Representação interna e externa

Representação interna e externa

REPRESENTAÇÕES INSTITUCIONAIS

Alinhada à sua essência e com base nos princípios orientadores de compromisso comunitário e filantrópico, diversidade e empreendedorismo, a instituição integra representações em associações, comissões, comitês, conselhos, fundações, dentre outros.

As representações institucionais têm como objetivo assegurar a participação da Instituição em associações, conselhos e comitês externos mantidos pelo poder público, iniciativa privada e organizações sociais e civis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.


Representação Interna

Objetivo

Promover o processo de governança institucional, através da gestão colegiada.


Indicador 2018 2019 2020
Representantes da Reitoria e Institutos 9 6 6
Representantes docentes 3 3 3
Representantes dos discentes da graduação 3 3 3
Representantes dos discentes da Pós-graduação Stricto Sensu 1 1 1
Representantes dos técnico-administrativos 1 1 1
Representantes da comunidade 1 1 1
Representantes da Aspeur* 1 1 1
Total de representantes no Conselho Universitário (Consu) 19 16 16

* Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale.

Depoimento

Representar os discentes da pós-graduação stricto sensu no Conselho Universitário foi uma árdua e prazerosa tarefa. Embora 2020 tenha sido um ano totalmente atípico, fazendo com que todas as nossas reuniões fossem realizadas virtualmente, todos os membros sempre possuíram livre-arbítrio para opinar em decisões institucionais que estavam sendo propostas e apresentadas pelos conselheiros natos. Me senti totalmente acolhida por todos e pude perceber o quanto a Instituição preza pela opinião dos alunos e da comunidade como um todo.

Gabriela Zimmermann Prado Rodrigues, representante discente no Conselho Universitário (Consu) da Feevale.


Objetivo

Comissão Permanente de Avaliação (CPA)


Indicador 2018 2019 2020
Representantes dos docentes 3 3 3
Representantes dos técnico-administrativos 3 3 3
Representantes discentes 3 3 3
Representantes da sociedade civil 3 3 3
Total de representantes* 13 13 13

Indicador 2018 2019 2020
Representantes no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) 13 13 13
Representantes no Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua)* 6 6 6
Representantes na Comissão Interna de Biosegurança (Cibio)** - - 8

Comissão Interna de Biossegurança

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) é responsável por supervisionar os trabalhos conduzidos na Universidade Feevale envolvendo organismos geneticamente modificados e seus derivados. Criada em 2019, está vinculada à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Instituição.

A CIBio tem por finalidade fazer cumprir, no âmbito da Universidade, as normas da CTNBio, assessorando em todos os assuntos referentes às atividades com organismos geneticamente modificados e seus derivados. Também fornece consultoria, analisa e emite pareceres e certificados quantos aos aspectos éticos de todos os procedimentos científicos, didáticos e de extensão a serem desenvolvidos na Instituição, que envolvam a manipulação de organismos geneticamente modificados. Para isso, considera a legislação vigente, a relevância do propósito científico ou didático e os impactos de tais atividades sobre o meio ambiente e a saúde pública.

Compete à comissão elaborar e divulgar normas, tomar decisões sobre assuntos específicos no âmbito da Instituição em procedimentos de biossegurança e estabelecer programas preventivos e de capacitação em biossegurança. Cabe a ela, ainda, autorizar o transporte, a transferência, a importação, a exportação e o descarte de organismos geneticamente modificados e seus derivados da classe de risco 1, além de requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para os laboratórios e projetos da Instituição que envolvam organismos geneticamente modificados ou seus derivados, fazendo a fiscalização e o acompanhamento destes.


Indicador 2018 2019 2020
Representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) no Câmpus I 8 8 8
Representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) no Câmpus II 14 14 12
Representantes no Conselho de Extensão (Conex) 12 12 12
Representantes no Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (CONPPG) 17 20 21
Representantes no Grupo Cooperativo de Planejamento Estratégico (GCPE) 144 44 47
Representantes na Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) 15 15 19
Representantes no Conselho de Ensino (Conen) 9 9 10

Projetos integrados entre ensino, pesquisa e extensão

Representantes do Conselho de Ensino (Conen), do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (CONPPG) e do Conselho de Extensão (Conex) se reuniram, em 2019, para aproximar suas ações e compartilhar diretrizes de atuação. A partir desse processo e das práticas de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovidas entre projetos e componentes curriculares, identificou-se que o trabalho poderia ser potencializado se os projetos estivessem, na sua origem, indissociados.

Assim, foi criada uma comissão mista, composta por integrantes dos três conselhos, para tratar sobre o fluxo, o formato e os critérios de avaliação para esses projetos. Desenvolvida em 2020, a proposta foi inovadora, resultando em diretriz que trata dos projetos integrados. Ao longo do ano, os projetos foram construídos por equipes multidisciplinares, envolvendo professores pesquisadores e extensionistas. Os projetos aprovados passam a ser executados em 2021. São eles:


REPRESENTAÇÃO EXTERNA

Objetivo

Assegurar a participação da Instituição em associações, conselhos e comitês externos, mantidos pelo poder público, iniciativa privada e organizações sociais e civis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.



Representações em conselhos, associações, comissões e comitês externos


Depoimento

Eu represento, por meio da Universidade Feevale, as instituições de ensino superior de Novo Hamburgo no Conselho Municipal de Educação (CME) de Novo Hamburgo. A representação da nossa Universidade nesse Conselho é mais uma instância em que a Instituição participa, de modo efetivo, visando à colaboração para a gestão democrática de práticas e políticas, nos diferentes âmbitos. No CME, a Feevale busca, por meio de seus professores, qualificar os debates em torno das competências da educação que se oferece à sociedade. Mediar a articulação com os gestores públicos e os interesses sociais, colaborando com uma reflexão mais densa do que é o direito de aprender com qualidade, especialmente, nas escolas públicas, tem sido a ênfase da nossa participação.

Dinora Tereza Zucchetti, professora e representante da Universidade Feevale no Conselho Municipal de Educação.


Live Não silencie, denuncie! abordou a violência doméstica

Em julho de 2020, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo (CMPCD) pautou a violência doméstica em sua plenária, registrando aos presentes um alto número de denúncias que chegavam ao órgão, dado o contexto da pandemia de Covid-19. Junto com a Feevale foram pensadas ações para abordar a temática, com o intuito de alertar e sensibilizar as famílias e a população em geral sobre a violência doméstica. Outros conselhos foram acionados e identificou-se o aumento de casos de violência também com idosos e mulheres.

Assim, no dia 10 de agosto de 2020 foi realizada a live intitulada Não silencie, denuncie!, com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Paula Michele da Silva, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso de Novo Hamburgo (CMDCI), Loreni Maira da Rosa Pereira, e do presidente do CMPCD, Carlos Luiz Spengler, que abordaram o papel dos conselhos de direitos.

A live contou, ainda, com o relato da professora Jacinta Renner, do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mencionando a sua representação no CMPCD e o compromisso social da Feevale com as demandas da sociedade, pautando o ensino, a pesquisa e a extensão. O evento também contou com a participação da professora Lisiana Carraro, do projeto social Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), e da professora Magali Pilz, do projeto social Envelhecimento saudável e redes de suporte social, ambos da Feevale, que abordaram as ações realizadas pela Universidade quanto à defesa de direitos.

Outras ações foram realizadas para dar continuidade à discussão sobre os direitos, entre as quais, destacam-se: