Sobre

Sobre

Sobre o relatório

Com o objetivo de compartilhar as ações desenvolvidas a partir de sua Política de Responsabilidade Social, a Universidade Feevale apresenta o Relatório de Responsabilidade Social 2020, que traz informações relevantes sobre o seu desempenho econômico, ambiental e social. Os dados referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020 e consideram as ações realizadas e seus resultados.


Coleta de dados, forma, periodicidade e verificação

A organização do Relatório de Responsabilidade Social é coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) e pelo setor de Marketing da Universidade Feevale, com o aporte de todas as áreas da Instituição no levantamento das informações. Contempla os temas definidos na Política de Responsabilidade Social, apresentados por meio de objetivos e de indicadores, utilizando como referência a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). O Balanço Social é balizado pelo modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e foi verificado externamente.

Em 2020, o Comitê de Responsabilidade Social e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão realizaram o levantamento dos dados e conteúdos do Relatório. As diferentes áreas da Instituição envolvem-se na construção do material fornecendo dados, sinalizando ações e temas de destaque do período. Os dados apresentados no Relatório são referentes aos Câmpus I, II e III, aos polos e demais espaços.

Publicado anualmente, o Relatório de Responsabilidade Social declara atividades do ano anterior e indicadores comparativos, com ao menos dois períodos anteriores. O último Relatório foi apresentado em 2020 e contém as atividades e indicadores com resultados do ano de 2019. As edições estão disponíveis em:


UNITED NATIONS ACADEMIC IMPACT E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Universidade Feevale integra o United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem por objetivo apoiar e contribuir para a realização das metas da ONU, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como membro da Unai, a Feevale fomenta a realização de novas ações vinculadas aos ODS e reconhece aquelas que já são direcionadas aos mesmos. Os ODS também foram vinculados aos objetivos institucionais da Responsabilidade Social.


Esclarecimentos sobre o relatório

A Universidade Feevale quer saber a sua opinião sobre a Instituição e também sobre as questões abordadas no Relatório de Responsabilidade Social. Os contatos podem ser realizados pelo telefone (51) 3586-8833 ou e-mail imprensa@feevale.br.


Política de Responsabilidade Social

A Política de Responsabilidade Social oficializa e orienta o compromisso da Universidade Feevale com o desenvolvimento social da região e do país em que está inserida. A consolidação dessa política revela um esforço da Instituição na perspectiva de responder, com criatividade e inovação, aos desafios postos pela sociedade contemporânea, expressos, inclusive, em atos normativos do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação (Conaes), que instigam as universidades a pautarem suas políticas e ações com responsabilidade social.

Política de Responsabilidade Social


Sumário

ASPECTO INDICADOR CONTEÚDOS PADRÃO GERAIS
ESTRATÉGIA E ANÁLISE G4-1 Mensagem do presidente
PERFIL ORGANIZACIONAL G4-3 Nome da organização
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços
G4-5 Localização da sede da organização
G4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade e formação jurídica da organização
G4-8 Mercados em que a organização atua
G4-9 Porte da organização
G4-10 Perfil dos empregados
G4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organização
G4-13 Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores
G4-14 Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente
G4-16 Participação em associações e organizações
ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E LIMITES G4-17 Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório
G4-18 Processo de definição do conteúdo do relatório
G4-19 Lista dos aspectos materiais
G4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material
G4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores
G4-23 Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS G4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização
G4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento
G4-26 Abordagem para envolver os stakeholders
G4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders
PERFIL DO RELATÓRIO G4-28 Período coberto pelo relatório
G4-29 Data do relatório anterior mais recente
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios
G4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo
G4-32 Opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela GRI 64
G4-33 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório
GOVERNANÇA G4-34 Estrutura de governança da organização
ÉTICA E INTEGRIDADE G4-36 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização
CATEGORIA INDICADOR CONTEÚDOS PADRÃO ESPECÍFICOS
ECONÔMICA G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído
G4-EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos
AMBIENTAL G4-EN1 Consumo de energia dentro da organização
G4-EN3 Materiais usados, discriminados por peso ou volume
G4-EN8 Total de água retirada por fonte
G4-EN23 Peso total de resíduos discriminado por tipo e método de disposição.
G4-EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo
SOCIAL - PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE G4-LA1 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
G4-LA5 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade de empregados por faixa etária, gênero e região
G4-LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero
G4-LA9 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional
G4-LA13 Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes
SOCIAL - PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE G4-SO1 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
SOCIAL – RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO G4-PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente

Expediente

Associação Pró-Ensino Superior
em Novo Hamburgo - ASPEUR

Roberto Cardoso

Presidente do Conselho de Administração

Agostinho França da Silva

Presidente do Conselho Consultivo

Márcio André Arnold

Coordenador do Conselho Fiscal


Aspeur/Universidade Feevale

Roberto Sarquis Berte

Superintendente Executivo


Universidade Feevale

Cleber Prodanov

Reitor

Angelita Renck Gerhardt

Pró-reitora de Ensino

João Alcione Sganderla Figueiredo

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Organização

João Alcione Sganderla Figueiredo

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Luciane Iwanczuk Steigleder

Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária
Relações Públicas – CONRERP 2954

Bruna Caroline Kuhn

Analista do Núcleo de Extensão Universitária


Relatório

Gabriel Daudt

Coordenador de Marketing

Dagmari Hickmann Lippert

Contadora - CRC/RS 065340/O-6

Solange Corrêa

Jornalista - Mtb 8332
Edição

Marketing

Lucas Nolon Kochenburger
Site e editoração


Comitê de Responsabilidade Social

  • Ana Carolina Kayser
  • Bruna Caroline Kuhn
  • Dagmari Hickmann Lippert
  • Graziela Hanauer
  • Luciane Iwanczuk Steigleder
  • Maristela Mercedes Bauer
  • Rodrigo Staggemeier
  • Sheila Maria Leuck
  • Solange Corrêa
  • Tamires Becker

Imagem comitê de Responsabilidade Social


Colaboração com textos

  • Ana Carolina Kayser
  • Ana Claudia Wecker
  • Annette Droste
  • Carolina Rigo
  • Cintia Gabriele Beier
  • Daiana de Leonco Monzon
  • Daiane Cristina Silva
  • Danielle Paula Martins
  • Debora Alessandra Oliveira Leite
  • Denise Blanco Sant Anna
  • Edel Pinto Martins
  • Gustavo Roese Sanfelice
  • Juliane Deise Fleck
  • Lucia Hugo Uczak
  • Luciane Iwanczuk Steigleder
  • Marcia Blanco Cardoso
  • Margarete Fagundes Nunes
  • Marines do Amaral Wagner
  • Paula Casari Cundari
  • Patricia Mendel
  • Rodrigo Staggemeier
  • Sheila Maria Leuck
  • Simone Ines Schutz de Souza

Fotografias

  • Acervo da Universidade Feevale