Este capítulo tem como objetivo evidenciar a inserção social da Universidade Feevale em relação às suas práticas trabalhistas. Dessa forma, são apresentados, a seguir, os objetivos e indicadores.
Objetivo
Promover processos de seleção, contratação e promoção das pessoas de forma ética e transparente, que prevejam a inclusão social, a valorização da diversidade étnica, etária e de gênero, bem como o atendimento aos preceitos legais, garantindo a igualdade de condições de acesso às vagas de emprego na Instituição.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Docentes | 469 | 510 | 515 |
Técnico-administrativos | 657 | 724 | 765 |
Total de técnico-administrativos e docentes | 1.126 | 1.234 | 1.280 |
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Percentual de funcionários acima de 45 anos | 32,06% | 32% | 31,90% |
Mulheres | 696 | 743 | 786 |
Homens | 441 | 491 | 494 |
Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres | 61,43% | 59% | 60,14% |
Salário médio das mulheres | R$ 5.507,37 | R$ 4.126,37 | R$ 4.700,98 |
Negros | 29 | 40 | 49 |
Salário médio dos negros | R$ 3.638,43 | R$ 2.737,35 | R$ 2.789,52 |
Pessoas com necessidades específicas | 59 | 64 | 65 |
Salário médio das pessoas com necessidades específicas | R$ 1.767,81 | R$ 1.962,86 | R$ 2.275,60 |
Programa Inove
O Programa Inove iniciou em 2007, com o propósito de proporcionar ações que visem à inclusão e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Aspeur/Feevale, bem como disseminar uma cultura institucional inclusiva. Sendo assim, a iniciativa vem sendo constantemente revista para atender necessidades e propor adequações, construindo novas possibilidades no processo de inclusão e acessibilidade na Instituição.
Em 2023, o programa passou por uma avaliação, onde foi feita uma revisão macro de todas as iniciativas, desde identidade visual, até objetivo e ações. Todo o grupo de colaboradores PCDs teve a oportunidade de participar dessas avaliações, contribuindo de forma ativa para a construção da nova proposta. Em novembro, ocorreu o relançamento do Inove, por meio de um evento pensado exclusivamente para as pessoas com deficiência.
Na ocasião, foram apresentados os novos objetivos, que são: fortalecer as ações de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Instituição, assim como ampliar o escopo de atuação para trabalhar questões voltadas à diversidade. A intenção é fomentar principalmente ações que incentivem as relações de forma saudável e de respeito às pessoas em sua totalidade, disseminando, assim, uma cultura inclusiva.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Vagas de emprego oferecidas | 183 | 295 | 271 |
Taxa de rotatividade de técnico-administrativos | 22,54% | 27,06% | 28,13% |
Taxa de rotatividade de docentes | 11,37% | 11,21% | 8,48% |
Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva | 100% | 100% | 100% |
Objetivo
Promover o desenvolvimento dos recursos humanos da Feevale por meio do investimento na formação continuada.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Técnico-administrativos e estagiários beneficiados com aprimoramentos | 535 | 203* | 593** |
Média de horas de aprimoramento por ano dos funcionários técnico-administrativos e estagiários | 3h41min | 1h33min* | 10h40min** |
Docentes beneficiados com atividades de aprimoramentos | 331 | 302* | 274** |
* Dados de aprimoramento em 2022 estão inconsistentes por conta do novo sistema implementado na Instituição, de forma que os números apresentados representam a totalidade.
** O aumento dos indicadores em 2023 para o público técnico-administrativo e estágiarios se atribui ao investimento institucional no Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), Momentos do Cuidar (iniciativa de apoio à saúde mental) e Capacitações de Segurança do Trabalho como: DMS – Diálogos Mensais de Segurança, Capacitação CIPA e Brigada de Incêndio.
Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)
Em abril de 2023, o setor de Gestão de Pessoas da Universidade Feevale lançou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). O objetivo da Instituição é desenvolver e fortalecer a relação dos gestores com suas equipes, em temas contemporâneos relacionados à gestão de pessoas e sua interface com o negócio, contemplando os eixos administrativo e acadêmico.
O PDL é sistemático e ocorrerá de modo contínuo, garantindo que as lideranças recebam formação adequada para seu autodesenvolvimento e, por consequência, o aperfeiçoamento do seu papel de líder. Everton Zambon, gerente de Gestão de Pessoas, disse na abertura: “Liderar é administrar conflitos, carreiras e expectativas. É desenvolver pessoas e facilitar o relacionamento. É ter uma melhor gestão de equipe para aumentar a retenção dos talentos”. Na programação constam encontros presenciais, com diferentes facilitadores, além de trilhas de aprendizagem online.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Funcionários do quadro docente que recebem bolsa Aspeur | 48 | 6 | 9 |
Funcionários do quadro técnico-administrativo que recebem bolsa Aspeur | 318 | 269 | 353 |
Valores investidos em bolsa Aspeur/ano | R$ 2.445.397,91 | R$ 2.878.734,74 | R$ 3.629.672,37 |
A Bolsa Aspeur é um benefício voltado aos colaboradores da Instituição no formato de desconto em cursos de idiomas, graduação e pós-graduação, com percentual variável conforme a carga horária exercida na instituição.
