MENSAGEM DO PRESIDENTE

Em 2024, vivemos um período de grandes transformações em nossa sociedade. A enchente histórica provocou danos em quase todos os municípios, resultando em significativas perdas humanas e materiais. Nesse cenário desafiador, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e a Universidade Feevale buscaram auxiliar as pessoas por meio de diversas atividades. Parte desse trabalho é mostrado no Relatório de Responsabilidade Social 2024, documento que reflete o compromisso contínuo da nossa instituição em construir uma comunidade melhor.
Compartilhamos, nesta edição, as ações desenvolvidas pela Feevale a partir de sua Política de Responsabilidade Social, com informações sobre o seu desempenho econômico, ambiental e social. A consolidação dessa política revela o esforço da Universidade na perspectiva de responder, com criatividade e inovação, aos desafios apresentados pela sociedade.
Como integrante da United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), a nossa Instituição está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial nas metas relacionadas à educação de qualidade. Em 2024, apesar do período de paralisação de alguns serviços em função da tragédia climática, fortalecemos as ações voltadas para a comunidade, desenvolvendo programas que impactaram diretamente as pessoas. Realizamos cerca de 43 mil atendimentos em projetos e ações para a comunidade. Somente nas áreas de Direitos Humanos, Educação, Saúde e Trabalho, foram quase seis mil atendimentos individuais e mais de três mil atendimentos coletivos.
Sabemos que o caminho para um futuro melhor é coletivo e que ainda há muito a fazer. Temos confiança, no entanto, de que estamos na direção certa, guiados por valores sólidos e um forte compromisso com a ética, a transparência e a valorização das pessoas. Reforço aqui meu agradecimento a todos os colaboradores e parceiros que caminham conosco nessa jornada. Seguiremos firmes com a nossa missão de promover o desenvolvimento e a transformação da comunidade por meio da formação integral e da conexão entre as pessoas, da produção do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo.
MARCELO CLARK ALVES
Presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur)
MENSAGEM DO REITOR
A responsabilidade social no contexto universitário transcende o compromisso com a excelência acadêmica. Ela se concretiza na promoção de uma educação transformadora, que valoriza a diversidade e contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva. Em 2024, a Universidade reafirmou seu papel social, ambiental e econômico, por meio de ações que reforçam seu compromisso com a formação integral dos estudantes, a sustentabilidade e fortalecimento dos vínculos com a comunidade.
Neste relatório, apresentamos as principais iniciativas e resultados decorrentes de uma atuação responsável, ética e voltada à coletividade. Um dos pilares dessa atuação é a promoção da educação inclusiva, garantindo suporte pedagógico e psicológico aos estudantes. No último ano, por exemplo, a Instituição tinha cerca de 200 alunos com necessidades específicas e o Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade prestou 548 atendimentos a esse público.
Outro destaque é a valorização do diálogo com os estudantes. Por meio de diferentes espaços, buscamos construir um ambiente acadêmico acolhedor e colaborativo, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem seja enriquecido pela escuta ativa. A participação dos alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão, seja como bolsistas, estagiários ou voluntários, também é fundamental. Em 2024, quase cinco mil alunos se envolveram nessas atividades, o que contribuiu para a sua formação técnica e científica, além de ter possibilitado seu engajamento social e senso crítico.
A Feevale ainda busca garantir o acesso e a permanência no ensino superior. Para isso, foram mantidas, no ano que passou, políticas de apoio estudantil, como bolsas, e auxílios, que visam assegurar que fatores econômicos e sociais não se tornem barreiras ao aprendizado. A inserção no mercado de trabalho também se fortaleceu com ações como o programa Jovem Aprendiz, oficinas e feiras de empregabilidade, além de parcerias com empresas.
Este relatório reflete, enfim, uma universidade que compreende a responsabilidade social como uma prática cotidiana, integrada à sua missão institucional. Uma universidade que acolhe, escuta, promove, forma e transforma. Seguiremos firmes nesse propósito.
