Infraestrutura | Universidade Feevale

Infraestrutura

Laboratórios para pesquisa

A Feevale possui 129 laboratórios que dão suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão, onde os docentes realizam parte de suas atividades de pesquisa e os discentes têm a possibilidade de realizar os experimentos necessários ao desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Entre os laboratórios disponíveis, citam-se os que mantêm os equipamentos específicos para o desenvolvimento do curso.

Laboratório de Microbiologia Molecular

Conta com 4 termocicladores para PCR em tempo real, 3 termocicladores convencionais com gradiente, 3 cabines de extração e manipulação de ácidos nucleicos (com fluxo laminar), sequenciador de ácidos nucleicos de próxima geração (MiSeq), 1 aparelho analisador de microarranjos de RNA (GeneAtlas), cubas horizontais e verticais de eletroforese, microscópio invertido óptico com sistema digital de fotodocumentação, 5 geladeiras duplex, 3 fluxos laminares verticais, 1 freezer -80°C, incubadora de células com sistema de injeção de CO2, ultracentrífuga, espectrofotômetro de placas com filtros variáveis, espectrofotômetro para leitura única, autoclave, 2 sistemas de ultrapurificação de água, 2 botijões de nitrogênio, 2 estufas de secagem e 1 bacteriológica, seladora para placa bacteriológica QuantiQ, JarTest para fluidos, 4 centrífugas, medidor digital de pH, forno de micro-ondas, micropipetadores convencionais e multicanal, computadores, além de outros equipamentos.

Laboratório de Citotoxicidade

Dispõem de 3 fluxos laminares verticais, 2 incubadoras de células com sistema de injeção de CO2, microscópio invertido com sistema de fluorescência e captura digital de imagem (Olympus IX73), 2 leitoras UV/ visível/ fluorescência/ luminescência para cubetas e microplacas (Molecular Devices M3), centrífugas convencional e refrigerada, 2 autoclaves, 1 sistemas de purificação de água por osmose reversa, destilador, botijão de nitrogênio, 2 estufas de secagem e estufa de esterilização, 2 bombas de vácuo, agitadores, 2 banhos-maria, medidor digital de pH, forno de micro-ondas, micropipetadores convencionais (8) e multicanal (5).

Laboratório de Genética e Biologia Molecular

Conta com cinco cubas de eletroforese horizontal (variando de tamanho entre 20x25cm e 8x10cm), uma cuba de eletroforese vertical grande (20x25cm); uma cuba de eletroforese vertical pequena (8x10cm), duas fontes p/eletroforese, dois agitadores de tubos vortex, um agitador magnético com aquecimento, uma câmara de fluxo laminar com rodas, uma centrífuga digital programável para 18 microtubos, uma centrífuga marca FANEM Excelsa para 16 tubos, um medidor pH digital de bancada, um microcomputador, 15 micropipetas de volume variável, um termociclador automático para 96 tubos, dois termocicladores automáticos para 25 tubos, um transiluminador 302 nm UV, um refrigerador, um forno micro-ondas, dois freezer verticais, uma máquina de fabricar gelo em escama.

Laboratório de Tecnologias Avançadas em Biotecnologia

Laboratório novo, estruturado no início de 2016, dispõe de um Citômetro de Fluxo com capacidade de sorting, Termociclador para PCR Digital (QuantStudio 3D), Ultrafreezer - 80o.C de 721 L e Cabine de segurança Biológica A2+.

Biotério

Conta com salas de manipulação, para colônias, de higienização e esterilização, recepção e sala auxiliar, todas climatizadas e com controle de iluminação para ciclo claro/escuro. Possui exaustores, gaiolas metálicas, gaiolas metabólicas, aquecedores, estufas para esterilização e secagem, freezer, refrigerador, suporte para lavagem de gaiolas, termostato e timer para controle de luz e temperatura, autoclave horizontal e vertical, balanças e banho-maria.

Laboratório Escola de Biomedicina

Dispõe de quatro espectrofotômetros, dois refratômetros manuais Biosystems®, dois analisadores hematológicos, um fotômetro de chama, dois analisadores bioquímicos, um homogeneizador tipo Stomacher, um aparelho Acces System® para dosagens hormonais, um purificador de água ALB 100 OR AB 30/35, um equipamento Cobas Mira Plus Roche®, três balanças, microscópios, cubas de eletroforese, pHmetros, contadores manuais de colônias, contadores manuais e digitais hematológicos, banhos-maria para tubos, agitadores de Kline, duas centrífugas de bancada, agitadores magnéticos com aquecimento, micropipetadores convencionais e multicanal, cabines de fluxo laminar vertical, estufas bacteriológicas e para esterilização,  autoclaves, dois fornos micro-ondas, 14 refrigeradores, 1 freezer vertical, computadores, além de outros equipamentos.

Além dos citados, o curso também utilizará outros laboratórios da Universidade, entre os quais: Laboratório de Química e Bioquímica, Laboratório de Citogenética Animal, Laboratório de Toxicologia, Laboratório de Histologia Comparada e Laboratório de Microscopia e Análise de Imagem. 
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais