Estudantes

Estudantes

Estudantes por Nível de Ensino 2020 2021 2022
Graduação 9.523 8.126 8.680
Especialização 559 411 517
Mestrado/Doutorado 383 403 348
Educação Básica 638 574 639
Ensino Técnico 36 11 5
Idiomas Feevale 167 119 94
Cursos por Nível de Ensino 2020 2021 2022
Graduação 78 79 74
Pós-graduação lato sensu** Novos: 13
Reedições: 34
Novos: 10
Reedições: 24
Novos: 1
Reedições: 32
Doutorado 4 4 4
Mestrado 10 9 9
Concluintes em cursos de graduação 1.565 1.392 1.316

** São considerados lato sensu os cursos de especialização e MBA e, stricto sensu, os mestrados e doutorados.


Bate-papo com o Reitor

O bate-papo do reitor Cleber Prodanov com os alunos é um momento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Feevale, que acontece desde o retorno das atividades presenciais.

Durante a conversa, são abordados diferentes temas de interesse da comunidade acadêmica, como uma projeção para o semestre seguinte e oportunidades ofertadas pela Instituição e seus parceiros, para que os acadêmicos possam, paralelamente à sua graduação, se desenvolverem profissionalmente.

Além do reitor, participam do bate-papo os pró-reitores Angelita Renck Gerhardt (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), e os diretores dos institutos acadêmicos Caren Mello Guimarães (Ciências da Saúde), João Batista Mossmann (Ciências Criativas e Tecnológicas) e Luis Henrique Rauber (Ciências Humanas e Sociais).

Objetivo

Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.


Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino 2020 2021 2022
Educação Básica 33 33 36
Graduação 173 307 266
Especialização 6 6 6
Mestrado e Doutorado 2 8 9
Indicador 2020 2021 2022
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas 321 321 207

Objetivo

Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.


Indicador 2020 2021 2022
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes 16 21 24
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas 27,76% 56,54% 47,70%

A Avaliação Institucional é considerada um processo sistemático na promoção do autoconhecimento, bem como na busca de subsídios ao planejamento e ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

Por meio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Instituição desenvolve ações de forma contínua, integrada e participativa, contribuindo para a definição de políticas e a construção de uma cultura de valorização dos resultados da avaliação como, pré-requisito para o planejamento e o desenvolvimento da Instituição, bem como a prestação de contas à sociedade.

Indicador 2020 2021 2022
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,19 4,23 4,25
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,28 4,36 4,31
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,31 4,30 4,33
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,25 4,23 4,36
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,02 4,18 4,03
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 3,98 4,27 4,29
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital 20201 20204 20214 202201 202202
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,21 4,28 4,29 4,12 4,14
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,05 4,23 4,10 4,05 4,32
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,10 4,24 4,15 4,07 4,26

Objetivo

Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.


Indicador 2020 2021 2022
Estudantes em atividades de ensino 3.175 4.559 3.741
Estudantes em atividade de iniciação científica* 444 425 478
Estudantes em atividade de extensão** 326 403 470

* Consideradas as modalidades: ICJNR, Pibic-EM, Pibic, Pibiti, Probic, Probiti, BIC e ICNR.

** Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.


Novas modalidades de participação na pesquisa e extensão

A fim de ampliar a participação, formação e aprimoramento de estudantes de diferentes níveis de ensino, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) criou três novos programas de participação em projetos de extensão, com o Egresso Voluntário e Voluntário Júnior, e, na pesquisa, a Iniciação Científica Feevale Digital.

Em relação aos programas de extensão, foi ampliado o público com possibilidade de inserção como voluntário dos projetos de extensão. Estudantes de Ensino Médio/Técnico e egressos da Feevale e de outras instituições de ensino superior passaram a participar dos projetos. A partir da criação dessas novas modalidades, os egressos poderão colaborar com suas expertises, potencializando as ações nas comunidades. Os estudantes das escolas poderão adquirir novas experiências, desenvolvimento de habilidades e competências, vivenciando um ambiente universitário e social com vistas à construção e aplicação de conhecimentos na relação dialógica e transformadora com a comunidade.

Quanto à pesquisa, o Programa de Iniciação Científica Feevale Digital oportunizou a inserção dos acadêmicos dos cursos de graduação, modalidades digitais ou do ensino a distância em atividades de pesquisa. São três as modalidades de participação dos alunos: Bolsista de Iniciação Científica (BIC) Digital, Acadêmico de Iniciação Científica Não Remunerado (ICNR) Digital e Acadêmico de Iniciação Científica Não Remunerado Externo (ICE) Digital.

Independentemente da modalidade de curso do estudante, há a possibilidade de ingresso com bolsa em projetos de pesquisa. Esses novos programas ampliam o alcance de participação de novos estudantes a projetos de extensão e pesquisa, fortalecendo o compromisso da Universidade com a formação de recursos humanos e com o social.


ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE ENSINO

Indicador* 2020 2021 2022
Estudantes em monitoria remunerada 125 226 172
Estudantes em monitoria não remunerada 43 78 37
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid 51 75 37
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET 18 15 19
Estudantes em estágio curricular não obrigatório 1.824 1.745 1.647
Estudantes em intercâmbio (receptivo) 33 39 38
Estudantes em intercâmbio (emissivo) 27 9 14
Estudantes em intercâmbio de extensão 1.034 2.353 1.752
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde 20 19 25

* Pode haver duplicidade de pessoas.

ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE PESQUISA

Indicador 2020 2021 2022
Bolsistas de iniciação científica (BIC) 147 125 202
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) 148 149 138
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR)* 1 0 0
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq) 27 32 27
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) 34 35 38
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) 33 35 26
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) 41 35 38
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) 13 14 9
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) 114 92 100

* Nomenclatura anterior do programa: Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic EM).

Indicador 2020 2021 2022
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc) 111 136 151
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs/Capes 1 6 6
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq 16 22 20
Bolsistas de Pós-doutorado 5 4 6
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale 219 228 161

ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Indicador 2020 2021 2022
Bolsistas de extensão 110 136 149
Atletas bolsistas 96 80 90
Atletas voluntários 3 0 6
Estudantes voluntários de extensão 216 267 321
Estudantes de graduação matriculados no Idiomas Feevale 18 22 13
Estagiários nos projetos de extensão 50 58 45

Curricularização

Os currículos dos cursos de graduação contemplam a integração da extensão em disciplinas, proporcionando aos acadêmicos a vivência em atividades voltadas às demandas da sociedade que articulam com sua área de formação. Entre as propostas que ocorreram em 2022, destaca-se a disciplina “Cenários do Brasil Contemporâneo”, que está presente no currículo da maior parte dos cursos de graduação, atendendo a formação humanista. A proposta visa à interação dos alunos com os projetos de extensão institucionais, iniciando em um processo de formação sobre a temática, seguido de observações em campo. A partir disso, o aluno propõe uma intervenção que venha agregar as atividades já desenvolvidas com a comunidade. Entre as ações realizadas, pode-se destacar:

A atividade de extensão na disciplina é finalizada com avaliação dos resultados, considerando o diagnóstico realizado inicialmente.

Objetivo

Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.


Indicador 2020 2021 2022
Bolsa Prouni 1.879 1.592 1.442
Bolsa Escola 100 98 93
Bolsa Iniciação Científica 140 138 131
Bolsa para Projetos de Extensão 108 134 151
Bolsa Monitoria 129 126 136
Bolsa Atleta 63 52 59
Bolsa Seguro Desemprego 45 21 9
Bolsa Escola Parcial – Escola* 1 1 1
Bolsa Intercâmbio Receptivo – Escola* 1 1 1
Bolsa de Inovação Empreendedora* 5 5 9
Bolsa Aluno Ouvinte* 6 2 3
Bolsa Medicina* 4 6 10
Bolsa Programa de Inovação Aberta* 2 2 1
Bolsa Capes Integral* 8 3 1
Bolsa Capes Parcial* 163 187 204
Bolsa CNPq Integral* 15 21 21
Bolsa Docência para Educação Básica - Stricto* 14 7 1
Bolsa Incentivo Stricto Sensu* 315 350 257
Total 3.000 2.746 2.529

* Bolsas incluídas neste relatório, juntamente com histórico dos anos anteriores, após revisão do setor de Controladoria.

ESTUDANTES POR TIPO DE DESCONTO*

Indicador 2020 2021 2022
Desconto Aspeur para funcionários 388 396 375
Desconto Aspeur para dependentes de funcionários 225 211 199
Desconto Licenciatura 22 6 21
Desconto Bacharelado 219 146 77
Desconto Diurno 365 276 78
Desconto Convênio de Cooperação 807 698 754
Desconto Egresso 604 503 453
Desconto Idiomas 168 256 83
Desconto Graduação Sênior 159 151 79
Desconto Auxílio Família 624 387 368
Desconto Fisem 2 1 1
Desconto para Curso Superior de Tecnologia 397 346 163
Desconto Alunos de Transferência - Escola** 0 88 106
Desconto Incentivo Rematrícula - Escola** 0 225 181
Desconto Indicação novo aluno - Escola** 0 1 1
Desconto Ingressantes séries iniciais - Escola** 0 3 2
Desconto Egresso Escola - Graduação** 0 24 36
Desconto Incentivo Rematrícula - Graduação** 6.176 6.817 5.034
Desconto Medicina Veterinária - Ingressantes** 64 55 69
Desconto Cooperação com Hospital** 1 37 45
Desconto Portador de Diploma Feevale** 136 184 136
Desconto Portador de Diploma Outras Instituições** 82 99 74
Desconto Primeira Turma** 40 44 44
Desconto Segunda Especialização** 22 7 4
Desconto Segurança Pública** 54 63 57
Desconto Sênior - Núcleo Qualificação** 0 28 11
Desconto Servidores Públicos - Stricto** 0 7 14
Total 10.555 11.059 8.465

* São contados os alunos uma única vez no ano, independente se usufruíram de bolsa e/ou descontos nos dois semestres.

** Descontos incluídos neste relatório, juntamente com histórico dos anos anteriores, após revisão do setor de Controladoria.


Objetivo

Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.


ESTUDANTES POR FINANCIAMENTO*

Indicador 2020 2021 2022
Pravaler 1.622 1.362 1.164
Fies 543 287 133
Credies 308 322 326
Sicredi 6 45 57
Banrisul 42 45 45
Total 2.521 2.061 1.725

* Para os cursos de pós-graduação também são disponibilizados, pela Universidade, parcelamentos estendidos em 36 meses para os mestrados e em 60 meses para os doutorados.

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO


Objetivo

Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.


Indicador 2020 2021 2022
Atendimentos de orientação profissional 20 32 18
Vagas de estágio curricular não obrigatório, emprego e trainee oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante 3.156 4.151 3.970
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante 2.624 1.571 1.442
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação 60,61% 59% 62%

Empregabilidade e Carreira

Em abril de 2021, foi estruturado o grupo de Empregabilidade da Feevale. Entre os principais objetivos estão: evidenciar a empregabilidade como um diferencial dos alunos e egressos da Instituição, aumentar o grau de empregabilidade dos alunos e acompanhá-los em busca de colocação no mercado, criando meios para facilitar a sua empregabilidade.

Atento ao cenário imposto pela pandemia, em 2021 o grupo pensou em alternativas para a aproximação das empresas e alunos. Além do Portal de Oportunidades, foi desenvolvido o Instagram próprio de Oportunidades, voltado às empresas que não querem abrir a vaga no portal, e sim, encontrar uma forma mais rápida de efetuar a sua divulgação.

Durante o ano de 2022, o grupo estudou alternativas de gestão e trilhas de carreiras dos alunos, possibilitando pensar em novos serviços dentro do Núcleo de Apoio ao Estudante, que será a área de Carreiras. As empresas são convidadas a conhecer os câmpus e participar do evento Trame - Trabalho e Mercado, que integra a Feira de Oportunidades. Essas iniciativas aproximaram os alunos, a Universidade e o mercado de trabalho.