A governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e impulsionadas, envolve o relacionamento entre todos os órgãos de gestão. Esse sistema é regido por quatro valores fundamentais: senso de justiça, transparência, prestação responsável de contas e conformidade (compliance).
Na Universidade Feevale, a governança corporativa busca o envolvimento de todas as partes interessadas. Em 2022, a estrutura organizacional da Instituição foi composta por:
ÓRGÃO MANTENEDOR
- Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur)
ÓRGÃO COLEGIADO DE DELIBERAÇÃO SUPERIOR
- Conselho Universitário (Consu)
ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO
- Administração geral, exercida pelo Reitor
- Gestão Executiva
Pró-reitorias
- Pró-reitoria de Ensino (Proen)
- Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex)
Diretorias
- Diretoria de Inovação
- Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais
- Diretoria de Captação e Novos Negócios
ÓRGÃOS INTERMEDIÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO
- Institutos acadêmicos
- Cursos e/ou programas
- Escola de Aplicação Feevale
- Feevale Techpark
ÓRGÃOS SUPLEMENTARES
- Comissão Própria de Avaliação (CPA)
- Conselho de Ensino (Conen)
- Conselho de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu (CONPPG)
- Conselho de Extensão (Conex)
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
- Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua)
- Comissão Interna de Biosegurança (CIBio)
- Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu)
- Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos – ProUni (Colap)
Professores são empossados na coordenação de cursos
Durante um encontro de formação realizado em dezembro de 2022, foram empossados os coordenadores dos cursos de graduação da Feevale, eleitos para o mandato 2023-2025. A formação teve por objetivo instrumentalizar os professores acerca dos processos que envolvem a função.
Na ocasião, o reitor Cleber Prodanov disse que os coordenadores são a ponta da relação da Instituição com os estudantes. Ele destacou os reconhecimentos de cursos pelo Ministério da Educação (MEC) e os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) como avanços e fruto do trabalho de todos.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fernando Spilki, lembrou que a sua área tem uma integração muito grande com a graduação, não só em função da regulamentação do MEC, mas, também, por iniciativa da própria Instituição, pois não existe a possibilidade de uma graduação desconectada de elementos de iniciação científica e de extensão.
Já o superintendente executivo Roberto Sarquis Berte fez uma explanação sobre os investimentos que a Feevale vem fazendo em termos de infraestrutura, tanto de novas tecnologias como físicas, que também auxiliam os coordenadores e professores. Ele citou melhorias nos servidores, que foram essenciais para a migração do presencial para o digital durante a pandemia, e em novos sistemas e objetos de aprendizagem.