Estudantes de Produção Audiovisual inovam durante o distanciamento social | Universidade Feevale

Estudantes de Produção Audiovisual inovam durante o distanciamento social

10/07/2020 - Atualizado 18h54min

Experiência inédita de alunos da Universidade Feevale resulta em documentários, curtas e videoclipes

Curta

O distanciamento social trouxe diversos desafios para os estudantes. Numa experiência inédita, acadêmicos do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale produziram, neste período, três documentários, dois curtas e dois videoclipes. Com a impossibilidade de utilização dos equipamentos e dos espaços da Instituição, 32 graduandos foram estimulados, pelos professores André Conti Silva, Francisco Machado Pereira, Roberto Bedin Coutinho e Vanessa Valiati, a usarem a criatividade e, a partir de equipamentos disponíveis, fazerem gravações a distância.

Os trabalhos foram elaborados nas disciplinas de Projeto 2, 3 e 4, em que normalmente se projeta uma temática fixa a cada semestre. Com a pandemia, a estratégia foi ajustada para desafiar os estudantes a uma produção totalmente on-line.

Os grupos toparam o desafio de orientar atores e entrevistados a distância, com todas as imagens captadas com os celulares e computadores dos elencos. Não houve set de gravação presencial, foi tudo virtual”, explica Conti. “Temos boas histórias sendo contadas, todas tecnicamente bem realizadas, mesmo com equipamentos e processos que, normalmente, não pensaríamos para trabalhos como esses. É uma feliz surpresa chegar ao final deste semestre com tantos trabalhos bem realizados”, comemora.

Amago

Entre os vídeos, destaca-se Âmago, desenvolvido pelos estudantes Gabrielly Pires de Aguiar, Lucka Rafael Saballa, Mateus Görski Brasil e Tayline Weber dos Santos, que contaram com o apoio criativo de Joana Martins Kuhn durante a pré-produção. O documentário traz à tona histórias de diferentes artistas da Região Metropolitana de Porto Alegre, em que os próprios atores contam suas experiências, suas áreas de atuação e os efeitos causados pela pandemia à sua realidade.

É um registro íntimo que busca perspectivas e reflexões a respeito do papel da arte em um período tão delicado. Também explora, através de depoimentos pessoais, o que essa ligação com a arte pode revelar sobre aspectos sociais, econômicos e antropológicos”, pontua Gabrielly.

Para evitar aglomerações e seguir as restrições de isolamento social, o grupo instruiu os participantes a realizarem suas próprias gravações, com base nas questões técnicas e estéticas definidas para a produção. Todos utilizaram equipamentos pessoais para a captação de imagens e áudio, como smartphones, câmeras fotográficas e fones de ouvido, improvisando também elementos de apoio, como tripés e componentes para o cenário, como livros, lâmpadas led e decorações, entre outros.

Gabrielly diz que produzir e gravar um documentário é arquivar um momento histórico, que está afetando todos e que trouxe importantes aprendizados a ela e a seus colegas.

Por mais doloroso que seja, poder registrar as diferentes perspectivas desse período é importante para que as pessoas envolvidas sejam honradas, as futuras gerações tenham acesso a esses registros e possam reformular sua visão no que diz respeito à valorização artística”, reflete. “Para a produção, foi necessário que a comunicação entre a equipe e os participantes fluísse muito bem. Poder utilizar câmeras e construir um set teria sido interessante, mas neste momento notamos como a arte é adaptável e vem primeiramente de dentro de nós”, complementa.

Para André Conti, o semestre também trouxe ensinamentos aos professores, já que o audiovisual, como área que transita entre a arte e o entretenimento, precisa experimentar e extrapolar a razão de ser de um equipamento.

A crise do coronavírus nos ensinou que videoconferência também pode ser fonte de material rico para produção e que orientar alguém a fazer imagens a distância também pode ser parte do nosso trabalho”, analissa. “O aprendizado é o da flexibilidade e da inovação. Os alunos tiveram uma amostra de que temos que ter jogo de cintura e, ainda assim, apresentar um trabalho com qualidade, diferente do que estamos acostumados a ver”, finaliza.

Saiba mais

A produção Âmago e os demais trabalhos do semestre podem ser conferidos no Instagram - @audiovisualfeevale - e no canal do curso no Youtube, sendo necessário buscar por Produção Audiovisual Feevale.

 

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