Estudantes por Nível de Ensino | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Graduação | 11.656 | 10.323 | 9.523 |
Especialização | 689 | 753 | 559 |
Mestrado/Doutorado | 339 | 328 | 383 |
Educação Básica | 763 | 749 | 638 |
Ensino Técnico | 32 | 39 | 36 |
Centro de Idiomas | 215 | 367 | 167 |
Cursos por Nível de Ensino | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Graduação* | 56 | 75 | 78 |
Pós-graduação lato sensu** |
Novos: 23 Reedições: 24 |
Novos: 39 Reedições: 34 |
Novos: 13 Reedições: 34 |
Doutorado | 3 | 4 | 4 |
Mestrado | 8 | 9 | 10 |
Concluintes em cursos de graduação | 1.923 | 1.808 | 1.565 |
- Cursos novos 2020: Eventos, Hotelaria e Ciências Econômicas.*
- São considerados Lato Sensu os cursos de especialização e MBA e Stricto Sensu, os mestrados e doutorados.**
Novos cursos de mestrado oferecidos pela Instituição
O Mestrado Acadêmico em Administração foi aprovado em 2018, possibilitando mais uma oportunidade de formação acadêmica para os profissionais. A área de concentração do curso, Estratégia em Organizações, aborda os recursos e as capacidades internas, bem como as relações interorganizacionais e os fatores externos que potencialmente influenciam o desenvolvimento organizacional em longo prazo. Entre os objetivos do Mestrado, está a possibilidade de gerar e compartilhar com as organizações conhecimentos que priorizem a concepção de estratégias sustentáveis para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.
Já em 2019 foi aprovado o Mestrado Acadêmico em Psicologia, que tem a área de concentração em Psicologia, Saúde e Sociedade. O Mestrado integra estudos em psicologia social e da saúde, com foco na articulação da saúde mental com os processos psicossociais ao longo do ciclo de vida, considerando que os sujeitos se desenvolvem continuamente e em ampla diversidade contextual. Nesse sentido, o curso atua na formação de profissionais para trabalharem na prevenção e na promoção da saúde em diferentes contextos sociais.
Objetivo
Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.
Nº de estudantes com necessidade específicas por nível de ensino | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Educação Básica | 26 | 30 | 33 |
Graduação | 183 | 200 | 173 |
Especialização | 0 | 2 | 6 |
Mestrado e Doutorado | 0 | 1 | 2 |
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas | 364 | 356 | 321 |
Inclusão e acessibilidade
Os estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem ou sofrimento psíquico são atendidos por uma equipe multidisciplinar. Em virtude da pandemia de Covid-19, em 2020 os atendimentos do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) migraram para o formato remoto.
Os atendimentos psicopedagógicos e os grupos TCC sem Crise e Estratégias de Estudo passaram, assim, a ser ofertados virtualmente, pois o acadêmico segue necessitando desse apoio do Naia, que também vem adaptando, com o auxílio de docentes, materiais para os estudantes com deficiência.
O Núcleo segue, enfim, acolhendo e auxiliando os estudantes com questões diferenciadas de aprendizagem, sempre primando pela inclusão, acesso, permanência e sucesso de todos os acadêmicos.
Objetivo
Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes | 20 | 20 | 16 |
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas | 61,0% | 67,0% | 27,76% |
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 | |
---|---|---|---|---|
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais | ||||
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | 4,24 | 4,18 | 4,19 | |
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | 4,37 | 4,21 | 4,28 | |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | 4,32* | 4,18 | 4,31 | |
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD | ||||
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | 4,08 | 4,03 | 4,25 | |
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | 3,96 | 4,02 | 4,18 | |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | 4,17* | 3,98 | 4,27 | |
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital | - | 20194 | 20201 | 20204 |
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | - | 4,06 | 4,21 | 4,28 |
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | - | 4,09 | 4,05 | 4,23 |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | - | 4,08 | 4,10 | 4,24 |
- Média geral do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA), extinto em 2019.*
Biblioteca realiza ações para apoiar os estudantes
Em 2020, diversas ações foram realizadas pela Biblioteca para apoiar os estudantes. Algumas foram adaptadas ao contexto da pandemia, mas têm um planejamento continuado. Entre as ações, destacam-se:
Capacitações on-line
Por meio do Serviço de Referência, as bibliotecárias capacitam alunos e professores sobre diversos serviços e conteúdos digitais para pesquisa. Em 2020, migraram das capacitações presenciais para o formato online para atender à demanda do ensino remoto emergencial, em função da pandemia de Covid-19. As capacitações focam em apresentar os serviços que a Biblioteca disponibiliza e os conteúdos digitais informacionais aos públicos, de forma individualizada ou em grupo. As principais capacitações são:
Serviços
- Para que serve o Serviço de Referência?
- Como localizar obras no Catálogo Online (Pergamum)?
- Como fazer a gestão dos empréstimos no Meu Pergamum?
- Serviços disponíveis durante a pandemia: empréstimo agendado, digitalizações etc.
- A biblioteca no APP Aluno Feevale
- O que é a Biblioteca das Coisas?
- Como solicitar livros de outras bibliotecas?
Conteúdos digitais
- Bases de dados assinadas e Portal Capes
- Como acessar artigos e periódicos científicos?
- Como acessar e-books?
- Como acessar as normas da ABNT?
- Como acessar os TCCs, dissertações e teses da Feevale?
- Como acessar os conteúdos fora da Universidade?
- Ferramenta de pesquisa integrada Unique
- Repositório institucional
Participação na Semana Acadêmica
Em 2020, a Biblioteca Feevale integrou as atividades da Semana Acadêmica, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A participação foi realizada por meio do Blackboard, com inserção das bibliotecárias nas salas virtuais. As capacitações foram sobre serviços, conteúdos digitais, normalização de trabalhos acadêmicos e pesquisa científica no Unique.
Pergunte à Bibliotecária
Trata-se de um canal de comunicação síncrono que possibilita à comunidade acadêmica receber orientações de uma das bibliotecárias em tempo real e de forma online, via Teams. Por meio dele, é possível sanar quaisquer dúvidas sobre acessos e buscas referentes a alguma necessidade informacional, bem como capacitação dos conteúdos digitais, orientações sobre normalização de trabalhos e auxílio na realização de pesquisas científicas. Os agendamentos são realizados pelo e-mail biblio@feevale.br
Lançamento de conta no Instagram
Em 2020 foi lançada a conta da Biblioteca Feevale no Instagram. As divulgações possibilitaram uma comunicação simultânea com o público, seja pela participação em enquetes, indicações de leituras, divulgações de serviços ou conteúdos digitais. Desde a sua abertura, em outubro, até dezembro, obteve-se mais de mil seguidores.
Objetivo
Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Estudantes em atividades de ensino | 3.229 | 3.187 | 3.175 |
Estudantes em atividade de iniciação científica* | 533 | 566 | 444 |
Estudantes em atividade não remunerada de extensão** | 612 | 587 | 326 |
- Consideradas as modalidades: ICJNR, Pibic-EM, Pibic, Pibiti, Probic, Probiti, BIC e ICNR, sendo que os dados dos anos anteriores foram revisados.*
- Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.**
Estudantes em atividades de ensino
Indicador* | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Estudantes em monitoria remunerada | 406 | 371 | 125 |
Estudantes em monitoria não remunerada | 79 | 67 | 43 |
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid | 73 | 74 | 51 |
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET | 12 | 19 | 18 |
Estudantes em estágio curricular não obrigatório | 2.444 | 2.330 | 1.824 |
Estudantes em intercâmbio (receptivo) | 205 | 203 | 33 |
Estudantes em intercâmbio (emissivo) | 48 | 44 | 27 |
Estudantes em intercâmbio de extensão | 77 | 61 | 1.034 |
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde | 8 | 18 | 20 |
- Pode haver duplicidade de pessoas.*
Curso internacional
A partir da parceria entre a Universidade Feevale e a Universidad Santo Tomás, do Chile, surgiu a proposta de realizar uma atividade de cooperação, que possibilitou vivências internacionais aos acadêmicos e professores, gerando aprendizados e múltiplas experiências. O curso internacional de Preparação Física e Esportes teve como objetivo principal capacitar acadêmicos e egressos do curso de Educação Física para atuarem como preparadores físicos e técnicos esportivos, considerando a inserção em diferentes esportes. A atividade, que contou com a participação de 421 alunos, sendo 349 chilenos e 72 brasileiros, contemplou carga horária teórica e prática, além de visitas virtuais e oficinas com treinadores, preparadores físicos e integrantes de clubes de diferentes modalidades, possibilitando uma vivência sistêmica no esporte.
Depoimento
A possibilidade de trabalho com os colegas da Universidade de Santo Tomás nos deixou muito felizes. Além de possibilitar novas experiências internacionais para os acadêmicos do curso de Educação Física, foram propostas novas oportunidades de trabalhos de maneira conjunta em pesquisa e extensão.
Marcelo Curth De Oliveira, professor do curso de Educação Física. Coordenou o 1° Curso Internacional Actividad Física y Deportes, realizado de outubro a dezembro pela Universidade Feevale e pelo IP – CFT Santo Tomás, do Chile.
Estudantes em atividades de pesquisa
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Bolsistas de iniciação científica (BIC) | 257 | 172 | 147 |
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) | 309 | 261 | 148 |
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR)* | 1 | 0 | 1 |
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq)** | 35 | 30 | 27 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) | 33 | 29 | 34 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) | 33 | 35 | 33 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) | 32 | 26 | 41 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) | 18 | 13 | 13 |
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) | 136 | 128 | 114 |
- Nomenclatura anterior do programa: Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic EM).*
- Passa a considerar todos os participantes ao longo das duas vigências do ano, sendo corrigidos os anos anteriores.**
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc)* | 101 | 102 | 111 |
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs/Capes | 6 | 6 | 1 |
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq | 5 | 7 | 16 |
Bolsistas de Pós-doutorado | 4 | 3 | 5 |
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale** | 96 | 146 | 219 |
Bolsistas de iniciação à docência | 15 | 2 | 0 |
- O Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares/Capes (Prosup Capes) foi extinto em 09/2017, sendo substituído pelo Programa Prosuc/Capes, destinado a instituições comunitárias de todo o país.*
- Em 2017 foram ampliadas as possibilidades de inserção na pós-graduação stricto sensu, através da implementação de bolsas institucionais de 50% do valor da mensalidade para os mestrados e doutorados e bolsas de iniciação à docência, e de 30% do valor da mensalidade para o mestrado em Letras. Em 2019, as bolsas de iniciação à docência do mestrado em Letras, que está em extinção, passaram para 50% do valor da mensalidade.**
Dupla titulação - Brasil/Portugal
Dois convênios de dupla titulação no mestrado, com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, efetivam um amadurecimento da parceria de mais de oito anos com a universidade europeia, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.
O processo de dupla titulação ocorre por meio do mestrado em Comunicação Acessível e do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário do IPL. A dupla titulação é uma modalidade que permite ao estudante de mestrado realizar sua dissertação sob a responsabilidade de dois pesquisadores, um no Brasil e outro em um país estrangeiro. A dissertação é defendida uma única vez, no Brasil ou no outro país, e são atribuídos, ao estudante, diploma de mestre das duas universidades.
Algumas ações que concretizam as relações entre o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e a Feevale:
- Realização de disciplinas de ambos os cursos pelos alunos.
- Coorientação de testes e dissertações.
- Professores das universidades ministrando disciplinas em colaboração.
- Professores das universidades participando em bancas de qualificação e defesa.
