I Seminário de Ética e Bioética e V Encontro das CEUAS do Rio Grande do Sul | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O I Seminário de Ética e Bioética e o V Encontro das CEUAS do Rio Grande do Sul propõe a divulgação, promoção e discussão das temáticas de ética, bioética, biossegurança, experimentação animal e as novas tendências de mercado na perspectiva de atualização profissional e acadêmica.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: acadêmicos, profissionais e demais interessados.
Dias: 15 e 16 de maio de 2019
Horário: quarta-feira (15/05), das 13h às 22h, e quinta-feira (16/05), das 9h às 15h30min. 
Carga horária: 14 horas.
Local: Espaço Cosmos, 3º andar, prédio Vermelho - Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), ERS – 239, Novo Hamburgo, RS, CEP: 93525-075.
Certificação: : as declarações serão encaminhadas por e-mail no prazo de 7 dias após o evento. O participante receberá a declaração com a carga horária dos turnos em que registrou sua presença.
Inscrição: devem ser realizadas pelo e-mail seminariodaetica@feevale.br.

Programação

Dia 15/05/2019 (quarta-feira)  - Tarde


13h | Distribuição dos crachás 
13h30min| Abertura do evento. Mediador (a): Ranieli Gehlen Zapelini (CEP/Feevale)
14h| Palestra de abertura com o Dr. José Roque Junges (Unisinos) – Tema: Os desafios éticos da gestão da vida: a biopolítica como teorema da bioética. 
16h | Palestra com a Profa. Dra. Denise Regina Quaresma (Feevale) – Tema: Pesquisa em Ciências Humanas com populações vulneráveis: como proceder eticamente?
17h30min | Intervalo para café e networking 

Vespertino/Noite 
18h | Mesa-redonda CEP, CEUA, CIBIO. Mediador(a): Gustavo Roese Sanfelice (membro CEP/Feevale)
18h | Prof. Dr. Gustavo Roese Sanfelice (Feevale) - Tema: O papel do pesquisador no armazenamento e manuseio do material genético em pesquisas com seres humanos: relações bioéticas. 
19h | Profa. Dra. Camila Vasconcelos de Oliveira (UFB, Bahia) – Tema: Responsabilidade civil do pesquisador: aspectos bioéticos e jurídicos. 
20h |Profa. Dra. Rafaela Schaefer (Unisinos) – Tema: Integridade em pesquisa como questão ética.

Dia 16/05/2019 (quinta-feira)  - Manhã 


Mediador(a): Profa. Dra. Sabrina Esteves de Matos Almeida (CIBIo/Feevale) 
09h | Palestra com a Dra. Luisa Maria Gomes de Macedo Braga (UFRGS) – Tema: Reprodutibilidade Experimental. 
10h | Palestra com o Dr. Luiz Carlos Kreutz (UPF) – Tema: Bioexperimentação com animais: com qual espécie eu vou?
11h | Palestra com o Me. Joel Majerowicz (CFMV) – Tema: Biossegurança em biotérios.
12h às 13h | Intervalo para almoço

Tarde - Mediador (a): Andréia Henzel (CEUA/Feevale) 

13h30min às 15h30min | Palestras sobre a demonstração das pesquisas realizadas com diferentes espécies animais. Prof. Dr. Gunther Gehlen (Feevale); Profa. Dra. Andresa Heemann Betti (Feevale); Profa. Dra. Daiane Bolzan Berlese (Feevale); Profa. Dra. Mariele Feiffer Charao (Feevale).
15h30 | Intervalo para café 
16h | Reunião com os coordenadores dos CEUAs do RS*
18h| Encerramento
18h30min | Visita à Universidade Feevale

*Atividade destinada apenas aos membros das CEUAS.





Ministrantes em destaque

Banner central - Ministrantes

Dra. Andresa Heemann Betti

Palestras sobre a demonstração das pesquisas realizadas com diferentes espécies animais.


Possui graduação em Farmácia (2007) com ênfase em Análises Clínicas (2010) pela UFRGS. Atualmente é docente permanente do Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas na Universidade Feevale, atuando também na graduação e na extensão. É membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Feevale. Possui pós-doutorado (2014), doutorado (2013) e mestrado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Realizou doutorado sanduíche (12 meses) na Université de Rouen (França), na Unité de Recherche U982 (Différentiation & Comunication Neuronale & Neuroendocrine), INSERM (Institut de la santé et de la recherche médicale) e no Service Commun d'Analyse Comportementale (SCAC), Institut de Recherche et d'Innovation Biomédicale (IRIB), e mestrado com estágio (6 meses) no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal UFRJ, trabalhando com Farmacologia Molecular. 

Banner central - Ministrantes

Dra. Camila Vasconcelos de Oliveira

Tema: Responsabilidade civil do pesquisador: aspectos bioéticos e jurídicos.

Advogada em Direito Médico e Biodireito, com atuações perante o Poder Judiciário, Administração Pública e Conselhos Profissionais. Doutora em Bioética pela UNB. Mestre em Bioética pela UAÇ e UCP, em Portugal. Especialista em Bioética e Biodireito. Professora da Faculdade de Medicina da UFBA, Departamento de Medicina Preventiva e Social, Eixo Ético-Humanístico. Integrante do Núcleo Bioética e Ética Médica e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Bioética e Ética Médica. Professora da Pós-graduação lato sensu em Direito Médico da UCSal. Membro do Centro de Estudos de Bioética do Polo Açores, CEB-PA, Portugal. Membro da Comissão de Direito à Saúde na OAB/Seção Bahia. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) na Gestão 2017-2019. Possui publicações científicas e participações em eventos nacionais e internacionais em Direito Médico, Bioética Clínica e Ética Médica. Sócia-proprietária do escritório Camila Vasconcelos Advocacia e Consultoria. 

Banner central - Ministrantes

Dra. Daiane Bolzan Berlese

Palestras sobre a demonstração das pesquisas realizadas com diferentes espécies animais.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atuou como coordenadora de pesquisa clínica do Centro de Pesquisas em Diabetes em Porto Alegre. Atualmente é professora de Bioquímica do Instituto de Ciências da Saúde, pesquisadora no Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Saúde e docente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Banner central - Ministrantes

Dra. Denise Regina Quaresma

Tema: Pesquisa em Ciências Humanas com populações vulneráveis: como proceder eticamente?

Pós-Doutora em Estudos de Gênero pela UCES (2011), doutora (2007) e mestre (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga. É professora Titular e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, orientando mestrado e doutorado, e também é professora adjunta no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, onde atua no Programa de Pós-Graduação de Educação, orientando teses e dissertações. Como pesquisadora é vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Feevale ao Grupo Práticas de Pesquisa e indicadores de qualidade na educação, do UNILASALLE. Atua nas áreas dos Estudos de Gênero, Psicanálise, Psicologia e Educação, nos temas Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Gravidez na adolescência, Formação de professores, Políticas Públicas e Direitos Humanos. 

Banner central - Ministrantes

Dr. Gustavo Roese Sanfelice

Tema: O papel do pesquisador no armazenamento e manuseio do material genético em pesquisas com seres humanos: relações bioéticas.

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. É editor-chefe da Revista Conhecimento Online. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

Banner central - Ministrantes

Dr. Gunther Gehlen

Palestras sobre a demonstração das pesquisas realizadas com diferentes espécies animais.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Neurociências pela UFRGS (2009). Foi coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale entre 2004 e 2012, atualmente é professor adjunto da Universidade Feevale e membro do PPG-Qualidade Ambiental desta Universidade. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioindicadores ambientais, histologia comparada, fitoremediação.

Banner central - Ministrantes

Me. Joel Majerowicz

Tema: “Biossegurança em biotérios”

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981). Mestre em Tecnologia de Imunobiológicos pela Fundação Owaldo Cruz. Tem larga experiência na Ciência de Animais de Laboratório, notadamente na criação e experimentação animal de roedores e lagomorfos e biossegurança em biotérios.

Banner central - Ministrantes

Dr. Jose Roque Junges

Tema: Os desafios éticos da gestão da vida: a biopolítica como teorema da bioética.

Possui graduação em Filosofia pela PUCRS (1973), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela UNISINOS (1978) mestrado em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1980) e doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985). Atualmente é professor de bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do PPG em Saúde Coletiva da UNISINOS; coordenador desde 2003 do CEP da UNISINOS; líder do grupo de pesquisa CNPq "Bioética e Saúde Coletiva"; editor associado da RBB, membro do comitê de ética (2007-2009; 2009-2011), do comitê científico (2011-2013) da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); Vice-Presidente (2006-2007 e 2008-2009) da Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI) e Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq.

Banner central - Ministrantes

Dra. Luisa Maria Gomes de Macedo Braga

Tema: Reprodutibilidade Experimental. 

Graduada em Medicina Veterinária (1980), mestre em Ciências Veterinárias (2000), doutora em Genética e Biologia Molecular (2007) pela UFRGS e pós-doutora pela Faculdade de Medicina da USP-InCOR (2009-2012). Membro do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal -CONCEA, representando o CNPq. Coordenadora da Rede Nacional de Biotérios de Produção do CNPq (REBIOTERIO). Membro do Conselho Regional das Américas do International Council of Laboratory Animals Science (ICLAS). Atuou profissionalmente como Diretora da Coordenação de Produção e Experimentação da Animal da FEPPS/RS e como Coordenadora Técnica do Centro de Modelos Biológicos Experimentais (CeMBE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também exerceu a função de Médica Veterinária responsável técnica e Médica Veterinária da CEUA-PUCRS. 

Banner central - Ministrantes

Dr. Luiz Carlos Kreutz

Tema: Bioexperimentação com animais: com qual espécie eu vou?"

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFSM (1990), mestrado em Microbiologia Veterinária - Iowa State University of Science and Technology (USA, 1993) e doutorado em Microbiologia Veterinária - Iowa State University of Science and Technology (USA, 1996), ambos com ênfase em Virologia Molecular e Imunologia. Pós-doutorado em imunologia - Wageningen University (Holanda, 2013 - 2014). Professor Titular da UPF nas disciplinas de Imunologia, Microbiologia, e Doenças Infecto Contagiosas (Graduação), e Imunopatogenia das doenças infecciosas (Pós-Graduação). Desenvolve projetos de pesquisa relacionadas ao estudo do sistema imune natural e específico de peixes nativos e desenvolvimento de vacinas e adjuvantes para uso na aquicultura. Coordenador do programa de pós-graduação em Bioexperimentação. Editor Associado - Pesquisa Veterinária Brasileira. Professor Visitante - Wageningen University, Holanda. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq Nível 2.

Banner central - Ministrantes

Dra. Mariele Feiffer Charao

Palestras sobre a demonstração das pesquisas realizadas com diferentes espécies animais.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência na área de Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia ambiental, ocupacional e nanotoxicologia. Além disso, tem trabalhado com a utilização de modelos alternativos para avaliação toxicológica e farmacológica. Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche na Friedrich-Schiller-Universität Jena. Atualmente é professora permanente da Universidade Feevale.

Banner central - Ministrantes

Dra. Rafaela Schaefer

Tema: Integridade em pesquisa como questão ética.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos. Doutora em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com dupla titulação pela Escola de Enfermagem da USP. Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos. Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Unisinos. Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa. Membro do grupo de pesquisa Bioética e Saúde Coletiva do PPG de Saúde Coletiva da Unisinos e do Grupo de Estudos e Pesquisa no Cuidado em Enfermagem do PPG de Enfermagem da Unisinos. Membro do corpo editorial da Revista de Investigação e Inovação em Saúde da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. 

Investimento

Investimento

Evento Gratuito

Realização

Coordenação: Andreia Henzel (CEUA), Ranieli Gehlen Zapelini (CEP), Sabrina E. de Matos Almeida (CIBIO).
Promoção: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPEX)
Organização: Comitê de Ética (CEP), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Comissão Interna de Biossegurança (CIBIO).
Este evento originou-se a partir da aprovação da proposta enviada ao EDITAL FAPERGS 02/2018 - AUXÍLIO PARA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS – AOE.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais