Journ On é lançado em comemoração ao aniversário do curso de Jornalismo | Universidade Feevale

Journ On é lançado em comemoração ao aniversário do curso de Jornalismo

08/10/2019 - Atualizado 11h13min

Adriana

Evento gratuito e aberto a alunos e comunidade ocorre de 15 a 17 de outubro

Para marcar os 20 anos de existência, o curso de Jornalismo da Universidade Feevale e a Agência Experimental de Comunicação (Agecom) lançam um evento inovador: o Journ On. A primeira edição será realizada de 15 a 17 de outubro, no Câmpus II. Anualmente, serão discutidas tendências contemporâneas da profissão, com temas que seguem os principais caminhos para o fazer jornalístico. Com a iniciativa, a Universidade dedica uma semana às discussões sobre a profissão e sua função na sociedade atual.

No primeiro dia, 15, será abordado o mercado multiplataforma. O painel contará com a participação de Murilo Busolin, criador do Drops Estadão; Lilian Lima, do portal G1/RS; Michele Aguiar, do Grupo Sinos; e Josmar Leite, da RBS TV. Já no segundo dia, 16, o jornalismo popular será o tema discutido com os profissionais Vanessa Pires, da TV Record; Matheus Piccini, do jornal Lado B; e Jeniffer Gularte, do Diário Gaúcho. Representantes do Jornal Boca de Rua, produzido por pessoas em situação de rua em Porto Alegre, também irão participar. O movimento #DeixaElaTrabalhar! será o foco do último dia de evento, 17, com a presença de Alice Bastos Neves, da RBS TV; Renata de Medeiros, da Rádio Gaúcha; e Camila Diesel, da Rádio Guaíba. Os encontros ocorrem no Espaço Cosmos, localizado no 3º andar do prédio Vermelho, a partir das 19h30min.

Serão ofertadas, ainda, oficinas práticas para os estudantes: no dia 15, Murilo Busolin fará um workshop sobre notícias em stories, no Instagram. Já no dia 16, é a vez de Carlos Rolsing, de GaúchaZH, falar sobre Jornalismo Investigativo. E no dia 17, Marília Gehrke, pesquisadora em Comunicação, abordará o tema Jornalismo de Dados. Todas as oficinas têm início às 18h, no espaço Arena, também no prédio Vermelho.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo da Feevale, Adriana Stürmer, esse é apenas o início para grandes discussões na área. “Como o curso completa 20 anos neste semestre, decidimos que faríamos a primeira edição do evento em comemoração a essa data. Consideramos, é claro, a nossa trajetória, mas, principalmente, estamos mirando o futuro. A programação, elaborada pelos professores do curso, está maravilhosa. Nós queremos ter a participação de todos os nossos alunos e, também, receber a visita dos nossos egressos e de pessoas da comunidade interessadas no jornalismo nos dias atuais”, afirma.

O evento é gratuito, aberto à comunidade, acadêmicos de outras universidades e profissionais da área. As inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/2nZUljr.

Confira a programação: 15 de outubro:

  • 18h - Oficina Notícias em stories, com Murilo Busolin (repórter e criador do Drops Estadão) - Espaço Arena
  • 20h – Mesa-redonda Cobertura multiplataforma, com Lilian Lima (notícias on-line G1/RS), Michele Aguiar (coordenadora de mídias sociais do Grupo Sinos), Murilo Busolin (repórter e criador do Drops Estadão) e Josmar Leite (repórter da RBS TV) - Espaço Cosmos

16 de outubro:

  • 18h - Oficina Jornalismo investigativo, com Carlos Rolsing (repórter investigativo de GaúchaZH) - Espaço Arena
  • 19h30min - Mesa-redonda Jornalismo popular: inclusão e linguagem, com Matheus Piccini (diretor do jornal Lado B), Vanessa Pires (apresentadora da TV Record), Jennifer Gularte (repórter do Diário Gaúcho) e representantes do Jornal Boca de Rua - Espaço Cosmos

17 de outubro:

  • 18h - Oficina Jornalismo de dados, com Marília Gehrke (pesquisadora em comunicação) - Espaço Arena
  • 19h30 – Mesa-redonda #Deixa ela trabalhar!, com Camila Diesel (repórter da Rádio Guaíba), Renata de Medeiros (repórter de GaúchaZH) e Alice Bastos Neves (apresentadora do Globo Esporte RS) - Espaço Cosmos
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.