Objetivo
Promover e manter programas de cuidado e prevenção com a saúde, segurança e condições de trabalho dos funcionários.
Inauguração do Espaço Família
A Universidade Feevale inaugurou, em 2023, o Espaço Família, ambiente localizado no prédio Bicolor, no Câmpus II, que conta com sala de amamentação, fraldário e área kids. A sala de amamentação e o fraldário são de uso exclusivo para amamentação e troca de fraldas; já a área kids é um local de recreação destinado às crianças, que devem estar acompanhadas de responsáveis e estão disponíveis para toda a comunidade Feevale. No evento de lançamento do novo espaço ocorreu uma oficina sobre cuidados na amamentação e técnicas de desengasgo de bebês, ministrada por meio do programa Mãe-bebê: da gestação ao primeiro ano de vida.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Funcionários e estagiários atendidos na Segurança e Medicina do Trabalho**** | 1.281 | 271 | 497 |
Atendimentos realizados pela Segurança e Medicina do Trabalho (consulta, exames periódicos, admissão, retorno ao trabalho)***** | 1.119 | 1.046 | 1.403 |
Funcionários atendidos nas clínicas de saúde* | 812 | 1.225 | 1.056 |
Funcionários atendidos no setor de coletas do Cies** | 109 | 80 | 81 |
Beneficiados nas atividades físicas e aquáticas*** | 52 | 93 | 223 |
* Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia, Hidroterapia, Farmácia, Nutrição, Quiropraxia e Psicologia. O aumento dos atendimentos em 2021 e 2022 dá-se, principalmente, na Clínica de Psicologia e está relacionado ao período da pandemia da Covid-19. Durante o período de isolamento social e na retomada das atividades presenciais, a Instituição incentivou que os colaboradores buscassem atendimento, disponibilizando o serviço no Centro Integrado de Psicologia (CIP).
** Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).
*** As atividades físicas incluem: hidroginástica adulto, hidroginástica maturidade, hidromix, natação adulto, natação infantil, natação para bebês, musculação e caminhada orientada. O aumento de beneficiados em 2023 deve-se a realização de ações incentivando a prática de atividades físicas e aquáticas.
**** O aumento dos indicadores está relacionado ao aumento da rotatividade e términos de contratos em exames admissionais e demissionais de estagiários.
***** Os atendimentos da Medicina do Trabalho são resultados do atendimento psicológico que o setor passou a oferecer.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Acidentes típicos com afastamento | 9 | 10 | 15 |
Acidentes de trajeto com afastamento | 3 | 5 | 2 |
Acidentes típicos sem afastamento | 1 | 6 | 9 |
Acidentes de trajeto sem afastamento | 0 | 3 | 0 |
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Dias de afastamento por acidentes típicos | 117 | 63 | 164 |
Dias de afastamento por acidentes de trajeto | 87 | 37 | 3 |
Taxa de frequência de acidentes* | 13,95 | 14,08 | 14,72 |
Taxa de gravidade de acidentes** | 218,88 | 58,67 | 94,52 |
* Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
** Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Na taxa de gravidade são computados os dias daqueles que permaneceram afastados no período em questão, embora o acidente tenha ocorrido no ano anterior.
Objetivo
Realizar o acompanhamento dos funcionários desligados e contribuir para a avaliação dos processos da Universidade.
Indicador | 2021 | 2022 | 2023 |
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Funcionários desligados | 225 | 195 | 226 |
Reclamatórias trabalhistas (funcionários) | 15 | 6 | 12 |
Reclamatórias trabalhistas (terceiros) | 17 | 0 | 2 |
Percentual de funcionários demitidos que foram entrevistados* | - | - | 30,97% |
Percentual de funcionários que solicitaram desligamento por novas perspectivas de trabalho | - | - | 12,85% |
* Dados não levantados, visto que eram extraídos nas entrevistas que não foram realizadas em 2021 e 2022.
Objetivo
Promover e manter ações que corroborem com um processo contínuo de avaliação que identifique a motivação dos seus funcionários.
Avaliação de Clima e Engajamento
A Avaliação de Clima e Engajamento foi reestruturada em 2023 e passou a ser composta por três instrumentos distintos: um voltado para as temáticas de Clima/Relações, Engajamento e Comunicação Interna, outro para a temática de Gestão Imediata e um terceiro para Gestão Indireta. Essas adaptações foram realizadas com o objetivo de aprimorar o instrumento de avaliação e adaptá-lo às demandas atuais da Instituição.
Os instrumentos são constituídos por questões fechadas, onde os colaboradores expressam seu grau de satisfação e concordância em relação a diversos atributos, além de questões abertas que permitem o registro de comentários e sugestões. Quanto aos instrumentos referentes à gestão, estes são disponibilizados aos colaboradores conforme a estrutura de cada setor.
Para analisar os dados utiliza-se a mensuração do grau de satisfação ou concordância em relação a determinados atributos, em cada uma das dimensões, utilizando uma escala Likert de 5 (cinco) pontos, a qual Malhotra (2005) apresenta como um exemplo de escala equilibrada de classificação com um número ímpar de categorias e uma posição neutra.
| Avaliação de Clima e Engajamento - Satisfação geral | |
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Resultado 2016 | Resultado 2019 | Resultado 2023 |
4,21 | 4,10 | 4,21 |