Infraestrutura | Universidade Feevale

Infraestrutura

A maioria das disciplinas deste curso de graduação ocorrem no Câmpus II, que oferece ótimas instalações, contando com salas de aula climatizadas, laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, acesso wireless, além de biblioteca, auditórios, restaurantes, lancherias, bancos, piscina de hidroterapia e academia. Também  possui farmácia, videolocadora, salão de beleza, espaço de lazer com puffs e bancos em meio a árvores frutíferas, livraria, tabacaria, Teatro Feevale e a Capela Universitária São João. 

Atelier de Calçados

Local: Sala 104 da Oficina Tecnológica

Descrição: Este setor é uma minifábrica completa, que possui equipamentos necessários ao processo produtivo. Dessa forma, o aluno pode realizar o projeto e a confecção de calçados, bolsas e artefatos. Conta com equipamentos de corte, costura, montagem e acabamento de calçados e afins.

Laboratório de CAD/CAM

Local: Sala 205 da Oficina Tecnologica

Descrição: O laboratório de CAD/CAM coloca à disposição dos acadêmicos os seguintes softwares: Autocad 2000; Solid Works; Rhinoceros 3.0; Mechanical Desktop6, além de equipamentos necessários ao projeto de produto e manufatura, bem como uma impressora “ploter” A1.

Laboratório de Química Geral e Físico-Química

Local: Sala 002 do prédio Vermelho

Descrição: Química Geral: São desenvolvidas práticas relativas ao comportamento químico de substâncias, onde são avaliados aspectos qualitativos e quantitativos de sistemas reacionais.
 
Físico-Química: São desenvolvidas práticas relativas à lei dos gases reais e ideais, propriedades crioscópicas e termodinâmicas de alguns sistemas, cinética e equilíbrio químico. Os conceitos teóricos são aplicados em experimentos que permitem avaliar, entre outros, a massa molecular de líquidos e gases, ordem de reações, deslocamento de equilíbrios em meios reacionais, difusão de sistemas gasosos e parâmetros termodinâmicos de reações.

Laboratório de Estruturas

Local: Sala 203 da Oficina Tecnológica

Descrição: Conta com equipamentos para a realização de experimentos para determinar o equilíbrio de vigas em função dos pontos de apoio, podendo-se determinar a localização dos pontos e as forças neles empregadas, com consequente cálculo de reações. Também possui equipamentos para realização de ensaios em treliças, onde são determinadas as forças nas três direções e a influência dos ângulos e dimensões nas reações finais.

Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalografia

Local: Sala 101 da Oficina Tecnológica

Descrição: Este laboratório destina-se à prática de ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos de materiais metálicos, assim como à realização de análise metalográfica. Dentre os ensaios destacam-se: ensaio de tração em materiais metálicos; ensaio de cisalhamento em materiais metálicos; ensaio de compressão em materiais metálicos; ensaio de dobramento em materiais metálicos; ensaio de impacto Charpy ou Izod; determinação de falhas por ultrassom, escaneamento de peças; determinação de dimensão por ultrassom; ensaio de dureza Rockwell e Rockwell superficial em materiais metálicos e não metálicos; análise micrográfica em materiais metálicos; análise macrográfica em materiais metálicos e preparação de corpos de prova para metalografia (lixamento, polimento, embutimento).

Laboratório de Automação e Controle

Local: Sala 206 da Oficina Tecnológica

Descrição: O laboratório possui software específico, utilizado na área de automação e controle de processo, na modelagem, simulação, supervisão e controle de processos, sendo estes processos de setores industriais distintos, tais como: metal-mecânico, alimentícia, química e energia. Também possui licenças de software de simulação e programação CNC, que possibilita ao aluno realizar a preparação da programação a controle numérico.

Laboratórios de Usinagem Convencional

Local: Sala 103 da Oficina Tecnológica

Descrição: Este é o setor que agrega os processos de fabricação convencionais com a retirada de cavacos. O aluno de Engenharia tem a oportunidade de confeccionar peças mecânicas, participando desde o estudo dos métodos e processos, até a realização operacional para a conclusão da peça. Destacam-se neste setor as seguintes atividades: furação, torneamento, faceamento, rosqueamento, sangramento, corte de perfis e barras de materiais ferrosos, esmerilhamento de materiais metálicos, afiação de ferramentas e usinagem de rodas dentadas. 

Laboratórios de Usinagem Especial

Local: Sala 102 da Oficina Tecnológica

Descrição: O laboratório possibilita conexões a braços articulados robóticos e softwares de automação e controle. Conta com um Centro de Usinagem interligado ao sistema de CAM pelo software Unigraphics, que garante interações a processos produtivos automatizados integrados, para posteriormente fazer parte de um ciclo produtivo, com estoque, esteiras, robôs e demais máquinas de usinagem CNC.

Laboratório de Simulação e Otimização de Processos

Local: Laboratório 313 do prédio Rosa

Desenvolvimento de atividades práticas e teóricas visando modelar, simular e otimizar processos a partir de ferramentas computacionais específicas.
Laboratório de Física

Laboratório de Física

Nesse laboratório são realizados os experimentos de Física Experimental, relacionados à Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória, Eletricidade e Eletromagnetismo, conteúdos previamente abordados nas disciplinas teóricas.

Local: Câmpus II, prédio Oficina Tecnológica, sala 213
Laboratório de Fenômeno de Transportes

Laboratório de Fenômenos de Transportes

Está equipado com materiais didáticos destinados a experiências de transmissão de calor e mecânica de fluidos. No laboratório há um circuito hidráulico para avaliação da perda de carga em dutos forçados, bancadas de levantamento de curvas de pequenos ventiladores, de trocadores duplo tubo e de leito fluidizado, de condução e convecção de calor transiente, entre outros.

Local: Câmpus II, prédio Oficina Tecnológica, sala 210
Laboratório de Instrumentação e Operações Unitárias

Laboratório de Instrumentação e Operações Unitárias

Neste laboratório é possível realizar práticas ligadas ao controle e ao gerenciamento de dados oriundos de uma planta de processo contínuo, a partir da utilização de sistemas de controle, sensores, medidores e software. No laboratório encontra-se uma miniplanta de fluxo contínuo para aulas práticas.

Local: Câmpus II, prédio Oficina Tecnológica, sala 209

Infraestrutura completa

Acesse a infraestrutura ou agende sua visita à Universidade Feevale, conheça os laboratórios e demais espaços da Instituição. Além disso, aproveite para bater um papo com o coordenador do curso.