Atividades no Câmpus II contam com muitos visitantes estrangeiros | Universidade Feevale

Atividades no Câmpus II contam com muitos visitantes estrangeiros

21/09/2023 - Atualizado 17h57min

Estudantes inscritos em intercâmbios também participam de encontro de preparação para a vivência internacional em 2024


Estudantes da Universidade Feevale inscritos para intercâmbios no primeiro semestre de 2024, participaram, na semana passada, do primeiro encontro de preparação para vivência internacional. Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII), o encontro abordou o funcionamento do programa e a documentação necessária. Na ocasião, a psicóloga Patricia Mendel, coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia), falou para o grupo sobre a importância da saúde mental nesse processo.

A Instituição também recebeu, nos últimos dias, um grande número de visitantes do exterior. De 12 a 14 de setembro, estiveram na Instituição o reitor da Häme University of Applied Sciences (Hamk), Pertti Puusaari, e a vice-reitora Heidi Ahokallio-Leppälä. Na quinta-feira, 14, os finlandeses participaram do Feevale Summit, onde abordaram o tema Design Factory – impulsionando a inovação e o relacionamento entre as universidades e as empresas.

A Feevale e a instituição nórdica possuem uma sólida parceria em ensino e pesquisa, que se traduz nos mais diversos projetos em conjunto. Em sua fala, os representantes da Hamk destacaram a metodologia Design Factory, que é a forma de conectar, de forma multidisciplinar, as universidades e as empresas, a fim de promover o empreendedorismo. “É um modelo em que professores, acadêmicos e empresários trabalham juntos, a partir das necessidades de cada projeto, conectados às demandas do mercado”, explicou Puusaari.

Além de participarem do Feevale Summit, os finlandeses conheceram o Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em Campo Bom, e visitaram empresas parceiras da Feevale: a Artecola, que produz adesivos e laminados especiais para diversos setores, destacando-se pela inovação, internacionalização e sustentabilidade; a Arezzo, maior marca varejista de calçados femininos da América Latina; e a Wirklich, localizada na unidade do Feevale Techpark em Campo Bom, que é movida pelo desafio de encontrar soluções criativas para substituir a aplicação de materiais, como o metal e a borracha, pelo plástico.

Summit finlandeses


Reitores da América Latina

No dia 14, cerca de 50 reitores e pró-reitores de universidades da América Latina estiveram no Câmpus II. O grupo, composto por representantes do Chile, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Guatemala, Peru, Equador, El Salvador e República Dominicana, conheceu a Instituição e o projeto realizado em parceria com a +A Educação.

Os visitantes foram recepcionados pelo reitor Cleber Prodanov, pela pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, e pela diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari. Na ocasião, foi apresentado o projeto da Universidade com a +A Educação e, em seguida, os reitores fizeram um tour pelo Câmpus, incluindo a biblioteca, o Teatro Feevale e a Rua Coberta, onde aconteceu grande parte das atividades do Feevale Summit, evento que buscou apontar tendências, inspirar o público e fortalecer o ecossistema de inovação.

50 reitores


Conferencistas

A Feevale também recebeu, entre 13 e 15 de setembro, palestrantes estrangeiros para o do IV Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares (Cidi), que teve como tema Territórios, Territorialidades e Identidades Contemporâneas. Na sexta-feira, 15, a colombiana Paula Trujillo, da plataforma Conexiones Creativas, falou no painel Indústria Criativa, Políticas Públicas e Territórios Criativos. Ela também participou de um tour pelo bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, onde conheceu, entre outros espaços, o Museu Nacional do Calçado (MNC).

David Vale, da Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal, palestrou no dia 14 sobre Cidades sustentáveis, resilientes e inclusivas. Na oportunidade, foi assinado um contrato acadêmico internacional para a elaboração de tese de doutoramento em cotutela, com vistas a dupla titulação, entre ambas instituições.

Outros dois estrangeiros fizeram conferência de forma virtual: Michel Maffesoli, da Université Paris-Descartes, da França, no dia 13, e Sidney Chalhoub, da Universidade Harvard, Estados Unidos, no dia 15, sobre o tema Cidade, Doença e Literatura.

Maffesoli


Turismo e Gastronomia

Nesta terça-feira, 19, a Feevale também recebeu a visita de Mariana Domingos e Stephanie Barry, respectivamente gerente nacional e diretora de desenvolvimento educacional internacional da Georgian College, do Canadá. Elas foram recepcionadas pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais e pela professora Alexandra Marcella Zottis, coordenadora dos cursos de Turismo e de Gastronomia. O objetivo da visita foi conhecer a Instituição e sua estrutura, em especial os cursos de Turismo e Gastronomia, para o desenvolvimento de programas educativos conjuntos e intercâmbio de estudantes, com duração de uma semana a seis meses.

canadá

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.