Estudantes em atividades de extensão
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Bolsistas de extensão* | 112 | 141 | 110 |
Atletas bolsistas | 149 | 102 | 96 |
Atletas voluntários** | 28 | 4 | 3 |
Acadêmicos em atividade não remunerada de extensão | 141 | 118 | 156 |
Estudantes voluntários de extensão* | 359 | 328 | 60 |
Estudantes de graduação matriculados no Centro de Idiomas*** | 123 | 136 | 18 |
Estagiários nos projetos de extensão | 41 | 67 | 50 |
- A participação dos estudantes nos projetos de extensão sofreu redução devido às restrições de atendimentos presenciais impostas pela pandemia de Covid-19, de modo que foram mantidos os acadêmicos já vinculados para execução das atividades adaptadas ao modo virtual.*
- Adequação do número de atletas conforme edital.**
- A dificuldade de adaptação ao EAD, horários e impedimentos profissionais, além dos reflexos da pandemia foram os principais motivos para diminuição do número de estudantes matriculados em cursos de língua estrangeira em 2020.***
Experiências de projetos sociais - Brasil/México
Em 2020, o projeto de extensão Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional iniciou uma aproximação com a Universidad de La Salle Bajío, do México. Inicialmente, foram realizados encontros entre professoras do projeto da área de Comunicação da Feevale e docentes da instituição mexicana. O objetivo foi tratar sobre as atividades de internacionalização, tendo como foco a troca de experiências acadêmicas e extensionistas na relação universidade e comunidade.
No mês de novembro foi realizado um evento virtual intitulado “Intercâmbio de experiências em centros comunitários”, com a participação de cinco bolsistas de extensão da Feevale e cinco acadêmicos da Universidad de La Salle Bajío. Os acadêmicos da Feevale relataram o quanto foi transformador essa experiência e evidenciaram a oportunidade de conhecer outras possibilidades de articulação entre educação e cidadania. A proposta é dar continuidade nessa troca envolvendo a extensão e a pesquisa e, assim, ampliar ainda mais esse diálogo na busca de uma construção coletiva entre as duas universidades latino-americanas como estratégia produtiva no compromisso da responsabilidade social.
Objetivo
Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.
Relacionamento e permanência dos estudantes
Em março de 2020 foi estruturada, oficialmente, a Comissão Permanência Feevale. O objetivo é qualificar o relacionamento e a permanência dos públicos da Instituição, desde a Escola de Aplicação até a Pós-graduação.
A Comissão contou com a contribuição de vários setores, conforme as necessidades foram sendo identificadas, possibilitando a colaboração e ações conjuntas, as quais foram estruturadas e implementadas. As iniciativas definidas visaram melhorias em processos e na forma de atendimento e relacionamento com os públicos.
Atenta ao cenário imposto pela pandemia, a Comissão procurou rediscutir e adaptar, cuidadosamente, a melhor forma de acolhida às necessidades dos seus públicos. Foi um momento que desafiou a Instituição a repensar seus produtos, processos e serviços.
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Bolsa ProUni | 2.603 | 2.147 | 1.879 |
Bolsa Escola | 122 | 122 | 100 |
Bolsa Iniciação Científica | 158 | 165 | 140 |
Bolsa para Projetos de Extensão | 108 | 124 | 108 |
Bolsa Monitoria | 228 | 220 | 129 |
Bolsa Atleta | 148 | 65 | 63 |
Bolsa Seguro Desemprego | 60 | 63 | 45 |
Bolsa Funcionário Mestrado | 1 | 1 | 0 |
Bolsa Professor Mestrado/Doutorado | 6 | 5 | 2 |
Total | 3.424 | 2.912 | 2.466 |
Estudantes por tipo de desconto*
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Desconto Aspeur para funcionários | 605 | 578 | 388 |
Desconto Aspeur para dependentes de funcionários | 260 | 249 | 225 |
Desconto Licenciatura | 155 | 73 | 22 |
Desconto Bacharelado | 355 | 307 | 219 |
Desconto Diurno | 657 | 554 | 365 |
Desconto Convênio de Cooperação | 594 | 777 | 807 |
Desconto Egresso | 589 | 673 | 604 |
Desconto Idiomas | 389 | 380 | 168 |
Desconto Graduação Sênior | 179 | 182 | 159 |
Desconto Auxílio Família | 928 | 746 | 624 |
Desconto Fisem* | 75 | 14 | 2 |
Desconto para cursos na modalidade Seriado-Noturn** | 3 | 0 | 0 |
Desconto para Curso Superior de Tecnologia | 461 | 485 | 397 |
Desconto séries iniciais da Escola de Aplicação** | 24 | 6 | 0 |
Total | 5.274 | 5.024 | 3.980 |
- Não houve estudantes usufruindo do Desconto Técnico com Ensino Médio nos últimos três anos (2018 a 2020), de forma que o indicador foi suprimido.*
- Estão sendo contados os alunos uma única vez no ano, independente se usufruíram de bolsa e/ou descontos nos dois semestres.**
Objetivo
Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.
