MENSAGEM DO PRESIDENTE
2021 foi um ano desafiador para todos nós, mas conseguimos cumprir com a nossa missão mesmo diante de uma pandemia global. Nesse período, nos sobressaímos com ações realizadas a partir da capacidade que a equipe tem de inovar, aprender com os movimentos e responder às mudanças.
Neste relatório, além dos dados constantes no Balanço Social, são descritas ações que mostram um pouco do trabalho criativo e inovador realizado, seja no contexto social, ambiental ou econômico. Cada uma das atividades aqui apresentadas contribuiu para que a Aspeur/Feevale atingisse as metas estabelecidas e pudesse fazer a diferença em diversas dimensões.
Ao longo do ano, tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos avançar em muitas questões. O número de novas admissões de funcionários, por exemplo, chegou a 183, 76 a mais que no ano anterior. Também aumentamos o percentual de empregados acima de 45 anos e o percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres. Em 2021, o número de voluntários chegou a 267, contra 60 no período anterior.
Enfim, é gratificante poder relatar tantas iniciativas positivas na nossa universidade. Mesmo que 2021 tenha sido impactado pela pandemia, nada parou de acontecer na Instituição, mesmo que a distância. O ano foi de incertezas, mas enfrentamos os desafios, aproveitamos as oportunidades e, principalmente, aprendemos muito com tudo isso. Estamos otimistas que os próximos anos serão ainda melhores. Ainda há muito a percorrer, mas as ações que constam neste Relatório mostram que estamos no caminho certo e comprometidos com o futuro da Instituição.
MARCELO CLARK ALVES
Presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur)
MENSAGEM DO REITOR
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, 2021 foi um ano em que a Universidade Feevale conseguiu consolidar o seu papel estratégico nas regiões onde está inserida e se destacar nos cenários nacional e internacional, em função de suas inúmeras ações de combate à Covid-19. Nesse período, a Instituição se manteve ativa na mobilização e articulação com prefeituras, empresas e sociedade, cumprindo com o seu compromisso de prestar um serviço de qualidade, voltado às suas necessidades.
Nesse contexto de transformações, a área da educação tem sido fundamental para o atendimento das demandas da sociedade, seja por meio do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo ou da inovação. Mas nosso papel também é, além do permanente avanço da inovação, da ciência e da tecnologia, preparar os estudantes para liderarem mudanças, encontrarem soluções e fazerem a diferença no mercado de trabalho.
Este relatório traz ações e indicadores ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas que buscam guiar a humanidade até 2030. As atividades aqui relatadas são muito especiais na trajetória da Instituição, que é pujante, focada no futuro, na diversificação, na inovação e no empreendedorismo.
Os resultados de 2021 foram expressivos, mas ainda temos muitos desafios pela frente. Seguimos diagnosticando nosso desempenho, conquistas e avanços e, também, ampliando os relacionamentos e as parcerias com os públicos da Instituição. Acreditamos estar no caminho certo, pois sempre buscamos acompanhar as transformações globais, inovar e fazer a diferença para nossos estudantes e sociedade, garantindo, assim, um futuro melhor para todos.
CLEBER PRODANOV
Reitor da Universidade Feevale
Desempenho Econômico
Os resultados econômicos demonstram a manutenção da autossustentabilidade, por meio do desenvolvimento dos recursos humanos e da otimização dos recursos físicos e financeiros.
Desempenho Ambiental
O desempenho ambiental é evidenciado por ações que reduzem o impacto sobre o ambiente e observando os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.
Desempenho Social
O desempenho social evidencia a inserção social da Instituição, através de suas práticas trabalhistas, relação com fornecedores e ações de ensino, pesquisa e extensão.
Enfrentamento à Covid
A seção especial sobre a Covid-19 apresenta as ações realizadas pela Instituição para contribuir com a sociedade frente aos desafios colocados pela pandemia, assim como registra as estratégias que viabilizaram a permanência dos estudantes e a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
PERFIL DA INSTITUIÇÃO
A Universidade Feevale tem o compromisso de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. É reconhecida como uma instituição comunitária, regional e inovadora, atuando em diferentes níveis de ensino em seus 50 anos de história.
A INSTITUIÇÃO
- 13 mil alunos em todos os níveis de ensino
- 1.272 funcionários, professores e estagiários
- 75 cursos de graduação
- 34 cursos de MBA e especialização
- 9 cursos de mestrado
- 4 cursos de doutorado
- 110 projetos em 37 grupos de pesquisa
- 29 projetos em 3 programas sociais e 5 projetos culturais
- 139 instituições parceiras em 31 países
- 96 empresas instaladas no Feevale Techpark
- 1 Escola de Aplicação
- 1 Teatro com capacidade para 1.842 pessoas
* Dados de 2022.
HISTÓRICO
A Universidade Feevale e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemorou seus 52 anos em 28 de junho de 2021. A história da Instituição é marcada pelo envolvimento com a comunidade e preocupação com o desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. É uma entidade sem fins lucrativos que oferece ensino superior, educação básica e profissionalizante.
GOVERNANÇA, COMPROMISSO E ENGAJAMENTO
A Universidade Feevale tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), cuja gestão é composta pelos conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal. A entidade fiscaliza as ações da gestão financeiro-patrimonial da Universidade, que possui autonomia na gestão didático-pedagógica.
A alta gestão é orientada pelos documentos estatutários da mantenedora, pelo Estatuto e Regimento da Universidade Feevale, pelo Planejamento Estratégico da Instituição, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelos planos de ação de cada área da Universidade.
Os cidadãos que compõem a Aspeur representam a sociedade nas decisões institucionais. Por questões legais e estatutárias, os conselheiros não podem exercer cargos e funções, nem receber benefícios e remunerações da entidade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Feevale é um instrumento norteador das ações da Universidade Feevale, resultado de um processo de criação coletiva, participativa e sistemática de Planejamento Estratégico, visando à construção do futuro da Instituição. Nele constam a estrutura organizacional da Feevale, a sua missão, os seus princípios orientadores e a visão almejada, bem como os seus objetivos e metas institucionais. Expressa ainda o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o qual apresenta os princípios filosóficos e técnico-metodológicos das práticas acadêmicas e a organização didático-pedagógica da Instituição. Assim, o PDI expressa o pensar estratégico da Universidade Feevale.
INTERNACIONALIZAÇÃO
A Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) tem como objetivo tornar as relações internacionais e institucionais um diferencial na reputação e sustentabilidade da Feevale, envolvendo a comunidade interna, externa e redes colaborativas nacionais e internacionais promotoras da transformação da sociedade pelo conhecimento, articulando relações interinstitucionais e a internacionalização no ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A DRII busca potencializar ambientes multiculturais, integrar o corpo acadêmico à comunidade científica global, com o propósito de aprimorar, inovar e contribuir para a solução de problemas locais e globais, conectando ambientes de aprendizagem, pesquisa e ecossistemas de inovação.