JOSÉ PAULO DA ROSA
Reitor da Universidade Feevale

Desempenho Econômico
Os resultados econômicos demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros.
Desempenho Ambiental
O desempenho ambiental é evidenciado por ações que reduzem o impacto sobre o ambiente, observando os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.
Desempenho Social
O desempenho social evidencia a inserção social da Instituição, através de suas práticas trabalhistas, relação com fornecedores e ações de ensino, pesquisa e extensão.
PERFIL DA INSTITUIÇÃO
Com 56 anos, a Universidade Feevale se propõe a ser um agente fundamental de transformação para a sociedade, promovendo o empreendedorismo nas diferentes áreas do conhecimento, sempre na perspectiva da promoção de uma cultura inovadora. A história da Instituição é marcada pelo envolvimento com a comunidade, preocupação com o desenvolvimento regional e inserção internacional. O estudante que ingressa na Feevale tem uma experiência transformadora. Ele encontra, na Universidade, muitas possibilidades para construir uma trajetória de sucesso.
A INSTITUIÇÃO
- 10 mil alunos em todos os níveis de ensino
- 1.300 funcionários, professores e estagiários
- 68 cursos de graduação
- 17 cursos de MBA e especialização
- 9 cursos de mestrado
- 5 cursos de doutorado
- 149 projetos em 37 grupos de pesquisa
- 30 projetos, 4 programas de extensão, 6 projetos culturais e 2 projetos esportivos
- 171 instituições parceiras, em 32 países
- 122 empresas instaladas no Feevale Techpark
- 1 Escola de Aplicação
- 1 Teatro com capacidade para 1.842 pessoas
- 9 polos, em diferentes cidades gaúchas
* Dados de 2025.
HISTÓRICO
A Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemoram seus 56 anos em 28 de junho de 2025. A história da Instituição é marcada pelo envolvimento com a comunidade e ações voltadas ao desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. É uma entidade comunitária, sem fins lucrativos, que oferece ensino superior, educação básica e profissionalizante.
GOVERNANÇA, COMPROMISSO E ENGAJAMENTO
A Universidade Feevale tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), cuja gestão é composta pelos conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal. A entidade fiscaliza as ações da gestão financeira e patrimonial da Universidade, que possui autonomia na gestão didático-pedagógica.
A alta gestão é orientada pelos documentos estatutários da mantenedora, pelo Estatuto e Regimento da Universidade Feevale, pelo Planejamento Estratégico da Instituição, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelos planos de ação de cada área da Universidade.
Os cidadãos que compõem a Aspeur representam a sociedade nas decisões institucionais. Por questões legais e estatutárias, os conselheiros não podem exercer cargos e funções, nem receber benefícios e remunerações da entidade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento norteador das ações da Universidade Feevale, resultado de um processo de criação coletiva, participativa e sistemática de Planejamento Estratégico, visando à construção do futuro da Instituição. Nele constam a estrutura organizacional da Feevale, a sua missão, os seus princípios orientadores e a visão almejada, bem como os seus objetivos e metas institucionais. O documento traz, ainda, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que apresenta os princípios filosóficos e técnico-metodológicos das práticas acadêmicas e a organização didático-pedagógica da Instituição. O PDI expressa, assim, o pensar estratégico da Universidade Feevale.
INTERNACIONALIZAÇÃO
A Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) tem como objetivo tornar o relacionamento um diferencial na reputação e sustentabilidade da Feevale, envolvendo a comunidade interna, externa e redes colaborativas nacionais e internacionais. Visa promover a transformação da sociedade pelo conhecimento, articulando relações interinstitucionais e a internacionalização no ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A Instituição busca potencializar ambientes multiculturais, integrar o corpo acadêmico à comunidade científica global, com o propósito de aprimorar, inovar e contribuir para a solução de problemas locais e globais, conectando ambientes de aprendizagem, pesquisa e ecossistemas de inovação.