Estudantes

Estudantes

Estudantes por Nível de Ensino 2019 2020 2021
Graduação 10.323 9.523 8.126
Especialização 753 559 411
Mestrado/Doutorado 328 383 403
Educação Básica 749 638 574
Ensino Técnico 39 36 11
Idiomas Feevale 367 167 119
Cursos por Nível de Ensino 2019 2020 2021
Graduação 75 78 79
Pós-graduação lato sensu** Novos: 39
Reedições: 34
Novos: 13
Reedições: 34
Novos: 10
Reedições: 24
Doutorado 4 4 4
Mestrado 9 10 9
Concluintes em cursos de graduação 1.808 1.565 1.392

** São considerados lato sensu os cursos de especialização e MBA e, stricto sensu, os mestrados e doutorados.


Objetivo

Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.


Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino 2019 2020 2021
Educação Básica 30 33 33
Graduação 200 173 307
Especialização 2 6 6
Mestrado e Doutorado 1 2 8
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas. 356 321 321

Objetivo

Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.


Indicador 2019 2020 2021
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes 20 16 21
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas 67,0% 27,76% 56,54%
Indicador 2019 2020 2021
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,18 4,19 4,23
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,21 4,28 4,36
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,18 4,31 4,30
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,03 4,25 4,23
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,02 4,18 4,16
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 3,98 4,27 4,20
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital 20194 20201 20204 20214
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,06 4,21 4,28 4,29
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,09 4,05 4,23 4,10
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,08 4,10 4,24 4,15

Curricularização

Os currículos dos cursos de graduação contemplam a integração da extensão em disciplinas, proporcionando aos acadêmicos a vivência em atividades voltadas às demandas da sociedade que articulam com sua área de formação. Entre as propostas que ocorreram em 2021, destaca-se a disciplina de Contabilidade das entidades sem fins lucrativos, do curso de Ciências Contábeis.

Acadêmicos e representantes de entidades sociais participaram de atividade de extensão, com o objetivo de articular os conceitos teóricos obtidos no componente curricular com a atividade prática de extensão na produção de relatório com diagnóstico, intervenção e avaliação.

Inicialmente, os estudantes identificaram, por meio da aplicação de um diagnóstico, uma situação-problema a ser resolvida. Após, os conhecimentos adquiridos foram aplicados para a construção de propostas de resolução de problemas. Por fim, a proposta de intervenção foi executada e os resultados foram avaliados.


Objetivo

Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.


Indicador 2019 2020 2021
Estudantes em atividades de ensino 3.187 3.175 4.559
Estudantes em atividade de iniciação científica* 566 444 425
Estudantes em atividade de extensão** 587 326 403

* Consideradas as modalidades: ICJNR, Pibic-EM, Pibic, Pibiti, Probic, Probiti, BIC e ICNR.

** Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.


Divulgação de oportunidades em pesquisa e extensão

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) tem promovido, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs), ações de incentivo para que discentes se insiram como bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa e extensão. Em 2021, os DAs da Licenciatura da Universidade Feevale criaram o “Conheça os nossos projetos”, movimento de divulgação através das redes sociais, no qual docentes líderes e colaboradores apresentaram as ações e resultados dos mesmos. Foram seis programas vinculados ao Youtube e Instagram.

Neste mesmo ano, na Calourada organizada pelo DCE, houve um espaço de fala para a Proppex apresentar os projetos vigentes e as formas de inserção dos discentes, além de um momento de interação para sanar dúvidas sobre a temática.

ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE ENSINO

Indicador* 2019 2020 2021
Estudantes em monitoria remunerada 371 125 226
Estudantes em monitoria não remunerada 67 43 78
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid 74 51 75
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET 19 18 15
Estudantes em estágio curricular não obrigatório 2.330 1.824 1.745
Estudantes em intercâmbio (receptivo) 203 33 39
Estudantes em intercâmbio (emissivo) 44 27 9
Estudantes em intercâmbio de extensão 61 1.034 2.353
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde 18 20 19

* Pode haver duplicidade de pessoas.

ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE PESQUISA

Indicador 2019 2020 2021
Bolsistas de iniciação científica (BIC) 172 147 125
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) 261 148 149
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR)* 0 1 0
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq)** 30 27 32
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) 29 34 35
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) 35 33 35
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) 26 41 35
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) 13 13 14
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) 128 114 92

* Nomenclatura anterior do programa: Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic EM).

** Passa a considerar todos os participantes ao longo das duas vigências do ano, sendo corrigidos os anos anteriores.

Indicador 2019 2020 2021
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc)* 102 111 136
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs/Capes 6 1 6
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq 7 16 22
Bolsistas de Pós-doutorado 3 5 4
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale** 146 219 228
Bolsistas de iniciação à docência*** 2 - -

* O Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares/Capes (Prosup Capes) foi extinto em 09/2017, sendo substituído pelo Programa Prosuc/Capes, destinado a instituições comunitárias de todo o país.

** Em 2017 foram ampliadas as possibilidades de inserção na pós-graduação stricto sensu, através da implementação de bolsas institucionais de 50% do valor da mensalidade para os mestrados e doutorados e bolsas de iniciação à docência, e de 30% do valor da mensalidade para o mestrado em Letras. Em 2019, as bolsas de iniciação à docência do mestrado em Letras, que está em extinção, passaram para 50% do valor da mensalidade.

*** Com a finalização do mestrado em Letras, a bolsa foi extinta.

ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Indicador 2019 2020 2021
Bolsistas de extensão 141 110 136
Atletas bolsistas 102 96 80
Atletas voluntários 4 3 0
Acadêmicos em atividade não remunerada de extensão* 118 156 0
Estudantes voluntários de extensão 328 60 267
Estudantes de graduação matriculados no Idiomas Feevale 136 18 22
Estagiários nos projetos de extensão 67 50 58

* Em 2021, a categoria de acadêmicos não remunerados foi unificada com os estudantes voluntários de extensão.


