Intercâmbio docente
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Mobilidade docente (receptiva) | 69 | 123 | 189 |
Mobilidade docente (emissiva) | 94 | 83 | 52 |
Total de docentes | 163 | 206 | 241 |
Total de países* | 24 | 24 | 23 |
- Países com intercâmbio docente em 2020 (emissivo e receptivo): África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Qatar e Uruguai.*
INTERCÂMBIO DISCENTE
Indicador | 2018 | 2019 | 2020 |
---|---|---|---|
Estudantes em atividade de intercâmbio (receptivo) | 205 | 203 | 33 |
Estudantes em atividade de intercâmbio (emissivo) + Programa Europeu Erasmus (Finlândia) + Emerging Leaders in the Americas Program - Elap (Canadá) + Bolsa Capes (Sense Books) + Santander Ibero-Americanas | 48 | 44 | 27 |
Estudantes em atividade de intercâmbio de extensão | 77 | 61 | 1.034 |
Total de estudantes* | 330 | 308 | 1.094 |
Total de países** | 29 | 24 | 27 |
- Países com intercâmbio discente em 2020 (emissivo e receptivo): Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Guiné Equatorial, Haiti, Holanda, Itália, México, Palestina, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Senegal, Turquia, Uruguai e Venezuela.*
- O ano de 2020 foi marcado pelas amplas possibilidades de intercâmbio virtual, contribuindo para o incremento dos números na mobilidade discente. Destacam-se aqui algumas ações realizadas: 349 alunos chilenos e 72 alunos da Feevale participaram do curso internacional Atividade física e esportes: apectos iniciais para treinamento esportivo, promovido pela Universidade Feevale e Universidade Santo Tomás, do Chile; 39 participantes internacionais no projeto social O Mundo em NH: refugiados e migrantes – uma questão de direitos humanos; 12 alunos internacionais participaram da exposição fotográfica O mundo da minha janela; 72 alunos da escola Juan Alonso de Torres, do México, e 92 alunos da Escola de Aplicação Feevale envolvidos em projetos virtuais.**
Depoimentos
Foi uma experiência incrível! Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e praticar a comunicação com outros alunos cuja primeira língua também não é o inglês. Nos primeiros meses realizamos uma simulação de negócios onde tivemos que tomar várias decisões sobre uma empresa, primeiro sozinhos e, posteriormente, em grupos, o que me deu a oportunidade de realizar reuniões com os participantes do curso. Na segunda parte do projeto criamos, em diferentes grupos, um produto para aplicar ao mercado e escrevemos um plano de negócios completo em cima dessa ideia. Aproveitei muito esse momento, pois já havia escrito um plano de negócios antes, mas nunca com tanta colaboração, em inglês e com pesquisas em três países diferentes.
Elizabete Heberle, acadêmica do curso de Comércio Exterior. Realizou o curso Business Simulation and Online Company Project na IST University of Applied Sciences, da Alemanha.
Foram dias intensos de trocas com toda a turma, mas, especialmente, com o time em que participei com os estudantes americanos. Tivemos que resolver um problema real para uma grande rede de varejo brasileira. Por conta disso, os colegas sempre tinham muitas dúvidas sobre o Brasil em geral, que foram sanadas por mim e outro colega brasileiro de João Pessoa, também participante do projeto. Foi muito enriquecedor observar como se dá a dinâmica das aulas deles e como foi feita a interação com a empresa, mas, mais do que isso, conhecer pessoas de outras culturas, gerar networking e trocar informações em uma oportunidade única como essa. Só tenho elogios ao programa e ao Campus B, empresa brasileira responsável pela imersão.
Laura Prodanov, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais. Foi contemplada com a bolsa IMBA Virtual Immersion, concedida pela Campus B e pelo Gies College of Business da University of Illinois, dos Estados Unidos.
Parcerias com Portugal
A Universidade Feevale e a Universidade de Aveiro, de Portugal, firmaram, em 2020, um acordo de colaboração que beneficiará pesquisas relacionadas à qualidade do ar. Além da implantação de projetos conjuntos, o convênio prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes, bem como publicações acadêmicas e promoção de eventos científicos e culturais.
