publicou pela editora da Feevale, assim como os demais, o livro: Estudos em Desenvolvimento Regional: O Vale do Sinos em Perspectiva. No mesmo ano, foi realizado em Campo Bom o primeiro diagnóstico do grupo, oportunizando a construção de livro no ano de 2004. Em 2004 concluiu o diagnóstico municipal de Estância Velha, destacando como resultado do trabalho a edição do livro: Estratégias para o Desenvolvimento Local: Diagnóstico Municipal de Estância Velha. Em 2005 é editado o livro Planejamento Estratégico Municipal. Comece pelo Diagnóstico. Neste mesmo ano, o grupo de Pesquisa, desenvolveu o primeiro Congresso de Desenvolvimento Regional, cujo resultado ficou cristalizado nos Anais do Congresso publicado em 2006. Neste mesmo ano, realizou-se o segundo Congresso de Desenvolvimento Regional, sendo o resultado divulgado através de meio digital.

Nos anos de 2006, sob a liderança do professor Everton Santos foram realizados dois Diagnósticos no município de Araricá e Ivoti. Em 2007, o grupo constituiu uma das bases para a criação do Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade, bem como, a partir de 2010, com a maturidade de pesquisa originou dois novos grupos de pesquisa, sendo eles o Grupo de Gestão e o Grupo Ambiente e Sociedade. Com a criação dos novos grupos de pesquisa, saíram pesquisadores. Em 2012, novos investigadores foram agregados ao grupo. A partir dessas mudanças, necessário se fez redimensionar as ênfases. As novas linhas de pesquisa dão destaque ao processo de metropolização que a região tem sofrido.
Linhas de Pesquisa

Conheça mais sobre as linhas de pesquisa deste grupo.

Projetos

Acesse aqui quais são os projetos do Grupo.

Pesquisadores e Colaboradores

Confira a equipe do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.

Logo CNPq

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.