Desempenho econômico

Desempenho econômico

Os resultados econômicos atingidos pela Universidade Feevale em 2021 demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros. As políticas de gestão da Instituição decorrem dos objetivos e metas institucionais, como demonstram as informações apresentadas na sequência e no Balanço Social.


Objetivo

Garantir a autossustentabilidade institucional, com vistas ao atendimento das obrigações legais e à perpetuação da Instituição.



% de Margem Ebitda


% de Inadimplência


% de Endividamento geral


% de Depreciação reinvestida anualmente


Objetivo

Promover, incentivar e buscar parcerias para a implementação de projetos e ações inovadoras, gerando condições de invenção, transformação, renovação e melhoria como diferenciais na geração de conhecimento, trabalho e renda, em prol do desenvolvimento sustentável da região.


Indicador 2019 2020 2021
Projetos sociais com foco na geração de renda 7 6 5
Beneficiados nos projetos sociais com foco na geração de renda 608 309 386
Parceiros para projetos sociais com foco no desenvolvimento sustentável 9 13 17

Projeto promove empregabilidade para jovens

O projeto Jovem Aprendiz Feevale tem como objetivo geral capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a inserção no mundo do trabalho, viabilizando, também, sua inclusão nas dimensões social e cultural. A parceria com diversas empresas da região tem permitido a qualificação constante do projeto e possibilitado diversos espaços de inserção no mercado de trabalho para os jovens aprendizes.

Toda empresa de médio e grande porte é obrigada a contratar aprendizes, seguindo a Lei da Aprendizagem (Lei nº.10.097/2000). Assim, o Jovem Aprendiz Feevale tem possibilitado às empresas da região o cumprimento dessa exigência legal, de forma qualificada. Em 2021 foram contratados, como aprendizes, 45 jovens de diferentes empresas parceiras situadas nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Ivoti e São Leopoldo. A partir de parceria com a Arezzo Co, em 2021 foram capacitados 16 jovens, sendo 13 deles efetivados na empresa, após o término do projeto.


Indicador 2019 2020 2021
Empresas vinculadas à Incubadora Tecnológica 44 39 13
Empresas no Feevale Techpark* 71 70 98

* Unidades Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, e incubadas externas.


BRDE Labs e Feevale

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Universidade Feevale formalizaram, em 2021, uma parceria que teve como objetivo realizar a segunda edição do programa BRDE Labs RS, que promove a aceleração de startups sediadas no Estado.

O programa BRDE Labs RS teve como foco a gestão e a estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias na contribuição para o seu êxito operacional. Dentre outros concorrentes do ecossistema gaúcho, o Feevale Techpark teve sua proposta aprovada e foi responsável pela metodologia e condução do processo de aceleração, que ocorreu ao longo de quatro meses, a partir de julho de 2021.

Cinco empresas parceiras participaram desta edição do BRDE Labs RS, na condição de âncoras, contribuindo com sua experiência em identificar gargalos e propor desafios nas áreas da Saúde, Tecnologia da Informação, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0, Agronegócio, Ambiente e Sustentabilidade e Logística, os quais puderam ser solucionados pelas startups. Por terem maior aderência aos desafios, as selecionadas foram conectadas às empresas parceiras para a aceleração.

As cinco startups premiadas pelo BRDE Labs RS foram reveladas em um evento que ocorreu em dezembro de 2021, no Instituto Caldeira. Os empreendedores receberam prêmios em dinheiro, que totalizaram R$ 100 mil, conforme a ordem de classificação.


Pacto Alegre

A Universidade Feevale passou a integrar, em 2021, o Pacto Alegre, iniciativa que tem como proposta transformar a capital gaúcha em um ecossistema global de inovação. O movimento une representantes de diversos segmentos e estimula o empreendedorismo e a realização de projetos coletivos e estratégicos que possam preparar a cidade para os próximos anos, impactando a vida dos cidadãos. A formalização aconteceu em dezembro, no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark.


Incubadora tecnológica

Dois anos depois de ter obtido a certificação Cerne 1, que demonstrou a sua capacidade de prospectar e selecionar boas ideias, transformando-as em negócios inovadores bem-sucedidos, a Incubadora Tecnológica da Feevale conquistou, em 2021, a Cerne 2. Conferida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a certificação tem como objetivo, nesse nível, garantir uma gestão focada em resultados.


Vantage

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale produziram, em 2021, campanhas publicitárias para as empresas ABDO Advogados, especialista em diversas áreas do Direito, e Artecola, presente em 18 países da América Latina. Elas foram elaboradas durante o projeto Vantage, que faz a conexão entre os acadêmicos e o mercado, a partir de demandas trazidas por empresas parceiras.