Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Boletim de Editais

CAPES Últimos dias   CAPES Últimos dias

Edital 13/2015 – MEMÓRIAS BRASILEIRAS: BIOGRAFIAS

A chamada pública tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em biografias (individuais ou coletivas) e/ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos para a compreensão da história do Brasil republicano. Não serão aceitas propostas de biografias individuais de pessoas vivas. Serão contempladas todas as áreas do conhecimento.

Inscrições: Até 28/10/2015

 

Edital 12/2015 – MEMÓRIAS BRASILEIRAS: CONFLITOS SOCIAIS

Esta chamada tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em livros, que poderão vir a ser utilizados na educação básica, e que deverão enfocar processos e episódios (revoltas, insurreições, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares entre outros) que, ao longo da história brasileira do período republicano, tenham sido expressão da conflitividade social e significativos para o entendimento da construção do Estado e da sociedade brasileira, valorização de episódios pouco estudados da história brasileira.

Inscrições: Até 28/10/2015

     
CAPES Novo   CAPES Novo

PROGRAMA CAPES-COFECUB EDITAL Nº. 16/2015

O presente Edital tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. O Programa objetiva o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Inscrições: Até 30/10/2015

 

Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica Projeto Água EDITAL ANA-CAPES/DEB Nº 18/2015

A Capes em parceria com a Agência Nacional de Águas – ANA abre, nesta data, edital para selecionar projetos que tenham como objeto a produção de material didático sobre o tema Água, que contribuam para o processo de ensino/aprendizagem e para o desenvolvimento de conteúdos educacionais para uso nas escolas de educação básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Os projetos selecionados serão apoiados com recursos de custeio, destinados à produção e testagem do material didático.

Inscrições: Até 04/11/2015

     
CNPq Novo   CNPq Novo

Chamada MCTI-CNPq Nº 18/2015 - Programa de Cooperação com o Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia

Apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), no âmbito da Cooperação MCTI-CNPq/ICGEB, em um ou mais dos temas: Biotecnologia; Imunologia; Biomedicina; Doenças Infecciosas; Biologia Computacional; Biotecnologia Vegetal; e Biossegurança e Avaliação de Riscos de Organismos Geneticamente Modificados

Inscrições: Até 04/11/2015

 

Chamada MCTI/CNPq/DBT nº 17/2015 - Programa de Cooperação com o Departamento de Biotecnologia da Índia

Apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), no âmbito da Cooperação MCTI-CNPq/DBT, em um dos temas: Biotecnologia Agrícola, com foco em cana-de-açúcar, e biocombustíveis de segunda e terceira geração; Biotecnologia em Saúde, com foco em doenças infecciosas e negligenciadas; Biotecnologia Industrial, incluindo scaling up e processos downstream para biofármacos, vacinas e outros produtos para Saúde.

Inscrições: Até 04/11/2015

     
CNPq Novo   FINEP Novo

Chamada MCTI/CNPq/VALE-ITV N º 13/2015 – Formação de Recursos Humanos no Setor da Mineração

A presente Chamada tem por objetivo a seleção de bolsistas e a agregação de especialistas, que contribuam para a execução de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia para a indústria no setor da mineração.

Inscrições: Até 09/11/2015

 

Chamada Pública MCTI/SECIS/FINEP/FNDCT - Viver Sem Limite - 01/2015

Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para atendimento às diretrizes do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite (Decreto n° 7.612/2011) a fim de promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas e rurais para pessoas com deficiência, idosas e com mobilidade reduzida, bem como facilitar a atuação das pessoas envolvidas diretamente no seu cotidiano.

Inscrições: Até 09/11/2015

     
CNPq Novo   CNPq Novo

Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do País nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Inscrições: Até 11/11/2015

 

Chamada MCTI/CNPq/SECIS Nº 20/2015 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito municipal, estadual/distrital e nacional, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais.

