Lucro S/A é um game interdisciplinar dos cursos de Administração e Jogos Digitais
A Universidade Feevale é a única instituição de ensino a concorrer no Brazil’s Independent Games Festival (BIG Festival) 2017, na categoria Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social, com o game Lucro S/A desenvolvido no Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da Instituição. O resultado da competição será divulgado na cerimônia oficial do evento, que acontecerá no dia 29 de junho, no Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, São Paulo).
Ao observar a necessidade que seus estudantes tinham de aplicar todo o conhecimento adquirido no decorrer do curso de Administração, o professor Dusan Schreiber procurou o LOA para desenvolver um mecanismo para que os acadêmicos pudessem praticar ações de gerenciamento de uma empresa. O projeto, realizado pelos egressos do curso de Jogos Digitais Vitor Caetano Silveira Valadares e Richard Nunes da Silva e pelos docentes Guilherme Schneider e André Trombetta, se tornou um Construto Digital de Aprendizagem (CDA), intitulado, então, de Lucro S/A.
Para o coordenador do curso de Jogos Digitais, João Batista Mossmann, é gratificante participar do concurso. “Estamos com grandes expectativas, somos a única universidade a participar do evento e é bem interessante ver nossos estudantes se tornando profissionais. Isso mostra a qualidade do curso”, explica. Na categoria, o game concorre com jogos da Alemanha, do Brasil, dos Estados Unidos e do Vietnã. Todos os projetos finalistas poderão ser conferidos pelos visitantes do festival, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, no local da cerimônia oficial.
Como o Lucro S/A funciona
O jogo se inicia com o desafio de montar a empresa. É necessário definir diversos parâmetros para a construção do empreendimento, como número de funcionários, capital inicial, limite de empréstimo e juros, entre outros. Com esses dados, é possível atingir um alto grau de customização e dar a possibilidade de estabelecer diferentes níveis de dificuldade para o jogador. Após iniciar o game, o participante deverá ficar atento a todos os setores que compõem seu negócio, que são:
- Filiais - o jogador deverá saber o momento certo de abrir novas unidades e o custo de expansão, bem como a compensação por meio do potencial de mercado que será adquirido
- Recursos Humanos - o usuário pode controlar o número de funcionários, assim como o índice de motivação
- Estoque - a parte mais importante da empresa, pois manter muita quantidade pode ser caro e pouca pode gerar riscos de falha com clientes
- Marketing - o participante pode selecionar ações de marketing específicas por filial
- Financeiro - setor necessário para manter o capital de giro da empresa positivo
Com o gerenciamento correto da empresa, o jogador deve ser capaz de mantê-la em funcionamento nos primeiros anos, que são considerados os mais difíceis e determinantes para o sucesso do empreendimento.
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival) é o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. O evento busca estimular a produção de games independentes por meio do fortalecimento de laços e troca de experiências entre desenvolvedores do mundo todo, estabelecendo-se, ainda, como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. Mais informações podem ser obtidas no site www.bigfestival.com.br.