Desempenho econômico

Desempenho econômico

Os resultados econômicos atingidos pela Feevale em 2023 demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros. As políticas de gestão da Universidade decorrem dos objetivos e metas institucionais, como demonstram as informações apresentadas na sequência, nas Demonstrações Contábeis e no  Balanço Social.


Objetivo

Garantir a autossustentabilidade institucional, com vistas ao atendimento das obrigações legais e à perpetuação da Instituição.



% de Margem Ebitda


% de Endividamento geral


% de Depreciação reinvestida anualmente


% de Inadimplência


Objetivo

Promover, incentivar e buscar parcerias para a implementação de projetos e ações inovadoras, gerando condições de invenção, transformação, renovação e melhoria como diferenciais na geração de conhecimento, trabalho e renda, em prol do desenvolvimento sustentável da região.


Indicador 2021 2022 2023
Projetos sociais com foco na geração de renda 5 5 6
Beneficiados nos projetos sociais com foco na geração de renda 386 559 560
Parceiros para projetos sociais com foco no desenvolvimento sustentável 17 17 20

Indicador 2021 2022 2023
Empresas vinculadas à Incubadora Tecnológica 13 14 18
Empresas no Feevale Techpark* 98 111 117

* Unidades Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, e incubadas externas.


BRDE Labs

O Feevale Techpark foi responsável, em 2023, pelo processo de aceleração de startups do Rio Grande do Sul, a partir do BRDE Labs. O foco do programa está na gestão e na estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional. Empresas já consolidadas também participaram, desde o início da aceleração, na condição de “âncoras”, contribuindo com sua experiência para identificar gargalos e propor desafios que pudessem ser solucionados pelas startups.

No período de aceleração, cada startup selecionada participou de mais de 30 horas de cursos especializados, mais de 100 horas de mentorias e mais de 80 horas de encontros individuais. Durante o programa, foram assinados, ainda, 16 Non Disclosure Agreements (acordos de não divulgação) entre âncoras e startups do programa e 44 propostas comerciais seguiram em andamento. Além disso, foram agendadas 23 Provas de Conceito (POC) e encaminhados seis fundos de investimento.

Quatro startups receberam prêmios em dinheiro, que totalizaram R$ 170 mil, conforme a ordem de classificação. Além disso, tiveram a oportunidade de realizar provas de conceito e negócios diretamente com as empresas parceiras.


Escola virtual de economia criativa

A Universidade Feevale, a Fundação Roberto Marinho e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) inauguraram, em 2023, o primeiro laboratório da escola digital co.liga no Rio Grande do Sul. O espaço está localizado na Cidade dos Contêineres, no Câmpus II da Instituição.

A co.liga é uma escola virtual de economia criativa, que oferece diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho. São cursos de diferentes áreas, como Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais, que dialogam com outros segmentos. A proposta do laboratório é oferecer aos estudantes coligados acompanhamento da equipe pedagógica da Feevale e módulos específicos para cada curso.

A escola virtual já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. Ela está presente em quase todos os Estados e em vários países, como Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA.