Infraestrutura | Universidade Feevale

Infraestrutura

Biotério

Biotério

O Biotério está vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), o qual é destinado ao desenvolvimento do ensino e pesquisa científica de graduação e pós-graduação. A infraestrutura compreende instalações convencionais, como sala de reprodução, manutenção, isolamento e salas para experimentações. O Biotério tem como finalidade a produção e manutenção de animais para atender ao ensino, pesquisa e inovação. O Biotério trabalha com camundongos isogênicos, linhagem Balb/c, controlados, com enriquecimento ambiental e certificado genético; e ratos heterogênicos da linhagem Wistar, lembrando que todo e qualquer procedimento realizado no Biotério, segue a legislação e a aprovação do CEUA.

Local: Câmpus II, prédio Branco, sala 003
Setor de Educação a Distância

Setor de Educação a Distância

O Setor de Educação a Distância conta com uma equipe que presta suporte pedagógico, tecnológico e de desenvolvimento de materiais, atendendo professores, tutores e estudantes, tanto virtual quanto presencialmente. A Universidade Feevale disponibiliza aos cursos de graduação e pós-graduação a Plataforma e-learning Blackboard Learn.

Local: Câmpus II, prédio Rosa, sala 215
Laboratório de Monitoramento Terapêutico de Fármacos

Laboratório de Monitoramento Terapêutico de Fármacos

Este laboratório está estruturado para realizar determinações de concentrações de fármacos e metabólitos em variadas matrizes biológicas, estando equipando com um sistema de cromatografia líquida de alta eficiência associado a detector seletivo de massas do tipo triplo quadrupolo, além de equipamentos de apoio tais como homogeneizadores, concentradores, centrífugas, entre outros.

Local: Feevale Techpark
Laboratório de Bioanálises

Laboratório de Bioanálises

O Laboratório de Bioanálises é amplo e conta com espaços diferentes para a realização de atividades de pesquisa e ensino. Estão disponíveis no laboratório balanças analíticas, incubadora para o cultivo de Caenorhabditis elegans (C. elegans), centrífugas, cromatógrafo líquido, equipamento de Karl-Fischer, sistema de osmose reversa, lupas, estufas, dentre outros. No laboratório são realizadas atividades de pesquisa para o desenvolvimento e caracterização de sistemas nanoestruturados (lipossomas, nanoemulsões, nanocápsulas), bem como avaliação de toxicidade utilizando modelo alternativo C. elegans, além de diferentes ensaios para quantificação e análise bem como controle de qualidade de medicamentos

Local: Câmpus II, 2º subsolo do prédio Vermelho, S200C
Laboratório de Microscopia e Análise de Imagens

Laboratório de Microscopia e Análise de Imagens

Equipado com um microscópio óptico invertido e um convencional, ambos de alta resolução e com sistema de fluorescência. Através da aquisição digital de imagens (fotos e vídeos) de células em cultura, microscrustáceos, nematódeos e larvas de peixes, e uso de ferramentas de análise dos softwares específicos, aliados ou não a fluorocromos, pode-se analisar resultados de ensaios de toxicidade aguda, toxicidade reprodutiva, neurotoxicidade, genotoxicidade e alterações morfológicas provocadas por diferentes toxicantes.

Local: Câmpus II, prédio Vermelho, sala 107
Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Microbiologia Molecular

O Laboratório de Microbiologia Molecular é dotado da infraestrutura necessária à detecção de agentes virais como marcadores da qualidade da água e demais atividades previstas. O laboratório conta com termociclador convencional com gradiente, 1 analisador de microarranjos GeneAtlas, 1 sequenciador de ácidos nucleicos de próxima geração Illumina Miseq, 4 termocicladores para PCR em tempo real, 2 fluxos laminares verticais, 3 capelas de extração e manipulação de ácidos nucleicos, 7 geladeiras duplex, 1 freezer -80°C, sistema digital de fotodocumentação, transiluminador, cubas horizontais e verticais de eletroforese, micropipetadores, fontes de energia, no-breaks, 7 computadores, 3 centrífugas convencionais, 2 estufas bacteriológicas, 1 estufa de CO2, entre outros equipamentos.

Local: Câmpus II, prédio Vermelho, sala 103
Laboratório de Análises Clínicas

Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório Escola de Análises Clínicas é um ambiente equipado para a realização de diferentes exames laboratoriais, abrangendo diferentes setores como bioquímica, hematologia, imunologia, entre outros. São desenvolvidos projetos no âmbito pesquisa, ensino e extensão. Possui equipamentos para análises automatizadas na área de bioquímica clínica, hematologia e imunologia, além de infraestrutura para realização de análises microbiológica e outras baseadas em microscopia. Atualmente atende à projetos na área de monitoramento terapêutico e avaliação de trabalhadores expostos a agentes químicos. Além disso, são desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, de aperfeiçoamento científico e de mestrado.

Local: Câmpus II, prédio CIES
Laboratório Citoxicidade

Laboratório de Citotoxicidade

Nesse laboratório são armazenadas e realizada a manutenção de linhagens celulares comerciais de mamíferos, além do preparo e esterilização de materiais para este fim. As células em cultura são utilizadas na avaliação in vitro da toxicidade de substâncias químicas isoladas, extratos vegetais, nanocompostos e biomateriais, através de diferentes métodos de detecção da viabilidade celular após exposição às amostras em estudo. O laboratório é equipado com toda a estrutura necessária para esterilização úmida e seca, para cultura de células (fluxos laminares verticais, microscópio óptico invertido, incubadoras com injeção de CO2, centrífuga) e para realização de ensaios de citotoxicidade baseados em microscopia e em colorimetria, fluorimetria ou luminescência.

