Formas de Gestão

Formas de Gestão

A governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e impulsionadas, envolve o relacionamento entre todos os órgãos de gestão. Esse sistema é regido por quatro valores fundamentais: senso de justiça, transparência, prestação responsável de contas e conformidade (compliance).

Na Universidade Feevale, a governança corporativa busca o envolvimento de todas as partes interessadas. Em 2023, a estrutura organizacional da Instituição foi composta por:

ÓRGÃO MANTENEDOR

ÓRGÃO COLEGIADO DE DELIBERAÇÃO SUPERIOR

ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO

Pró-reitorias

Diretorias

ÓRGÃOS INTERMEDIÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES


Formação continuada na área de Governança Corporativa

Em 2022, a Aspeur e a Universidade Feevale iniciaram a jornada de formação continuada na área de Governança Corporativa. No decorrer de 2023, foram promovidos dois cursos, ministrados por profissionais vinculados ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que contaram com a participação de conselheiros da Mantenedora e de pessoas do nível estratégico da Feevale.

O curso de Governança Corporativa em entidades sem fins lucrativos foi realizado no primeiro semestre e o curso de Conselho Fiscal na Prática – entidade sem fins lucrativos no segundo semestre. Ambos foram estruturados e planejados pelo Comitê de Governança e Planejamento Estratégico, em parceria com o IBGC. O objetivo principal da formação foi aprimorar o processo de governança da Instituição, enfatizando as atribuições e as responsabilidades dos conselhos e da gestão. Também foram discutidos outros temas relacionados ao bom embasamento para a tomada de decisão, buscando aumentar o valor da Instituição em longo prazo.

Turma do curso de Governança Corporativa em entidades sem fins lucrativos
Turma do curso Conselho Fiscal na Prática – entidade sem fins lucrativos

Revisão dos pilares estratégicos institucionais

Em 2023 foi realizada uma revisão dos pilares estratégicos da Universidade Feevale. Essa revisão foi chamada de Reflexão Estratégica e foi coordenada pelo Planejamento Estratégico Institucional, em parceria com o Comitê de Governança e Planejamento. Participaram desse processo os membros do comitê (presidente e vice-presidente do Conselho de Administração, presidentes dos Conselhos Consultivo e Fiscal, dois membros do Conselho de Administração, reitor, gestor executivo, procurador Institucional e coordenação do Planejamento Estratégico) e os pró-reitores da Instituição.

O processo de Reflexão Estratégica foi conduzido por um consultor externo, com o objetivo de apresentar uma perspectiva de mercado imparcial, e constituiu-se de três etapas:

Entendimento: alinhamento do posicionamento estratégico e do modelo de negócio da Feevale, levando em consideração o atual cenário externo, o core business (atividade principal da Instituição), as singularidades e a captura de valor.

Reflexão: revisão do compromisso, missão, visão e princípios e valores, considerando os principais desafios estratégicos para o crescimento do core business e a identificação de novas oportunidades de mercado.

Direcionamento: definição dos principais direcionamentos estratégicos e consolidação das definições e decisões sobre o negócio.

Um dos resultados dessa Reflexão Estratégica foi a definição dos pilares estratégicos para a Universidade Feevale: compromisso, missão, visão, princípios/valores e compromisso.

Reflexão Estratégica 2023
Primeira divulgação interna dos pilares estratégicos, no Feevale Day