Atletas da Feevale contam com Fisioterapia Desportiva | Universidade Feevale

Atletas da Feevale contam com Fisioterapia Desportiva

O mundo do esporte, seja ele amador ou profissional, não é feito apenas de glórias, pódios ou sorrisos. No esporte universitário, por exemplo, a cada dia é preciso muita superação para lidar com o lado obscuro da rotina de treinos e competições, sem contar no principal obstáculo dos atletas: a lesão.
 
Focada em auxiliar na recuperação e na prevenção das lesões ligadas à prática do esporte, a Universidade Feevale desenvolve o projeto Fisioterapia Desportiva. Coordenado pelo professor Leonardo Fratti Neves, o projeto é ligado ao programa Esporte Universitário e busca, além de proporcionar os atendimentos aos atletas, prover experiência aos acadêmicos do curso, colocando-os frente a frente com os desafios da profissão.
 
Ao todo, são onze acadêmicos envolvidos no projeto, entre bolsistas e voluntários, prestando atendimento duas vezes por semana. O serviço foca em uma série de testes preventivos e, posteriormente, no acompanhamento da recuperação do atleta. Todos os atendimentos são registrados pelo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que é um modelo médico digital que registra informações clínicas e administrativas para a tomada de decisões. “A bolsa nos dá essa oportunidade de aliar trabalho e liberdade. Aqui, com a ajuda e integração de todos, existe uma construção contínua de conhecimento, dando uma maturidade profissional muito grande a nós, pois não é uma área engessada. Inclusive, conseguimos revezar para fazermos horários de estudo”, disse o bolsista Egon Acelido Dörr Neto.
 
Eventualmente, os integrantes do projeto participam de eventos em horários alternativos, juntamente com alunos da disciplina de Fisioterapia Desportiva. As atividades são voluntárias e incluem desde o acompanhamento de atletas em competições de rua, como corridas, até ações junto às categorias de base do Esporte Clube Novo Hamburgo (ECNH). Todos os dados levantados são utilizados na elaboração de pesquisas, que também são apresentadas na Feira de Iniciação Científica (FIC).  “No projeto, recebemos, preferencialmente, acadêmicos que estejam em uma fase intermediária do curso, a partir do quinto semestre. Essa é a oportunidade que os alunos têm de adquirir experiência, aliando o trabalho administrativo com o prático. Sempre prezamos pela integridade do paciente, tentando trazer evidência científica e prioridade de conduta”, falou o coordenador do projeto. O projeto acontece nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 19h30min, na Clínica-escola de Fisioterapia, localizada no Centro Integrado de Especialidades da Saúde (CIES).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.