O português Bruno Miguel Garcia Barbosa também iniciou, na Universidade Feevale, um projeto de pesquisa como bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Intitulado Fitorremediação de solos contaminados com micro e nanoplásticos utilizando a cultura Lolium perenne, o estudo é realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental da Instituição.
Encontro internacional
Em 2020 foi realizado o Primer Encuentro Virtual Internacional de Escuelas de Kinesiología (Fisioterapia), que teve como tema a Fisioterapia em tempos virtuais. Organizado pela Escola Nacional de Cinesiologia da UST, do Chile, o evento teve como objetivo compartilhar e discutir experiências de ensino.
Além da Universidade Feevale, o encontro contou com a participação das seguintes instituições: Universidad Abierta Interamericana, da Argentina; Fundación Universitaria del Área Andina Seccional Pereira, da Colômbia; Universidad San Pablo - CEU, da Espanha; e Universidad Autónoma de Puebla, do México.
Os principais temas discutidos foram:
- Experiência no atendimento remoto de pacientes na clínica;
- Desafios na implantação da telefisioterapia em tempos de pandemia;
- Telensino na época da Covid-19: ferramentas digitais para a comunicação;
- SARS-CoV-2: o fisioterapeuta na linha de frente;
- Projeto de reabilitação pulmonar e manejo respiratório;
- Algoritmo para estimativa, monitoramento e protocolo de ação terapêutica na insuficiência respiratória aguda;
- Experiências acadêmicas em pandemia e pós-pandemia, dificuldades e desafios;
- Experiências acadêmicas na adaptação à formação de profissionais em Fisioterapia na modalidade virtual.
Internacionalização da Escola de Aplicação Feevale
Piquete da Diversidade Cultural: a atividade ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro, com a participação de 37 mexicanos, acompanhados pelo professor Héctor Castillo, da Escuela Preparatoria Juan Alonso de Torres.
Feira de Iniciação à Pesquisa – FIP: evento realizado de 17 a 19 de outubro, com a participação de estudantes internacionais.
Encuentro de Debates: atividade entre estudantes da Escola de Aplicação e da Escuela Juan Alonso de Torres, do México. Ocorreu no dia 30 de outubro, com o acompanhamento das professoras Ana Gonçalves, Cintia de Moura e Maristela Zimmermann.
Idioma Y Cultura: integrou estudantes da Escola de Aplicação e da Juan Alonso de Torres. O evento aconteceu no dia 3 de novembro, com o acompanhamento das professoras Cintia de Moura e Melany Blume.
Convocatória de Oratória: realizada no dia 10 de outubro, a iniciativa da Juan Alonso de Torres, do México, contou com a participação de estudantes de ambas as escolas.
Desde mi Ventana: atividade integrativa entre os estudantes da Escola de Aplicação e da Juan Alonso de Torres, do México. O evento aconteceu entre os dias 20 e 27 de novembro, com o acompanhamento dos professores Everton Cerri, Grasielle Wazlawick, Maristela Zimmermann, Vanderleia Schons, Ana Pause e Alicia Marquez.
Depoimento
A internacionalização na Escola de Aplicação Feevale vem sendo construída há alguns anos. Sabendo que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, a Escola oferece ferramentas para que o estudante se desenvolva de forma que amplie seu olhar e que se conecte com o mundo. São realizadas diversas ações de internacionalização, como a participação de intercambistas da graduação nas aulas de línguas, em projetos ou oficinas. Também já foram realizadas viagens de imersão e, desde 2017, temos, no Ensino Médio, o intercâmbio presencial em uma escola básica do México. Também passamos a receber estudantes mexicanos do Ensino Médio na Escola. Com a pandemia, não foi possível fazer intercâmbio presencial, mas surgiu o intercâmbio virtual. Em 2020 foram feitas diversas participações em aulas, festivais e seminários com escolas mexicanas. Também estamos realizando seminários multiculturais, com parceiros de diversos países. Tem sido uma experiência muito positiva, pois, além de ampliar o vocabulário, os estudantes fazem muito mais relações e conexões entre o que estão estudando nos projetos e o que aprenderam nesses encontros. Isso incentiva o estudo das línguas, gera muito conhecimento cultural e ajuda a desenvolver empatia e respeito.
Grasielle Wazlawick, professora da Escola de Aplicação Feevale