Inscrições: Até 11/11/2015

     
CAPES Novo   CNPq Novo

Programa de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos

O programa tem como objetivo apoiar a pesquisa científica e tecnológica em mudanças climáticas e de usos da terra e seus impactos sobre os recursos hídricos por meio da seleção de projetos conjuntos de pesquisa que desenvolvam a modelagem global e regional do Sistema Terrestre e gerem cenários de mudanças climáticas e de usos da terra no horizonte de décadas a séculos e o desenvolvimento de modelagem numérica desse Sistema envolvendo pelo menos os componentes atmosfera, hidrologia, vegetação e mudança dos usos da terra, com tipos de resultados, resoluções espaciais e horizontes temporais adequados à gestão dos recursos hídricos.

Inscrições: Até 12/11/2015

 

CHAMADA MCTI/CNPq Nº 24/2015 - APOIO A EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente.

Inscrições: Até 16/11/2015

     
CNPq Novo   CNPq Novo

Chamada CNPq/INSTITUTO TIM N º 02/2015 - ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADAS AO ANO INTERNACIONAL DA LUZ

Apoiar a realização de projetos e eventos de difusão, popularização e educação científica sobre a temática da luz, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica, junto à sociedade brasileira, seja em universidades, instituições de pesquisa e ensino, museus, centros de ciência, planetários e outros espaços científico-culturais, fundações, entidades científicas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, atuantes em Ciência, Tecnologia e Inovação. Trata-se de incentivar atividades que propiciem a difusão e a popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, prioritariamente as atividades ligadas ao Ano Internacional da Luz ou a ela relacionadas, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade do ensino em ciências, voltadas ao público infantil de 4 a 10 anos em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015.

Inscrições: Até 19/11/2015

 

CHAMADA MCTI/CNPQ/SECIS N º 19/2015 – OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS

Apoiar a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas. Poderá ser apoiada também a realização de olimpíadas internacionais no Brasil.

Inscrições: Até 20/11/2015

     
CNPq Novo   CNPq Novo

CHAMADA MCTI/CNPQ/ANA Nº 23/2015 - PESQUISA EM MUDANÇA DO CLIMA

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, voltados para a geração de: modelos numéricos atmosféricos e hidrológicos em escala local e regional; conhecimentos sobre os impactos da mudança do clima sobre os sistemas naturais e humanos; conhecimentos sobre medidas de adaptação com ênfase em recursos hídricos e usos da água; conhecimentos sobre os estoques e fluxos de carbono no solo e na vegetação do Brasil.

Inscrições: Até 23/11/2015

 

CHAMADA MCTI/CNPq/MTE/SENAES Nº 21/2015 - INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão que objetivam a incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) com a finalidade precípua de desenvolvimento e entrega de produtos ou serviços tecnológicos voltados ao atendimento das necessidades organizacionais dos empreendimentos econômicos solidários.

Inscrições: Até 23/11/2015

     
CAPES Novo   CAPES Novo

Programa PROBRAL CAPES/DAAD Edital CAPES nº. 17/2015

O presente Edital tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e alemães. Os Programas PROBRAL I e II visam fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. No PROBRAL II, a formação de doutorandos deve ser conjunta, de maneira que, ao final do doutorado, o aluno seja titulado tanto pela instituição brasileira quanto pela alemã.

Inscrições: Até 07/12/2015

 

Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Inscrições: Até 31/12/2015

     
FINEP Novo   FINEP Novo

Chamada Pública Conjunta Finep - TEKES Projetos

Chamada conjunta para projetos cooperativos em P, D & I industrial. O principal objetivo é apoiar empresas brasileiras e finlandesas para desenvolver conjuntamente projetos que impulsionem o conteúdo inovador de seus produtos, visando o mercado mundial. Para apresentação dos projetos, é necessário o preenchimento e envio dos formulários anexados na página da chamada, em duas versões: uma preenchida em inglês e outra no idioma nativo da agência, com conteúdo idêntico.

Inscrições: Até 31/12/2015

 

Chamada Pública Bilateral Finep-CDTI para projetos de Inovação Tecnológica entre Empresas do Brasil e Espanha

A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e o CDTI – Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial convidam empresas inovadoras de ambos os países a apresentar propostas de projetos a serem executados em cooperação sob as condições da presente Chamada Pública. As propostas devem contemplar uma colaboração efetiva entre as empresas proponentes e devem ser inovadoras no âmbito dos respectivos países ou em todo o mundo. Esta Chamada abrange propostas de qualquer setor de atividades.

Inscrições: Até 30/06/2016

     
BRASIL-FRANÇA Novo   EMPOWERING Novo

PROGRAMA BRASIL-FRANÇA DE COOPERAÇÃO EM PD&I INDUSTRIAL

Essa iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento conjunto de projetos de PD&I industrial entre as empresas brasileiras e francesas por meio de um serviço de busca de parceiros e de financiamento. Tem como objetivo convidar as empresas brasileiras e francesas a elaborarem uma proposta de cooperação em PD&I nas áreas dos setores de informação e tecnologias da comunicação (TIC), desenvolvimento urbano integrado (i.e.cidades Inteligentes e redes elétricas inteligentes) biotecnologia, química verde, biocombustíveis, saúde, petróleo e gás (incluindo tecnologias “topside”, submarinas, “downhole’ e tecnologias de reservatórios), energia (incluindo energia solar fotovoltaica e energia eólica) e cosméticos que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial, levando a comercialização nos mercados internos e/ou globais.

Inscrições: Até 30/10/2016

 

Premiação Siemens Stiftung

Foi lançado o prêmio ‘Empowering People Award’. A premiação busca reconhecer tecnologias apropriadas para melhorar o suporte básico em áreas cruciais. O Prêmio está à procura de tecnologias apropriadas para melhorar o abastecimento de base em áreas cruciais. Inventores e empreendedores sociais são chamados a apresentar as suas inovações de tecnologia e estratégias de negócios relacionados em oito categorias. A Siemens Stiftung vai agraciar o primeiro premiado com uma soma de 50.000 euros. O segundo prémio está avaliado em 30.000 euros, o terceiro em 20.000 euros e mais de 5.000 euros será atribuído a 20 finalistas. Um Prêmio Comunidade também será premiado com um prêmio de hardware no valor de 5.000 euros.

Inscrições: Até 30/11/2016

     
CAPES Contínuo   CAPES Contínuo

PAEP

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.

 

Programa Geral de CooperaÇÃo Internacional

Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de países que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, mas a CAPES não possui acordo específico, e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

Cronograma atual aberto para inscrições até 31 de dezembro de 2015.

     
CAPES Contínuo   CAPES Contínuo

IntercÂmbio CientÍfico Brasil-Alemanha de Curta DuraÇÃo

O programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração é realizado pela Capes em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD, e visa ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. O programa prevê o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses. Fluxo contínuo, com, no mínimo, 03 meses de antecedência da viagem

 

Escola de Altos Estudos - EAE

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Cronograma atual aberto para inscrições até 30 de outubro de 2015.

     
CNPq Contínuo   SENAI/SESI Contínuo

Horizonte 2020 - Programa Europeu de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional

É o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Deverá conduzir a mais descobertas, avanços e lançamentos globais, transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado. O Programa promove a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre Academia e a Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento, estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020). Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizonte 2020, mesmo como coordenadores, porém, Instituições Brasileiras não recebem financiamento automático. Com exceção de alguns casos específicos (ex. Pesquisadores individuais, ou se for indicado no edital), onde o Brasil pode beneficiar de recursos, na maioria dos casos deverá participar com co-financiamento.

 

Edital SENAI/SESI de Inovação

Fomento a projetos elaborados em redes (multidisciplinares), com empresas industriais brasileiras, com startups e empresas de base tecnológica (EBT). Tais projetos receberão aporte de recurso não reembolsável do SENAI, SESI e INNOVATE UK para o desenvolvimento de propostas inovadoras utilizando-se das Unidades Operacionais (UO) do SENAI e do SESI.

     
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.