Funcionários e Práticas Trabalhistas

Funcionários e Práticas Trabalhistas

Este capítulo tem como objetivo evidenciar a inserção social da Universidade Feevale em relação às suas práticas trabalhistas. Dessa forma, são apresentados, a seguir, os objetivos e indicadores.


Objetivo

Promover processos de seleção, contratação e promoção das pessoas de forma ética e transparente, que prevejam a inclusão social, a valorização da diversidade étnica, etária e de gênero, bem como o atendimento aos preceitos legais, garantindo a igualdade de condições de acesso às vagas de emprego na Instituição.


Indicador 2021 2022 2023
Docentes 469 510 515
Técnico-administrativos 657 724 765
Total de técnico-administrativos e docentes 1.126 1.234 1.280
Indicador 2021 2022 2023
Percentual de funcionários acima de 45 anos 32,06% 32% 31,90%
Mulheres 696 743 786
Homens 441 491 494
Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres 61,43% 59% 60,14%
Salário médio das mulheres R$ 5.507,37 R$ 4.126,37 R$ 4.700,98
Negros 29 40 49
Salário médio dos negros R$ 3.638,43 R$ 2.737,35 R$ 2.789,52
Pessoas com necessidades específicas 59 64 65
Salário médio das pessoas com necessidades específicas R$ 1.767,81 R$ 1.962,86 R$ 2.275,60

Programa Inove

O Programa Inove iniciou em 2007, com o propósito de proporcionar ações que visem à inclusão e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Aspeur/Feevale, bem como disseminar uma cultura institucional inclusiva. Sendo assim, a iniciativa vem sendo constantemente revista para atender necessidades e propor adequações, construindo novas possibilidades no processo de inclusão e acessibilidade na Instituição.

Em 2023, o programa passou por uma avaliação, onde foi feita uma revisão macro de todas as iniciativas, desde identidade visual, até objetivo e ações. Todo o grupo de colaboradores PCDs teve a oportunidade de participar dessas avaliações, contribuindo de forma ativa para a construção da nova proposta. Em novembro, ocorreu o relançamento do Inove, por meio de um evento pensado exclusivamente para as pessoas com deficiência.

Na ocasião, foram apresentados os novos objetivos, que são: fortalecer as ações de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Instituição, assim como ampliar o escopo de atuação para trabalhar questões voltadas à diversidade. A intenção é fomentar principalmente ações que incentivem as relações de forma saudável e de respeito às pessoas em sua totalidade, disseminando, assim, uma cultura inclusiva.


Indicador 2021 2022 2023
Vagas de emprego oferecidas 183 295 271
Taxa de rotatividade de técnico-administrativos 22,54% 27,06% 28,13%
Taxa de rotatividade de docentes 11,37% 11,21% 8,48%
Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva 100% 100% 100%

Objetivo

Promover o desenvolvimento dos recursos humanos da Feevale por meio do investimento na formação continuada.


Indicador 2021 2022 2023
Técnico-administrativos e estagiários beneficiados com aprimoramentos 535 203* 593**
Média de horas de aprimoramento por ano dos funcionários técnico-administrativos e estagiários 3h41min 1h33min* 10h40min**
Docentes beneficiados com atividades de aprimoramentos 331 302* 274**

* Dados de aprimoramento em 2022 estão inconsistentes por conta do novo sistema implementado na Instituição, de forma que os números apresentados representam a totalidade.

** O aumento dos indicadores em 2023 para o público técnico-administrativo e estágiarios se atribui ao investimento institucional no Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), Momentos do Cuidar (iniciativa de apoio à saúde mental) e Capacitações de Segurança do Trabalho como: DMS – Diálogos Mensais de Segurança, Capacitação CIPA e Brigada de Incêndio.


Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)

Em abril de 2023, o setor de Gestão de Pessoas da Universidade Feevale lançou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). O objetivo da Instituição é desenvolver e fortalecer a relação dos gestores com suas equipes, em temas contemporâneos relacionados à gestão de pessoas e sua interface com o negócio, contemplando os eixos administrativo e acadêmico.

O PDL é sistemático e ocorrerá de modo contínuo, garantindo que as lideranças recebam formação adequada para seu autodesenvolvimento e, por consequência, o aperfeiçoamento do seu papel de líder. Everton Zambon, gerente de Gestão de Pessoas, disse na abertura: “Liderar é administrar conflitos, carreiras e expectativas. É desenvolver pessoas e facilitar o relacionamento. É ter uma melhor gestão de equipe para aumentar a retenção dos talentos”. Na programação constam encontros presenciais, com diferentes facilitadores, além de trilhas de aprendizagem online.


Indicador 2021 2022 2023
Funcionários do quadro docente que recebem bolsa Aspeur 48 6 9
Funcionários do quadro técnico-administrativo que recebem bolsa Aspeur 318 269 353
Valores investidos em bolsa Aspeur/ano R$ 2.445.397,91 R$ 2.878.734,74 R$ 3.629.672,37

A Bolsa Aspeur é um benefício voltado aos colaboradores da Instituição no formato de desconto em cursos de idiomas, graduação e pós-graduação, com percentual variável conforme a carga horária exercida na instituição.


Objetivo

Promover e manter programas de cuidado e prevenção com a saúde, segurança e condições de trabalho dos funcionários.



Inauguração do Espaço Família

A Universidade Feevale inaugurou, em 2023, o Espaço Família, ambiente localizado no prédio Bicolor, no Câmpus II, que conta com sala de amamentação, fraldário e área kids. A sala de amamentação e o fraldário são de uso exclusivo para amamentação e troca de fraldas; já a área kids é um local de recreação destinado às crianças, que devem estar acompanhadas de responsáveis e estão disponíveis para toda a comunidade Feevale. No evento de lançamento do novo espaço ocorreu uma oficina sobre cuidados na amamentação e técnicas de desengasgo de bebês, ministrada por meio do programa Mãe-bebê: da gestação ao primeiro ano de vida.

Indicador 2021 2022 2023
Funcionários e estagiários atendidos na Segurança e Medicina do Trabalho**** 1.281 271 497
Atendimentos realizados pela Segurança e Medicina do Trabalho (consulta, exames periódicos, admissão, retorno ao trabalho)***** 1.119 1.046 1.403
Funcionários atendidos nas clínicas de saúde* 812 1.225 1.056
Funcionários atendidos no setor de coletas do Cies** 109 80 81
Beneficiados nas atividades físicas e aquáticas*** 52 93 223

* Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia, Hidroterapia, Farmácia, Nutrição, Quiropraxia e Psicologia. O aumento dos atendimentos em 2021 e 2022 dá-se, principalmente, na Clínica de Psicologia e está relacionado ao período da pandemia da Covid-19. Durante o período de isolamento social e na retomada das atividades presenciais, a Instituição incentivou que os colaboradores buscassem atendimento, disponibilizando o serviço no Centro Integrado de Psicologia (CIP).

** Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).

*** As atividades físicas incluem: hidroginástica adulto, hidroginástica maturidade, hidromix, natação adulto, natação infantil, natação para bebês, musculação e caminhada orientada. O aumento de beneficiados em 2023 deve-se a realização de ações incentivando a prática de atividades físicas e aquáticas.

**** O aumento dos indicadores está relacionado ao aumento da rotatividade e términos de contratos em exames admissionais e demissionais de estagiários.

***** Os atendimentos da Medicina do Trabalho são resultados do atendimento psicológico que o setor passou a oferecer.


Indicador 2021 2022 2023
Acidentes típicos com afastamento 9 10 15
Acidentes de trajeto com afastamento 3 5 2
Acidentes típicos sem afastamento 1 6 9
Acidentes de trajeto sem afastamento 0 3 0
Indicador 2021 2022 2023
Dias de afastamento por acidentes típicos 117 63 164
Dias de afastamento por acidentes de trajeto 87 37 3
Taxa de frequência de acidentes* 13,95 14,08 14,72
Taxa de gravidade de acidentes** 218,88 58,67 94,52

* Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

** Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Na taxa de gravidade são computados os dias daqueles que permaneceram afastados no período em questão, embora o acidente tenha ocorrido no ano anterior.


Objetivo

Realizar o acompanhamento dos funcionários desligados e contribuir para a avaliação dos processos da Universidade.


Indicador 2021 2022 2023
Funcionários desligados 225 195 226
Reclamatórias trabalhistas (funcionários) 15 6 12
Reclamatórias trabalhistas (terceiros) 17 0 2
Percentual de funcionários demitidos que foram entrevistados* - - 30,97%
Percentual de funcionários que solicitaram desligamento por novas perspectivas de trabalho - - 12,85%

* Dados não levantados, visto que eram extraídos nas entrevistas que não foram realizadas em 2021 e 2022.


Objetivo

Promover e manter ações que corroborem com um processo contínuo de avaliação que identifique a motivação dos seus funcionários.


Avaliação de Clima e Engajamento

A Avaliação de Clima e Engajamento foi reestruturada em 2023 e passou a ser composta por três instrumentos distintos: um voltado para as temáticas de Clima/Relações, Engajamento e Comunicação Interna, outro para a temática de Gestão Imediata e um terceiro para Gestão Indireta. Essas adaptações foram realizadas com o objetivo de aprimorar o instrumento de avaliação e adaptá-lo às demandas atuais da Instituição.

Os instrumentos são constituídos por questões fechadas, onde os colaboradores expressam seu grau de satisfação e concordância em relação a diversos atributos, além de questões abertas que permitem o registro de comentários e sugestões. Quanto aos instrumentos referentes à gestão, estes são disponibilizados aos colaboradores conforme a estrutura de cada setor.

Para analisar os dados utiliza-se a mensuração do grau de satisfação ou concordância em relação a determinados atributos, em cada uma das dimensões, utilizando uma escala Likert de 5 (cinco) pontos, a qual Malhotra (2005) apresenta como um exemplo de escala equilibrada de classificação com um número ímpar de categorias e uma posição neutra.

 Avaliação de Clima e Engajamento - Satisfação geral
Resultado 2016 Resultado 2019 Resultado 2023
4,21 4,10 4,21