Inscrição e Processo de Seleção
Depoimentos
Apadrinhar Kyösti foi uma das melhores experiências que já vivi, a troca de cultura e a amizade que se formou foi muito importante para mim e vai durar para sempre. Pude colocar meus conhecimentos em prática e treinar meu inglês, que foi um jeito ótimo e muito divertido de estudar. ? Quando o vi pela primeira vez ele veio apertando a minha mão no aeroporto e eu abracei ele, já quando me despedi dele queria apertar sua mão mas ele me puxou para um abraço e disse que tinha aprendido a abraçar do jeito brasileiro, foi difícil não chorar.
Depoimento da Bruna Prudêncio, acadêmica do curso de Turismo. Ela apadrinhou o Kyösti Tiainen, da Finlândia, através do nosso programa "Apadrinhe um intercambista"
Primeiramente, gostaria de agradecer ao intercâmbio Feevale por me permitir participar do programa. Acredito que as melhores partes do "Apadrinhe um Intercambista" para mim, neste semestre, foram vivenciar outras culturas sem sair do lugar em que vivo, aperfeiçoar a língua espanhola e ganhar não só uma nova amizade, mas uma família mexicana. Além de todos os momentos que passei com a Frida em quase 6 meses, o mais marcante foi receber parte de sua família na minha casa e passar o réveillon compartilhando essa experiência, também com meus pais, podendo apresentar mitos e verdades, costumes do ano novo, gastronomia e fazer futuros planos para conhecer o México.
Laryssa Ferreira De Lima acadêmica do curso de Turismo, madrinha da intercambista Frida Margarita Hernández García, do curso de Jornalismo, México, julho 2018.
Foi incrível estar com as meninas por dois meses, mostrando o estado, passeando, fazendo uma super imersão na nossa cultura... Certamente foi tão gratificante para mim como foi para elas!
Sinceramente, eu imaginava o programa como algo bem diferente e "mais simples". Acabei me envolvendo muito com as meninas, ajudando em coisas bem além de "mostrar a cidade" e ajudar com a faculdade. E posso dizer que foi uma experiência muito gratificante.
Já fui intercambista um dia e sei o quão difícil é a gente chegar em outro país sem conhecer ninguém/nada, sem ter ajuda para abrir uma conta, arrumar um chip de celular... Acho que isso foi o que me deixou ainda mais engajada e com vontade de ajudar as meninas e facilitar a vida delas aqui.
Juntas fomos à praia, à serra, aos cânions, à Oktoberfest e mais... comemos churrasco, xis, A la minuta, entreveiro, cachorro-quente, pinhão, charque!
Passar pelo programa trouxe para mim e para o meu noivo (que nem estuda na Feevale, mas esteve presente em todos os momentos com as meninas) uma alegria imensa!!
Espero ter a oportunidade de acompanhar mais intercambistas e fazer ainda mais amigos.
Depoimento da Fernanda Fonseca, acadêmica do Curso de Direito. Ela apadrinhou o Sandra Fuentes e Camila Campos, acadêmicas do Curso de Fisioterapia, do Chile, através do nosso programa "Apadrinhe um intercambista"

Por que ser um padrinho?
- Conhecer novas culturas;
- Fazer novas amizades;
- Praticar outro idioma;
- Horas Complementares*.

Atividades a serem desenvolvidas
- Participar dos Encontros promovidos pela Diretoria de Relações Internacionais;
- Apresentar Novo Hamburgo e região;
- Explicar sobre nosso sistema de transporte;
- Auxiliar nas primeiras compras (celular, chip, roupa de cama, comida);
- Dar apoio durante as disciplinas, caso cursarem juntos;
- Orientar sobre infraestrutura da Universidade;
- Ensinar sobre a vida, a cultura e o idioma da região;
- Estar atento com a saúde do intercambista e auxiliá-lo, caso necessário;
- Auxiliar o intercambista, quando se fizer necessário, na sua instalação em moradia.
- Auxiliar com os documentos e registro na Polícia Federal
- Auxiliar na realização de matrícula e inscrição em disciplinas;