Objetivo

Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.


Indicador 2019 2020 2021
Bolsa Prouni 2.147 1.879 1.592
Bolsa Escola 122 100 98
Bolsa Iniciação Científica 165 140 138
Bolsa para Projetos de Extensão 124 108 134
Bolsa Monitoria 220 129 126
Bolsa Atleta 65 63 52
Bolsa Seguro Desemprego 63 45 21
Bolsa Professor Mestrado/Doutorado 5 2 0
Bolsa Escola Parcial – Escola* 1 1 1
Bolsa Intercâmbio Receptivo – Escola* 1 0 1
Bolsa de Inovação Empreendedora* 3 6 5
Bolsa Aluno Ouvinte* 10 6 2
Bolsa Medicina* 2 4 6
Bolsa Programa de Inovação Aberta* 1 2 2
Bolsa Capes Integral* 33 8 3
Bolsa Capes Parcial* 174 163 187
Bolsa CNPq Integral* 5 15 21
Bolsa Docência para Educação Básica - Stricto* 21 14 7
Bolsa Incentivo Stricto Sensu* 245 315 350
Total 3.408 3.000 2.746

* Bolsas incluídas neste relatório, juntamente com histórico dos anos anteriores, após revisão do setor de Controladoria.

ESTUDANTES POR TIPO DE DESCONTO*

Indicador 2019 2020 2021
Desconto Aspeur para funcionários 578 388 396
Desconto Aspeur para dependentes de funcionários 249 225 211
Desconto Licenciatura 73 22 6
Desconto Bacharelado 307 219 146
Desconto Diurno 554 365 276
Desconto Convênio de Cooperação 777 807 698
Desconto Egresso 673 604 503
Desconto Idiomas 380 168 256
Desconto Graduação Sênior 182 159 151
Desconto Auxílio Família 746 624 387
Desconto Fisem 14 2 1
Desconto para Curso Superior de Tecnologia 485 397 346
Desconto séries iniciais da Escola de Aplicação* 6 0 0
Desconto Alunos de Transferência - Escola** 0 0 88
Desconto Incentivo Rematrícula - Escola** 0 0 225
Desconto Indicação novo aluno - Escola** 0 0 1
Desconto Ingressantes séries iniciais - Escola** 0 0 3
Desconto Egresso Escola - Graduação** 0 0 24
Desconto Incentivo Rematrícula - Graduação** 0 6.176 6.817
Desconto Medicina Veterinária - Ingressantes** 74 64 55
Desconto Cooperação com Hospital** 79 1 37
Desconto Portador de Diploma Feevale** 59 136 184
Desconto Portador de Diploma Outras Instituições** 29 82 99
Desconto Primeira Turma** 50 40 44
Desconto Segunda Especialização** 18 22 7
Desconto Segurança Pública** 40 54 63
Desconto Sênior - Núcleo Qualificação** 0 0 28
Desconto Servidores Públicos - Stricto** 0 0 7
Total 5.373 10.555 11.059

* São contados os alunos uma única vez no ano, independente se usufruíram de bolsa e/ou descontos nos dois semestres.

** Descontos incluídos neste relatório, juntamente com histórico dos anos anteriores, após revisão do setor de Controladoria.


Objetivo

Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.


ESTUDANTES POR FINANCIAMENTO*

Indicador 2019 2020 2021
Pravaler 1.803 1.622 1.362
Fies 1.048 543 287
Credies 263 308 322
Sicredi 5 6 45
Banrisul 6 42 45
Total 3.125 2.521 2.061

* Para os cursos de pós-graduação também são disponibilizados, pela Universidade, parcelamentos estendidos em 36 meses para os mestrados e em 60 meses para os doutorados.

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO


Objetivo

Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.


Indicador 2019 2020 2021
Atendimentos de orientação profissional 242 20 32
Vagas de estágio curricular não obrigatório, emprego e trainee oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante 3.847 3.156 4.151
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante 5.076 2.624 1.571
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação 58,91% 60,61% 59%

Núcleo de Apoio ao Estudante

O Núcleo de Apoio ao Estudante presta serviços aos alunos e formados da Escola de Educação Básica Feevale, bem como graduados e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Feevale. O Portal de Oportunidades - www.feevale.br/oportunidades - é onde são divulgadas as oportunidades de estágios curriculares não obrigatórios, as vagas de programas de trainees e de emprego e os currículos dos candidatos, de acordo com a área profissional ou de interesse. Para acessar, é preciso ser aluno ou graduado da Instituição.

Empregabilidade e Carreira

Em abril de 2021, foi estruturado o grupo de Empregabilidade da Feevale. Entre os principais objetivos estão: evidenciar a empregabilidade como um diferencial dos alunos e egressos da Instituição​, aumentar o grau de empregabilidade dos alunos e acompanhá-los em busca de colocação, criando meios de facilitar a sua empregabilidade.

Atento ao cenário imposto pela pandemia, em 2021 o grupo pensou em alternativas para aproximação das empresas e alunos. Além do Portal de Oportunidades, foi desenvolvido o Instagram próprio de Oportunidades, voltado às empresas que não querem abrir a vaga no portal, e sim, encontrar uma forma mais rápida de efetuar a sua divulgação. Durante o ano de 2021, o grupo estudou alternativas de gestão e trilhas de carreiras dos alunos, possibilitando pensar em novos serviços dentro do Núcleo de Apoio ao Estudante, que será a área de Carreiras. Essas iniciativas aproximaram os alunos, a Instituição e o mercado de trabalho.