As relações com a comunidade são uma premissa da atuação da Universidade Feevale desde o princípio. A promoção do desenvolvimento regional, acesso à educação, bem-estar e qualidade de vida daqueles que vivem em nosso entorno são princípios norteadores de nossas ações, seja no ensino, pesquisa ou extensão, em iniciativas que vão do apoio ao empreendedorismo até o atendimento de demandas em saúde, entre muitas outras áreas. Neste Relatório, enfatizamos esse elo com nossa comunidade e os números demonstram de forma clara nossos esforços contínuos em prol da transformação social e econômica, trabalhando em colaboração com nossa comunidade.”
Fernando Rosado Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale.
A relevância social da Universidade Feevale está em oferecer, no processo formativo dos seus estudantes, o conhecimento dos avanços científicos e as inovações, a produção de novos conhecimentos e de inovações com impacto para pessoas, empresas e entidades da comunidade regional. Também possibilitamos a vivência da construção de soluções para as questões sociais e econômicas, além da construção individual e coletiva de uma nova perspectiva de futuro.”
Angelita Renck Gerhardt, pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale.
Eu sempre nadei, minha vida inteira. E um dos pontos que me fez vir para a Feevale foi o esporte, porque eu queria continuar nadando e a Universidade sempre incentivou.”
Jéssica Renata Aliprandini Löser, estudante de Engenharia Civil e integrante do programa Esporte Universitário. A natação foi o esporte que escolheu não somente para o período de estudos, mas para a vida.
O projeto mudou a minha vida para melhor. Mudou financeiramente, com algumas receitas que fiz e vendi, e melhorou minha saúde (vivia com pressão alta) e perspectiva de vida. Isso me deu mais incentivo para viver. Meus familiares também gostaram. Todas as vezes que eu chegava do curso, fazia as receitas. Quando eu ia tirar foto, já não tinha mais.”
Zenaide Prestes, dona de casa, participante do projeto social Confeitaria e Panificação – qualificação para o mercado de trabalho. Na foto, com os demais participantes de uma das edições da qualificação.
O nosso objetivo é, além de promover a conscientização da higiene bucal, trabalhar a interação social e diversificar o quadro técnico e acadêmico da Feevale.”
Ronairo Zaiosc Turchiello, professor do curso de Odontologia, que acompanhou estudantes no Trote Solidário realizado na Apae de Novo Hamburgo (na foto, com participantes da ação). Os alunos organizaram atividades lúdicas e momentos de dança e brincadeiras para as pessoas atendidas pela entidade.
Os esforços conjuntos já prepararam dezenas de jovens para o mercado de trabalho, trouxeram um hospital veterinário do mais alto nível para a cidade e vão garantir um centro tecnológico educacional para nossos alunos. É algo muito importante para nós e que, esperamos, siga crescendo e trazendo ainda mais avanços para o município.”
Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. Segundo ele, a parceria entre o município e a Feevale está rendendo inúmeras conquistas para os campo-bonenses.
A Feevale é a primeira instituição brasileira com a qual eu trabalhei, mas acho que essa parceria de longa data que a Universidade tem com as instituições finlandesas é porque nós entendemos uma à outra. A Instituição sabe o que é e onde está a Finlândia, como é o nosso sistema educacional, fundamentos-chave e ideais pedagógicos. Temos um terreno compartilhado para discutir e desenvolver ações conjuntas. Aprendemos a nos conhecer bem e discutimos muito. Estou muito feliz com o Mentored Teacher Education, programa que tem sido uma experiência fantástica para mim também.”
Niina Nyyssölä, gestora da Tampere University, da Finlândia
Quando cheguei no Brasil, não sabia falar português e tinha dificuldades em entender a cultura e os eventos do país. Era complicado para nós e o projeto nos ajudou a entender os nossos direitos e deveres aqui. Também tive ajuda na procura de emprego e no idioma, o que foi um grande passo na minha vida. Nos primeiros meses de adaptação, trabalhei em uma gráfica e, posteriormente, com o suporte do projeto, tive a oportunidade de seguir o sonho de ser atleta de patinação no gelo.”
Olwith Lindor, chegou no Brasil em 2016, vindo do Haiti. Participou do projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), desenvolvido pela Feevale. Hoje mora nos Estados Unidos, onde se tornou o primeiro patinador no gelo haitiano a se juntar ao elenco do espetáculo Disney on Ice.
O projeto cumpre com o propósito comunitário da Universidade, pois desde 2011 recebe a comunidade em concertos gratuitos no Teatro Feevale, com uma parceria de grande relevância com o Banco de Alimentos. Toda a montagem apresentada pelos grupos resulta do envolvimento de pessoas da comunidade, que participam do Movimento Coral Feevale gratuitamente. Dessa forma, o projeto busca, cada vez mais, abraçar a comunidade, contribuindo para a ampliação da cultura musical coral e instrumental, numa perspectiva de inclusão, socialização e humanização.”
Denise Blanco Sant'Anna, coordenadora do Movimento Coral Feevale