Depoimentos

Depoimentos

Nossas atividades de pesquisa têm tido como característica principal um foco importante no atendimento de demandas da sociedade. A pesquisa também está intimamente ligada a ações relevantes para nossa comunidade, sendo a base de programas diversos de geração de informações e soluções para o enfrentamento de problemas regionais. Podemos citar projetos que se desdobram em ações de mapeamento e mitigação de riscos ambientais, atividades de pesquisa em inclusão e educação, diversas investigações científicas sobre aspectos de saúde da nossa população, entre muitos outros.”

Fernando Rosado Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale.

A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e a Universidade Feevale foram concebidas, em sua origem, para garantir a formação em nível de graduação para os jovens e profissionais da região. Assim, o ensino de graduação qualificado, inovador e empreendedor, alinhado às demandas da região, evidencia a concretização da responsabilidade social essencial da Aspeur/Feevale para com as pessoas, as empresas e as entidades que a criaram, e que continuam justificando a sua existência.”

Angelita Renck Gerhardt, pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale.

Quando estamos aqui e seguimos os exercícios, notamos melhora. Não largamos isso por nada.”

Edemar Vonibaldo Foss e Solange Rick, ambos de 74 anos. Participam das atividades do projeto social Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação. Ela teve Covid-19 em 2020 e é ex-fumante, tendo passado por complicações após descobrir um câncer de mama. Foss, por sua vez, tinha contato com produtos químicos no trabalho e hoje sente falta de ar.

O projeto é uma grande oportunidade de os alunos conviverem com os pacientes. Temos a possibilidade de agregar bastante ao nosso conhecimento e isso também nos ajuda a escolher nossa futura área de atuação.”

Cecília Chiesa, 23 anos, acadêmica de Fisioterapia. É voluntária no projeto Reabilitação Pulmonar: da prevenção à reabilitação e possui afinidade com a fisioterapia aquática.

Obesidade é uma doença grave e precisa ser reconhecida pelo paciente, família e comunidade. O projeto ajuda a fortalecer e potencializar as ações relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, através de abordagens inter e transdisciplinares, que englobam o âmbito familiar e a comunidade.”

Eliane Fátima Manfio, professora líder do projeto social Transforme-se, Inove-se, Movimente-se e Eduque-se para a Saúde (Times).

Hoje sabemos o quanto é difícil terminar uma graduação. A Universidade Feevale nos possibilita um grande benefício com a bolsa atleta. Além de estar estudando, o aluno se diverte praticando um esporte que gosta, cuidando da saúde e pensando no futuro profissional. Infelizmente, é uma das poucas universidades que nos dão esse apoio aqui no Rio Grande do Sul, e esperamos que outras sigam esse exemplo para que, cada vez mais, os estudantes tenham oportunidades de unir esporte e conhecimento.”

Andrei William Grolli é morador de Carlos Barbosa e atleta da equipe de futsal masculino da Feevale.

O mais interessante foi a integração multicultural proporcionada. Os grupos eram mistos, com participantes de diferentes nacionalidades. O meu, por exemplo, era composto por pessoas da Grécia, Bangladesh, Equador, Bélgica e Brasil. A experiência foi ótima e o Str@tvision me proporcionou maior aprendizado sobre as culturas mencionadas, bem como o mundo dos negócios fora do Brasil.”

Roberta Rambo, participou do programa de intercâmbio Str@tvision Plus – virtual business game, da parceira internacional Universidade UC Leuven Limburg (UCLL).

O Pacto Alegre está cada vez mais forte e recebendo novas adesões, como a da Universidade Feevale, que já chega assumindo essa parceria com espírito colaborativo. Essas entidades entendem a importância do movimento e se disponibilizam a trabalhar junto com as demais, de forma sinérgica, em prol da cidade e, até mesmo, do Estado.”

Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre, iniciativa que tem como proposta transformar a capital gaúcha em um ecossistema global de inovação.

A Universidade Feevale sempre teve a ideia de fincar raízes em Esteio e ser uma instituição presente no cotidiano da cidade. Este é um ambiente que permitirá aproximar as pessoas que têm ideias inovadoras da Prefeitura e de outras empresas, a fim de melhorar os processos e tornar os seus negócios mais eficientes e produtivos.”

Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio, sobre a instalação de uma unidade do Feevale Techpark no município.

Sinto um orgulho enorme em fazer parte da equipe de colaboradores da Universidade Feevale e poder contribuir com os pilares que erguem o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Lidar com informação, ainda mais nos dias de hoje, é um desafio. A minha prática diária só é possível com o apoio da equipe da Biblioteca e da Instituição como um todo. O café que desfrutamos juntos, as conversas de corredor, tudo isso nos constrói e nos faz melhor, trocando e aprendendo diariamente uns com os outros.”

Bruna Heller, bibliotecária da Feevale

Atendo a Universidade Feevale há muitos anos. É com muita satisfação que atuo junto a esta instituição tão conceituada, que conta com profissionais competentes, sérios e atenciosos, que sempre primam pela excelência nos contatos do dia a dia, facilitando o trabalho e o bom andamento dos diversos assuntos que são tratados. Espero que essa parceria continue por muitos anos, para a minha satisfação pessoal e da corporação para a qual trabalho”

José Mauricio Stroeher, executivo de Atendimento e Relacionamento da TOTVS S.A., unidade do Rio Grande do Sul.