Seminário do Beyond aproxima pesquisas realizadas no Brasil, na Dinamarca e na Finlândia | Universidade Feevale

Seminário do Beyond aproxima pesquisas realizadas no Brasil, na Dinamarca e na Finlândia

04/12/2019 - Atualizado 15h23min

Evento contou com os representantes da Universidade Feevale, da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca


Países BAK


Os quatro pesquisadores que representaram a Universidade Feevale no Beyond: Alliance for Knowledge Seminar BAK2019, que ocorreu na Finlândia no final do mês de novembro, voltaram para o Brasil com resultados positivos. Os representantes da Instituição que participam do evento foram: o coordenador do curso de Medicina Veterinária e professor do Programa de Pós-graduação (PPG) em Qualidade Ambiental, Fernando Rosado Spilki; a coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas, também docente do PPG em Qualidade Ambiental, Vanusca Dalosto Jahno; o professor do PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, Carlos Leonardo Pandolfo Carone; e a docente do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Patricia Brandalise Scherer Bassani.

O evento foi direcionado a profissionais na área de desenvolvimento e pesquisa, e contou com representantes da Feevale, da Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e da VIA University College, da Dinamarca, que integram o BAK. A atividade teve como temática Sociedade e Tecnologias Sustentáveis e propôs soluções a problemas globais a partir de uma abordagem de pesquisa aplicada transdisciplinar.

Parceria internacional na pesquisa avança

Além do seminário, Spilki participou de uma reunião na Estação Biológica de Lammi, órgão da Universidade de Helsinque, para articulações referentes a projetos futuros em conjunto sobre a qualidade da água e a saúde. O docente da Feevale e o professor Harri Matila, da Hamk, discutiram sobre a necessidade de implantação do eModule in Water Management. Além de se reunir com empresas finlandesas sobre sistemas de implementação de banheiros secos, Spilki esteve em um encontro com os representantes institucionais do Research Branch do Beyond: Annukka Pakarinen, da Hamk, e Theis Raaschou Andersen, da VIA. “Elaboramos um balanço das atividades da semana e demos continuidade a questões de planejamento do ano de 2020. No encontro, também discutimos o formato e composição da Beyond Research Unit, que será em Hämeenlinna, os doutorados e forma de ingresso de alunos estrangeiros, atividades de pesquisa conjuntas, bem como a necessidade de compartilhamento de dados, materiais e estudantes”, relata.

Patricia apresentou dois trabalhos durante o seminário e, também, participou de atividades relacionadas ao projeto Osíris, que envolve pesquisa na área de envelhecimento. A professora da Feevale se reuniu, ainda, com Anne-Maria Korhonrn, que atua na School of Professional Teacher Education, na Hamk, e atua na equipe responsável pela formação de professores da Educação Básica e pesquisa na área de tecnologias educacionais. “Definimos algumas possibilidades de trabalho compartilhado já para 2020/01, incluindo, inicialmente, uma atividade de mobilidade virtual entre alunos; participação em aulas de pós-graduação por meio de webconferência; e delineamento de projeto de pesquisa buscando financiamento europeu”, explica.

Para Vanusca, o retorno à Hamk foi positivo, visto que, além de sua apresentação, a docente pôde conversar pessoalmente com a pesquisadora Tiina Vuorio da Hamk Tech, pois há amostras em exposição ao intemperismo em ambas as instituições de ensino há três anos. “Eu e o professor Carone também conversamos com o docente Markku Raimovaara, da Hamk, para uma nova parceria que possibilitará um projeto em conjunto com Tiina e o PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais”, expõe.

Carone conta que Raimovaara se mostrou muito receptivo a novas colaborações, além da possibilidade de parceria com Tiina na área de Materiais. “Faço minhas as palavras da professora Vanusca, pois foi extremamente proveitoso assistir ao seminário e trocar ideias com outros pesquisadores. Cabe, também, ressaltar a grande consciência ambiental daquele povo. Agradeço esta oportunidade de expansão científica, a parceria e atenção de Spilki e o companheirismo das professoras Vanusca e Patricia, além da atenciosa recepção de Annukka”, diz.

Aliança entre instituições

A cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, tem desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. O convênio com a instituição finlandesa e a VIA evoluiu para uma aliança estratégica. O novo convênio, firmado em 2016, deu início ao acordo trilateral Beyond: Alliance for Knowledge (BAK), que tem o objetivo de ampliar ações para educação internacional, integrando grupos de pesquisa e internacionalizando empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação. Neste ano, a Feevale sediou, em outubro, o evento anual Seminário Estratégico Internacional - BAK.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.