Estudantes

Estudantes

Estudantes por Nível de Ensino 2018 2019 2020
Graduação 11.656 10.323 9.523
Especialização 689 753 559
Mestrado/Doutorado 339 328 383
Educação Básica 763 749 638
Ensino Técnico 32 39 36
Centro de Idiomas 215 367 167
Cursos por Nível de Ensino 2018 2019 2020
Graduação* 56 75 78
Pós-graduação lato sensu** Novos: 23
Reedições: 24
Novos: 39
Reedições: 34
Novos: 13
Reedições: 34
Doutorado 3 4 4
Mestrado 8 9 10
Concluintes em cursos de graduação 1.923 1.808 1.565

Novos cursos de mestrado oferecidos pela Instituição

O Mestrado Acadêmico em Administração foi aprovado em 2018, possibilitando mais uma oportunidade de formação acadêmica para os profissionais. A área de concentração do curso, Estratégia em Organizações, aborda os recursos e as capacidades internas, bem como as relações interorganizacionais e os fatores externos que potencialmente influenciam o desenvolvimento organizacional em longo prazo. Entre os objetivos do Mestrado, está a possibilidade de gerar e compartilhar com as organizações conhecimentos que priorizem a concepção de estratégias sustentáveis para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.  

Já em 2019 foi aprovado o Mestrado Acadêmico em Psicologia, que tem a área de concentração em Psicologia, Saúde e Sociedade. O Mestrado integra estudos em psicologia social e da saúde, com foco na articulação da saúde mental com os processos psicossociais ao longo do ciclo de vida, considerando que os sujeitos se desenvolvem continuamente e em ampla diversidade contextual. Nesse sentido, o curso atua na formação de profissionais para trabalharem na prevenção e na promoção da saúde em diferentes contextos sociais. 


Objetivo

Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.


Nº de estudantes com necessidade específicas por nível de ensino 2018 2019 2020
Educação Básica 26 30 33
Graduação 183 200 173
Especialização 0 2 6
Mestrado e Doutorado 0 1 2
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas 364 356 321

Inclusão e acessibilidade

Os estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem ou sofrimento psíquico são atendidos por uma equipe multidisciplinar. Em virtude da pandemia de Covid-19, em 2020 os atendimentos do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) migraram para o formato remoto.

Os atendimentos psicopedagógicos e os grupos TCC sem Crise e Estratégias de Estudo passaram, assim, a ser ofertados virtualmente, pois o acadêmico segue necessitando desse apoio do Naia, que também vem adaptando, com o auxílio de docentes, materiais para os estudantes com deficiência.

O Núcleo segue, enfim, acolhendo e auxiliando os estudantes com questões diferenciadas de aprendizagem, sempre primando pela inclusão, acesso, permanência e sucesso de todos os acadêmicos.


Objetivo

Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.


Indicador 2018 2019 2020
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes 20 20 16
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas 61,0% 67,0% 27,76%
Indicador 2018 2019 2020
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,24 4,18 4,19
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,37 4,21 4,28
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,32* 4,18 4,31
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,08 4,03 4,25
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 3,96 4,02 4,18
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,17* 3,98 4,27
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital - 20194 20201 20204
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT - 4,06 4,21 4,28
Instituto de Ciências da Saúde - ICS - 4,09 4,05 4,23
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - 4,08 4,10 4,24

Biblioteca realiza ações para apoiar os estudantes

Em 2020, diversas ações foram realizadas pela Biblioteca para apoiar os estudantes. Algumas foram adaptadas ao contexto da pandemia, mas têm um planejamento continuado. Entre as ações, destacam-se:

Capacitações on-line

Por meio do Serviço de Referência, as bibliotecárias capacitam alunos e professores sobre diversos serviços e conteúdos digitais para pesquisa. Em 2020, migraram das capacitações presenciais para o formato online para atender à demanda do ensino remoto emergencial, em função da pandemia de Covid-19. As capacitações focam em apresentar os serviços que a Biblioteca disponibiliza e os conteúdos digitais informacionais aos públicos, de forma individualizada ou em grupo. As principais capacitações são:

Serviços

  • Para que serve o Serviço de Referência?
  • Como localizar obras no Catálogo Online (Pergamum)?
  • Como fazer a gestão dos empréstimos no Meu Pergamum?
  • Serviços disponíveis durante a pandemia: empréstimo agendado, digitalizações etc.
  • A biblioteca no APP Aluno Feevale
  • O que é a Biblioteca das Coisas?
  • Como solicitar livros de outras bibliotecas?

Conteúdos digitais

  • Bases de dados assinadas e Portal Capes
  • Como acessar artigos e periódicos científicos?
  • Como acessar e-books?
  • Como acessar as normas da ABNT?
  • Como acessar os TCCs, dissertações e teses da Feevale?
  • Como acessar os conteúdos fora da Universidade?
  • Ferramenta de pesquisa integrada Unique
  • Repositório institucional

Placa educação entre livros.


Participação na Semana Acadêmica

Em 2020, a Biblioteca Feevale integrou as atividades da Semana Acadêmica, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A participação foi realizada por meio do Blackboard, com inserção das bibliotecárias nas salas virtuais. As capacitações foram sobre serviços, conteúdos digitais, normalização de trabalhos acadêmicos e pesquisa científica no Unique.


Pergunte à Bibliotecária

Trata-se de um canal de comunicação síncrono que possibilita à comunidade acadêmica receber orientações de uma das bibliotecárias em tempo real e de forma online, via Teams. Por meio dele, é possível sanar quaisquer dúvidas sobre acessos e buscas referentes a alguma necessidade informacional, bem como capacitação dos conteúdos digitais, orientações sobre normalização de trabalhos e auxílio na realização de pesquisas científicas. Os agendamentos são realizados pelo e-mail biblio@feevale.br


Lançamento de conta no Instagram

Em 2020 foi lançada a conta da Biblioteca Feevale no Instagram. As divulgações possibilitaram uma comunicação simultânea com o público, seja pela participação em enquetes, indicações de leituras, divulgações de serviços ou conteúdos digitais. Desde a sua abertura, em outubro, até dezembro, obteve-se mais de mil seguidores.


Objetivo

Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.


Indicador 2018 2019 2020
Estudantes em atividades de ensino 3.229 3.187 3.175
Estudantes em atividade de iniciação científica* 533 566 444
Estudantes em atividade não remunerada de extensão** 612 587 326


Estudantes em atividades de ensino

Indicador* 2018 2019 2020
Estudantes em monitoria remunerada 406 371 125
Estudantes em monitoria não remunerada 79 67 43
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid 73 74 51
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET 12 19 18
Estudantes em estágio curricular não obrigatório 2.444 2.330 1.824
Estudantes em intercâmbio (receptivo) 205 203 33
Estudantes em intercâmbio (emissivo) 48 44 27
Estudantes em intercâmbio de extensão 77 61 1.034
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde 8 18 20

Curso internacional

A partir da parceria entre a Universidade Feevale e a Universidad Santo Tomás, do Chile, surgiu a proposta de realizar uma atividade de cooperação, que possibilitou vivências internacionais aos acadêmicos e professores, gerando aprendizados e múltiplas experiências. O curso internacional de Preparação Física e Esportes teve como objetivo principal capacitar acadêmicos e egressos do curso de Educação Física para atuarem como preparadores físicos e técnicos esportivos, considerando a inserção em diferentes esportes. A atividade, que contou com a participação de 421 alunos, sendo 349 chilenos e 72 brasileiros, contemplou carga horária teórica e prática, além de visitas virtuais e oficinas com treinadores, preparadores físicos e integrantes de clubes de diferentes modalidades, possibilitando uma vivência sistêmica no esporte.


Depoimento

A possibilidade de trabalho com os colegas da Universidade de Santo Tomás nos deixou muito felizes. Além de possibilitar novas experiências internacionais para os acadêmicos do curso de Educação Física, foram propostas novas oportunidades de trabalhos de maneira conjunta em pesquisa e extensão.

Marcelo Curth De Oliveira, professor do curso de Educação Física. Coordenou o 1° Curso Internacional Actividad Física y Deportes, realizado de outubro a dezembro pela Universidade Feevale e pelo IP – CFT Santo Tomás, do Chile.


