Pesquisas Mercadológicas

O Núcleo de Pesquisa e Estatística (NUPE)  planeja e executa pesquisas para avaliação de mercado, de produto, de cliente e institucional. O NUPE é responsável pela elaboração de estudos para a própria Universidade Feevale e, além disso, atende às demandas de empresas públicas ou privadas, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias atualizadas, para buscar informações qualificadas e estratégicas para seus clientes.

Para reduzir os riscos de um mercado competitivo e direcionar ações estratégicas de forma precisa é crucial a posse de informações confiáveis sobre os fatores que influenciam a área de atuação de uma organização.

A Pesquisa de Marketing é uma das ferramentas mais eficazes na busca de informações no que tange os mais variados aspectos do mercado. Através da pesquisa mercadológica é possível obter dados norteadores no processo de tomada de decisão, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa.

Pesquisa do mercado

As pesquisas de mercado tem o objetivo de, levantar levantando informações sobre os hábitos de consumo, potencial de mercado de uma empresa, perfil do consumidor e a opinião de um público em relação a determinados assuntos.

  • Pesquisa de Hábitos de Consumo - Identificar os hábitos de consumo dos entrevistados com o objetivo de lançar um novo produto/serviço ou aprimorá-lo.
  • Pesquisa de Potencial de Mercado - Medir qual o potencial de mercado de uma empresa (Market Share).
  • Pesquisa de Perfil do Consumidor - Traçar o perfil dos consumidores de um determinado produto ou serviço.
  • Pesquisa de Opinião - Visa identificar a opinião de um público-alvo em relação a determinado assunto e/ou modelo de negócio.

Pesquisa de produto

Nessa área, o foco maior é o produto, onde busca-se levantar informações como a aceitação de produtos e serviços, o seu posicionamento no mercado de atuação, e sua viabilidade econômica.

  • Pesquisa de Aceitação de Produtos e Serviços - Verificar a aceitação de um novo produto no mercado, analisando suas características, funcionalidades, limitações, potencialidades e etc.
  • Pesquisa de Posicionamento - Identificar o posicionamento de um produto ou serviço no mercado.
  • Pesquisa de Viabilidade Econômica - Analisar o potencial de mercado de produtos e serviços, a partir da avaliação de cenários nacionais, regionais e setoriais.

Pesquisa de Cliente

Na área de atuação voltada aos clientes, as pesquisas se propõem a avaliar a satisfação dos clientes de uma empresa em relação a seus produtos ou serviços prestados, satisfação quanto a eventos e cliente oculto. 

  • Pesquisa de Satisfação dos Clientes - Avaliar a satisfação dos clientes de uma empresa em relação a seus produtos ou serviços prestados.
  • Pesquisa de Satisfação quanto a eventos - Avaliar a satisfação dos visitantes e expositores em relação a eventos e cursos.
  • Pesquisa de Observação (Cliente Oculto) - Avaliar o ambiente, o atendimento e as necessidades de treinamentos da equipe da equipe do contratante de atendimento e vendas, além de monitorar a concorrência no que se refere a esses aspectos. Esta técnica permite ainda provocar o efeito sentinela, a partir do momento em que os colaboradores estão cientes do monitoramento, mas não detêm a informação de quando e como ele acontece. A partir desse estudo, também é possível premiar colaboradores, aplicar melhorias e traçar novas estratégias na prestação de serviços.

Pesquisa Institucional

Na área institucional, o objetivo das pesquisas é avaliar o clima organizacional, a imagem e reputação de marca da organização e identificar a marca mais lembrada por meio da técnica Top of mind.

  • Pesquisa de Clima Organizacional - Avaliar a opinião dos colaboradores de uma empresa e as percepções destes quanto ao ambiente de trabalho, no que diz respeito aos mais variados aspectos da organização.
  • Pesquisa de Imagem - Avaliar a imagem e reputação de marca da empresa perante aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Pesquisa de Top of Mind - Verificar a primeira marca que vem à mente dos consumidores quanto aos produtos e/ou serviços disponíveis no mercado.

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