Local: Câmpus II, prédio Vermelho, sala 104
Laboratório de Estudos Avançados em Materiais Atualizado

Laboratório de Estudos Avançados em Materiais

O Laboratório de Estudos Avançados em Materiais é um ambiente de desenvolvimento e caracterização de materiais que atua na pesquisa, no ensino e na extensão. Apresenta um excelente parque analítico, com em torno de 20 diferentes técnicas analíticas incluindo a microscopia eletrônica de varredura (MEV), análise de área superficial (BET), espalhamento de luz (DLS), colorimetria, espectroscopias no ultravioleta-visível e no infravermelho (UV-Vis e FT-IR UATR), calorimetria exploratória de varredura (DSC), termogravimetria (TGA) e análise dinâmico-mecânica (DMA), dentre outras. Atualmente o laboratório atende à projetos na área de polímeros, de nanopartículas, de materiais biocompatíveis, de revestimentos metálicos e de insumos para a construção civil, dentre outros.

Local: Câmpus II, prédio Azul, subsolo 001
Laboratório de Bioquímica e Farmacologia

Laboratório de Bioquímica e Farmacologia

Dispõe de material de vidraria, reagentes e equipamentos básicos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa: 6 agitadores magnéticos, 1 aparelho de ponto de fusão, 3 agitadores tipo vortex, 2 balanças analíticas, 1 banho-maria, 1 bomba de vácuo, 3 dessecadores, 1 espectrofotômetro digital, 1 estufa de esterilização e secagem, 1 manta elétrica de 1000 ml, 1 manta elétrica de 500 ml, 2 mantas elétricas de 250 ml, 5 medidores pH, 1 balança semianalítica, 1 geladeira com freezer -20 °C (normal), 1 bomba de vácuo e pressão, 1 banho-maria digital 9 litros, 7 pontenciômetros de bancada, 12 micropipetas (10 - 100uL; 100 – 1000uL), vidraria de laboratório (béquer, pipetas graduadas, provetas, tubos de ensaio, etc.), 2 agitadores de mesa tipo vortex, entre outros equipamentos.

Local: Câmpus II, prédio Vermelho, sala S105
Banner Central - Laboratório de Projetos de TI

Laboratório de Informática

Imagem ilustrativa.

Laboratório de Análises Toxicológicas

Laboratório de Análises Toxicológicas

O Laboratório de Análises Toxicológicas possui estrutura que permite a detecção e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos em matrizes biológicas. A estrutura analítica inclui 5 sistemas de cromatografia líquida de alta eficiência, com detectores de arranjo de diodos, fluorescência e seletivo de massas, e dois sistemas de cromatografia a gás, com detectores de ionização em chama, de nitrogênio e fósforo e de massas. O laboratório também possui um sistema de espectrofotometria de absorção atômica para análises inorgânicas. Neste ambiente são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e de prestação de serviços.

Local: Câmpus II, prédio CIES, S100
Laboratório de Metodologias Avançadas em Biotecnologia

Laboratório de Metodologias Avançadas em Biotecnologia

Nesse local são realizadas a avaliação de viabilidade/morte celular, caracterização fenotípica de células e quantificação de citocinas (pela técnica de CBA), entre outras metodologias que utilizam a marcação dos alvos moleculares com fluorocromos e análise por citometria de fluxo. Além disso, é possível realizar sorting celular a partir de características fenotípicas celulares pré-definidas. Equipado também com ultrafrezzer e equipamentos para análise molecular por RT-PCR e qPCR.

Local: Feevale Techpark
Farmácia Universitária

Farmácia Universitária

Os laboratórios da Farmácia Universitária são utilizados para realização dos ensaios de estresse oxidativo (catalase, SOD, glutationa peroxidase e FRAP), preparo de extratos de plantas e análises fitoquímicas das mesmas. São utilizados centrífuga, balança analítica, espectrofotômetro e centrífuga.

Local: Câmpus II, prédio Branco, 5º andar
Laboratório de Histologia Comparada

Laboratório de Histologia Comparada

O Laboratório de Histologia Comparada é um espaço de coleta e preparação de amostras biológicas para análise histológica. Serve de apoio aos Laboratórios de Microscopia, através da preparação de lâminas permanentes de diferentes tecidos e com distintas técnicas de coloração. Nele são desenvolvidos projetos de pesquisa vinculados ao programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, além da realização de testes biomecânicos em roedores.

Local: Câmpus II, prédio Vermelho, sala 108
LABORATÓRIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Laboratório de Genética e Biologia Molecular

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular possui infraestrutura para a realização de aulas práticas para os cursos de graduação e pós-graduação, bem como para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de Genética e Biologia Molecular, tendo a técnica de PCR como referência. Atualmente são realizados projetos de genética humana, envolvendo estudos com o foco em pacientes HIV positivos nas áreas de Imunogenética e Farmacogenética. Na área ambiental também estão sendo conduzidos estudos sobre diversidade microbiana do Solo.

Local: Câmpus II, 2º Subsolo do prédio Branco
Laboratório de Citogenética Animal

Laboratório de Citogenética Animal

O Laboratório de Citogenética Animal utiliza técnicas citogenéticas como ferramentas para a avaliação da qualidade ambiental. Neste espaço ocorrem atividades vinculadas às disciplinas do curso, bem como, execução de projetos de pesquisa vinculados ao programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental.

Local: Câmpus II, prédio Branco, Subsolo 2, 004C
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais