Este capítulo tem como objetivo evidenciar a inserção social da Universidade Feevale em relação às suas práticas trabalhistas. Dessa forma, são apresentados, a seguir, os objetivos e indicadores.
Objetivo
Promover processos de seleção, contratação e promoção das pessoas de forma ética e transparente, que prevejam a inclusão social, a valorização da diversidade étnica, etária e de gênero, bem como o atendimento aos preceitos legais, garantindo a igualdade de condições de acesso às vagas de emprego na Instituição.
Indicador | 2020 | 2021* | 2022 |
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Docentes | 534 | 469 | 510 |
Técnico-administrativos | 663 | 657 | 724 |
Total de técnico-administrativos e docentes | 1.197 | 1.126 | 1.234 |
* As reduções nos resultados de 2021 apresentadas nestes indicadores são reflexos da pandemia de Covid-19. Foram necessárias reestruturações internas como medida de adequação ao cenário econômico atual, contudo, já é possível observar o restabelecimento do quadro.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Percentual de funcionários acima de 45 anos | 26,65% | 32,06% | 32% |
Mulheres | 734 | 696 | 743 |
Homens | 463 | 441 | 491 |
Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres | 56,49% | 61,43% | 59% |
Salário médio das mulheres | R$ 3.555,43 | R$ 5.507,37 | R$ 4.126,37 |
Negros | 30 | 29 | 40 |
Salário médio dos negros | R$ 2.081,87 | R$ 3.638,43 | R$ 2.737,35 |
Pessoas com necessidades específicas | 63 | 59 | 64 |
Salário médio das pessoas com necessidades específicas | R$ 1.596,99 | R$ 1.767,81 | R$ 1.962,86 |
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Vagas de emprego oferecidas | 107 | 183 | 295 |
Taxa de rotatividade de técnico-administrativos | 13,77% | 22,54% | 27,06% |
Taxa de rotatividade de docentes | 9,61% | 11,37% | 11,21% |
Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva | 100% | 100% | 100% |
Objetivo
Promover o desenvolvimento dos recursos humanos da Feevale por meio do investimento na formação continuada.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022* |
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Técnico-administrativos e estagiários beneficiados com aprimoramentos | 540 | 535 | 203 |
Média de horas de aprimoramento por ano dos funcionários técnico-administrativos e estagiários | 6h23min | 3h41min | 1h33min |
Docentes beneficiados com atividades de aprimoramentos** | 428 | 331 | 302 |
* Dados de aprimoramento em 2022 estão inconsistentes por conta do novo sistema implementado na Instituição, de forma que os números apresentados representam a totalidade. Em 2023, os aprimoramentos serão retomados com foco nas demandas estratégicas.
** Com a descontinuidade do sistema de aprimoramento, a Instituição está trabalhando em algumas frentes como forma de melhoria na qualidade da entrega e na gestão de indicadores:
- Implantação da plataforma Feevale Inside, que administrará os dados referentes a formação continuada e dispõem de uma curadoria de conteúdo e biblioteca virtual, que facilitará a aprendizagem de todos os colaboradores.
- Reconstrução das competências essenciais, que norteiam a revitalização dos projetos e pilares do sistema de educação continuada institucional e gestão do conhecimento.
- Inserção de um novo módulo de gestão de formações e matriz de desenvolvimento vinculado ao sistema de gestão da performance e com isso possiblidades de análises de indicadores mais consistentes e completas.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Funcionários do quadro docente que recebem bolsa Aspeur | 54 | 48 | 6 |
Funcionários do quadro técnico-administrativo que recebem bolsa Aspeur | 363 | 318 | 269 |
Valores investidos em bolsa Aspeur/ano | R$ 2.940.574,98 | R$ 2.445.397,91 | R$ 2.878.734,74 |
Objetivo
Promover e manter programas de cuidado e prevenção com a saúde, segurança e condições de trabalho dos funcionários.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Funcionários e estagiários atendidos na Segurança e Medicina do Trabalho | 169 | 1.281 | 271 |
Atendimentos realizados pela Segurança e Medicina do Trabalho (consulta, exames periódicos, admissão, retorno ao trabalho) | 935 | 1.119 | 1.046 |
Funcionários atendidos nas clínicas de saúde* | 42 | 812 | 1.225 |
Funcionários atendidos no setor de coletas do Cies** | 48 | 109 | 80 |
Beneficiados nas atividades físicas e aquáticas*** | 99 | 52 | 93 |
* Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia, Hidroterapia, Farmácia, Nutrição, Quiropraxia e Psicologia. O aumento dos atendidos em 2021 e 2022 dá-se, principalmente, aos atendimentos na Clínica de Psicologia e estão relacionados ao período da pandemia da COVID-19. Durante o período de isolamento social e na retomada das atividades presenciais, a Instituição incentivou que os colaboradores buscassem atendimento, disponibilizando o serviço escola de psicologia no Centro Integrado de Psicologia – CIP.
** Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).
*** As atividades físicas incluem: hidroginástica adulto, hidrojump, hidromaturidade, hidromix, hidrogestante, natação adulto, alongamento, musculação maturidade e musculação.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Acidentes típicos com afastamento | 3 | 9 | 10 |
Acidentes de trajeto com afastamento | 1 | 3 | 5 |
Acidentes típicos sem afastamento | 0 | 1 | 6 |
Acidentes de trajeto sem afastamento | 0 | 0 | 3 |
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Dias de afastamento por acidentes típicos | 394 | 117 | 63 |
Dias de afastamento por acidentes de trajeto | 373 | 87 | 37 |
Taxa de frequência de acidentes* | 4,59 | 13,95 | 14,08 |
Taxa de gravidade de acidentes** | 880,81 | 218,88 | 58,67 |
* Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
** Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Na taxa de gravidade são computados os dias daqueles que permaneceram afastados no período em questão, embora o acidente tenha ocorrido no ano anterior.
Diálogo Mensal de Segurança - DMS
A Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) retomou os diálogos mensais de segurança junto às equipes de manutenção e, em conjunto com as lideranças, desenvolve conteúdos voltados a esses colaboradores. Em 2022, foram abordados assuntos relacionados a perigos e riscos, hierarquia dos controles, proteção das mãos e segurança com escadas, entre outros. Os temas são sugeridos considerando as necessidades apresentadas pelos funcionários do setor ou identificação apontada pelo SESMT e/ou lideranças.
Objetivo
Realizar o acompanhamento dos funcionários desligados e contribuir para a avaliação dos processos da Universidade.
Indicador | 2020 | 2021 | 2022 |
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Funcionários desligados | 137 | 225 | 195 |
Reclamatórias trabalhistas (funcionários) | 5 | 15 | 6 |
Reclamatórias trabalhistas (terceiros) | 6 | 17 | 0 |
Percentual de funcionários demitidos que foram entrevistados* | 26,51% | - | - |
Percentual de funcionários que solicitaram desligamento por novas perspectivas de trabalho | 54,0% | - | - |
* Dados não levantados, visto que eram extraídos nas entrevistas que não foram realizadas em 2021 e 2022.
Objetivo
Promover e manter ações que corroborem com um processo contínuo de avaliação que identifique a motivação dos seus funcionários.
Avaliação de Clima e Engajamento - Satisfação geral* | Resultado 2016 | Resultado 2019 |
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Docentes | 4.25 | 4.31 |
Técnico-administrativos | 4.23 | 4.03 |
Estagiários | 4.18 | 4.01 |
* Resultados gerais da Avaliação de Clima e Engajamento, realizada a cada três anos, sendo que a última avaliação foi aplicada em 2019.
Feevale Day
Com uma programação que incluiu shows e muitas surpresas, a primeira edição do Feevale Day reuniu, em dezembro de 2022, professores, técnicos administrativos e estagiários da Universidade Feevale. O objetivo do encontro, que aconteceu no Teatro Feevale, foi proporcionar às pessoas que fazem parte da Instituição um momento diferenciado, celebrando o pertencimento e a cultura #SouFeevale.
A ação foi organizada pelo setor de Gestão de Pessoas, em parceria com outras áreas da Feevale. Durante o evento, também foi anunciada a implantação do Day Off, que passa a proporcionar aos funcionários um momento diferente em seus aniversários.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) coordena os processos de autoavaliação institucional, os quais têm como principais objetivos identificar os avanços e desafios da Feevale em cada uma das suas dimensões, bem como subsidiar o planejamento institucional e a tomada de decisão pelos gestores, a partir dos resultados da autoavaliação, com vistas à qualificação permanente da Instituição.