Estudantes por financiamento*
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Pravaler | 2.061 | 1.803 | 1.622 |
Fies | 1.759 | 1.048 | 543 |
Credies | 175 | 263 | 308 |
Sicredi | 3 | 5 | 6 |
Banrisul (novo) | - | 6 | 42 |
Total | 3.998 | 3.125 | 2.521 |
- Para os cursos de pós-graduação também são disponibilizados, pela Universidade, parcelamentos estendidos em 36 meses para os mestrados e em 60 meses para os doutorados.*
OPÇÕES DE FINANCIAMENTO
Pravaler
O Crédito Universitário Pravaler financia as mensalidades dos estudantes no dobro do tempo. Pode ser concedido a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação presencial, exceto Medicina ou pós-graduação, com inscrições sempre abertas.
Fies
Crédito do governo federal que possibilita ao estudante financiar parcial ou integralmente seu curso de graduação presencial. Tendo em vista as mudanças propostas pelo governo para o Fies, a Universidade Feevale não aderiu ao programa a partir do segundo semestre 2018. Desse modo, não há oferta de inscrição para novos alunos nesta modalidade de ingresso.
Credies
A Fundacred oferece um crédito destinado a alunos dos cursos de graduação presencial em que o estudante realiza o pagamento de 50% do valor da mensalidade enquanto estuda, e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a Universidade).
Sicredi
Financiamento estudantil destinado a alunos dos cursos de graduação presencial. O valor total do semestre pode ser financiado e pago em até 12 vezes.
Banrisul
Destinado a alunos de cursos de graduação presenciais. Financia até 100% do valor da semestralidade, que pode ser paga em 12 mensalidades.
Objetivo
Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Atendimentos de orientação profissional* | 111 | 242 | 20 |
Vagas de estágio curricular não obrigatório, emprego e trainee oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante | 5.465 | 3.847 | 3.156 |
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante** | 5.215 | 5.076 | 2.624 |
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação*** | 50,80% | 58,91% | 60,61% |
- Em razão da pandemia de Covid-19, o Centro Integrado de Psicologia não realizou atendimentos de meados de março até início de junho de 2020. Outro aspecto que produziu uma redução substancial nos atendimentos foram as restrições impostas pelo Conselho Federal de Psicologia por vários meses, visto que não havia permissão para atendimentos remotos por estagiários de Psicologia. Essa mudança ocorreu somente a partir do mês de setembro de 2020.*
- A redução dos números de 2020 aconteceu devido à pandemia de Covid-19.**
- O percentual do ano de 2020 foi recalculado e está apresentado corrigido acima.***
Feevale Way: proposta inovadora aos alunos
Desde 2019, com o lançamento da Feevale Way, todos os cursos de graduação tiveram seus currículos reformulados, tendo como foco a aprendizagem e a construção da autonomia discente. Buscou-se, para tanto, o desenvolvimento de competências voltadas à prática do estudante e vinculadas a projetos multi/interdisciplinares, a partir de experiências reais, pois, nessa proposta, o estudante é protagonista de sua formação.
Nesse contexto, a aprendizagem baseada em experiências e na prática profissional, quando avança da concepção para a concretude do currículo constitui-se, de fato, uma proposta inovadora. As estratégias de trabalho estão baseadas na utilização de metodologias inovadoras tanto para o ensino presencial (nos câmpus ou nos polos), quanto para o ensino a distância (na plataforma Blackboard, uma das melhores e mais completas do mundo), mediadas por interações por meio de ambiente virtual de aprendizagem.
Outra característica desse currículo é a inserção de horas discentes, em que o aluno estuda de modo autônomo, individual ou coletivamente, observando que essas alternativas sejam integradas e complementares. Essa aprendizagem combinada proporciona aos estudantes uma experiência que vai além da sala de aula, através de currículos 100% atualizados, na perspectiva da educação finlandesa, uma referência mundial.