Estudantes em atividades de pesquisa

Indicador 2018 2019 2020
Bolsistas de iniciação científica (BIC) 257 172 147
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) 309 261 148
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR)* 1 0 1
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq)** 35 30 27
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) 33 29 34
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) 33 35 33
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) 32 26 41
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) 18 13 13
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) 136 128 114
Indicador 2018 2019 2020
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc)* 101 102 111
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs/Capes 6 6 1
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq 5 7 16
Bolsistas de Pós-doutorado 4 3 5
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale** 96 146 219
Bolsistas de iniciação à docência 15 2 0

Dupla titulação - Brasil/Portugal

Dois convênios de dupla titulação no mestrado, com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, efetivam um amadurecimento da parceria de mais de oito anos com a universidade europeia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

O processo de dupla titulação ocorre por meio do mestrado em Comunicação Acessível e do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário do IPL. A dupla titulação é uma modalidade que permite ao estudante de mestrado realizar sua dissertação sob a responsabilidade de dois pesquisadores, um no Brasil e outro em um país estrangeiro. A dissertação é defendida uma única vez, no Brasil ou no outro país, e são atribuídos, ao estudante, diploma de mestre das duas universidades.

Algumas ações que concretizam as relações entre o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e a Feevale:


Estudantes em atividades de extensão

Indicador 2018 2019 2020
Bolsistas de extensão* 112 141 110
Atletas bolsistas 149 102 96
Atletas voluntários** 28 4 3
Acadêmicos em atividade não remunerada de extensão 141 118 156
Estudantes voluntários de extensão* 359 328 60
Estudantes de graduação matriculados no Centro de Idiomas*** 123 136 18
Estagiários nos projetos de extensão 41 67 50

Experiências de projetos sociais - Brasil/México

Em 2020, o projeto de extensão Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional iniciou uma aproximação com a Universidad de La Salle Bajío, do México. Inicialmente, foram realizados encontros entre professoras do projeto da área de Comunicação da Feevale e docentes da instituição mexicana. O objetivo foi tratar sobre as atividades de internacionalização, tendo como foco a troca de experiências acadêmicas e extensionistas na relação universidade e comunidade.

No mês de novembro foi realizado um evento virtual intitulado “Intercâmbio de experiências em centros comunitários”, com a participação de cinco bolsistas de extensão da Feevale e cinco acadêmicos da Universidad de La Salle Bajío. Os acadêmicos da Feevale  relataram o quanto foi transformador essa experiência e evidenciaram a oportunidade de conhecer outras possibilidades de articulação entre educação e cidadania. A proposta é dar continuidade nessa troca envolvendo a extensão e a pesquisa e, assim, ampliar ainda mais esse diálogo na busca de uma construção coletiva entre as duas universidades latino-americanas como estratégia produtiva no compromisso da responsabilidade social.


Objetivo

Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.


Relacionamento e permanência dos estudantes

Em março de 2020 foi estruturada, oficialmente, a Comissão Permanência Feevale. O objetivo é qualificar o relacionamento e a permanência dos públicos da Instituição, desde a Escola de Aplicação até a Pós-graduação.

A Comissão contou com a contribuição de vários setores, conforme as necessidades foram sendo identificadas, possibilitando a colaboração e ações conjuntas, as quais foram estruturadas e implementadas. As iniciativas definidas visaram melhorias em processos e na forma de atendimento e relacionamento com os públicos.

Atenta ao cenário imposto pela pandemia, a Comissão procurou rediscutir e adaptar, cuidadosamente, a melhor forma de acolhida às necessidades dos seus públicos. Foi um momento que desafiou a Instituição a repensar seus produtos, processos e serviços.

Indicador 2018 2019 2020
Bolsa ProUni 2.603 2.147 1.879
Bolsa Escola 122 122 100
Bolsa Iniciação Científica 158 165 140
Bolsa para Projetos de Extensão 108 124 108
Bolsa Monitoria 228 220 129
Bolsa Atleta 148 65 63
Bolsa Seguro Desemprego 60 63 45
Bolsa Funcionário Mestrado 1 1 0
Bolsa Professor Mestrado/Doutorado 6 5 2
Total 3.424 2.912 2.466

Estudantes por tipo de desconto*

Indicador 2018 2019 2020
Desconto Aspeur para funcionários 605 578 388
Desconto Aspeur para dependentes de funcionários 260 249 225
Desconto Licenciatura 155 73 22
Desconto Bacharelado 355 307 219
Desconto Diurno 657 554 365
Desconto Convênio de Cooperação 594 777 807
Desconto Egresso 589 673 604
Desconto Idiomas 389 380 168
Desconto Graduação Sênior 179 182 159
Desconto Auxílio Família 928 746 624
Desconto Fisem* 75 14 2
Desconto para cursos na modalidade Seriado-Noturn** 3 0 0
Desconto para Curso Superior de Tecnologia 461 485 397
Desconto séries iniciais da Escola de Aplicação** 24 6 0
Total 5.274 5.024 3.980

Objetivo

Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.


Estudantes por financiamento*

Indicador 2018 2019 2020
Pravaler 2.061 1.803 1.622
Fies 1.759 1.048 543
Credies 175 263 308
Sicredi 3 5 6
Banrisul (novo) - 6 42
Total 3.998 3.125 2.521

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO

Pravaler

Pravaler

O Crédito Universitário Pravaler financia as mensalidades dos estudantes no dobro do tempo. Pode ser concedido a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação presencial, exceto Medicina ou pós-graduação, com inscrições sempre abertas.


Fies

Crédito do governo federal que possibilita ao estudante financiar parcial ou integralmente seu curso de graduação presencial. Tendo em vista as mudanças propostas pelo governo para o Fies, a Universidade Feevale não aderiu ao programa a partir do segundo semestre 2018. Desse modo, não há oferta de inscrição para novos alunos nesta modalidade de ingresso.

Fies programa de financiamento estudantil

Credies

Credies

A Fundacred oferece um crédito destinado a alunos dos cursos de graduação presencial em que o estudante realiza o pagamento de 50% do valor da mensalidade enquanto estuda, e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a Universidade).


Sicredi

Financiamento estudantil destinado a alunos dos cursos de graduação presencial. O valor total do semestre pode ser financiado e pago em até 12 vezes.

Sicredi

Banrisul

Banrisul

Destinado a alunos de cursos de graduação presenciais. Financia até 100% do valor da semestralidade, que pode ser paga em 12 mensalidades.


Objetivo

Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.


Indicador 2018 2019 2020
Atendimentos de orientação profissional* 111 242 20
Vagas de estágio curricular não obrigatório, emprego e trainee oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante 5.465 3.847 3.156
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante** 5.215 5.076 2.624
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação*** 50,80% 58,91% 60,61%

Feevale Way: proposta inovadora aos alunos

Desde 2019, com o lançamento da Feevale Way, todos os cursos de graduação tiveram seus currículos reformulados, tendo como foco a aprendizagem e a construção da autonomia discente. Buscou-se, para tanto, o desenvolvimento de competências voltadas à prática do estudante e vinculadas a projetos multi/interdisciplinares, a partir de experiências reais, pois, nessa proposta, o estudante é protagonista de sua formação.

Nesse contexto, a aprendizagem baseada em experiências e na prática profissional, quando avança da concepção para a concretude do currículo constitui-se, de fato, uma proposta inovadora. As estratégias de trabalho estão baseadas na utilização de metodologias inovadoras tanto para o ensino presencial (nos câmpus ou nos polos), quanto para o ensino a distância (na plataforma Blackboard, uma das melhores e mais completas do mundo), mediadas por interações por meio de ambiente virtual de aprendizagem.

Outra característica desse currículo é a inserção de horas discentes, em que o aluno estuda de modo autônomo, individual ou coletivamente, observando que essas alternativas sejam integradas e complementares. Essa aprendizagem combinada proporciona aos estudantes uma experiência que vai além da sala de aula, através de currículos 100% atualizados, na perspectiva da educação finlandesa, uma referência mundial.