Escola de Aplicação Feevale comemora 35 anos | Universidade Feevale

Escola de Aplicação Feevale comemora 35 anos

26/02/2024 - Atualizado 27/02/2024 10h54min

aniversário escola de aplicação

Instituição é pioneira na aplicação de metodologias finlandesas na educação básica

Em 27 de fevereiro, a Escola de Aplicação Feevale completa 35 anos, estabelecendo-se como um dos espaços de educação mais inovadores de Novo Hamburgo. Nesse período, a Instituição, que começou como uma escola de 2º grau, evoluiu para oferecer todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil até Cursos Técnicos. Hoje, aplica, de forma pioneira, uma metodologia de ensino baseada na experiência da Finlândia – um dos países com os melhores índices educacionais do mundo –, a partir da qual o estudante é protagonista do seu aprendizado, que é fundamentado na resolução de problemas a partir de fenômenos, estimulando a curiosidade e o pensamento criativo.

Em comemoração aos 35 anos da Escola de Aplicação Feevale, a diretora Pedagógica Janine Vieira recepcionou, na manhã desta terça-feira, 27, os professores para um café da manhã. O evento contou as presenças do reitor da Universidade, Cleber Prodanov, e da diretora de Ensino da Instituição, Angelita Renck Gerhardt. Na ocasião, foi apresentado um vídeo alusivo aos 35 anos da Escola e aconteceu, ainda, uma edição especial do Recreio Cultural.

Em sua fala, Prodanov agradeceu a todos que fazem o dia a dia da Escola, que para ele, possui um valor educacional e pessoal muito grande. “Nós, que acompanhamos toda a trajetória da Escola, sabemos de nossos diferenciais, como o nosso acolhimento, a qualificação dos professores, a nossa estrutura. Parabéns a todos os alunos e funcionários, a todos os diversos perfis que compõem o mosaico da Escola e que são responsáveis pela nossa identidade”, enalteceu o reitor.

Angelita também agradeceu o corpo docente da Escola pela parceria, por sua qualidade e a entrega que os professores demonstram pela Instituição, pelos alunos e pelas famílias. “Esse aniversário não é somente da Escola, é de todos que fazem ela acontecer, então, muito obrigada”, completou.

Metodologias finlandesas

Em 2023, 69 professores da Feevale, entre os quais os da Escola, concluíram o curso Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa inovador e colaborativo baseado em um acordo de cooperação entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia. O programa teve por objetivo criar um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI. A Finlândia está no topo de rankings internacionais que aferem a qualidade da educação em todos os níveis.

A formação é um dos resultados de quase duas décadas de relações com universidades da Finlândia, traduzida em pesquisa e aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. O foco incide em práticas inovadoras, preparando os professores para que possam adotar modelos e tecnologias de trabalho das instituições finlandesas, a partir das quais o estudante é protagonista do seu aprendizado através de metodologias que priorizam vivências e experiências, cujo conhecimento é construído de forma significativa.

Internacionalização

Na Escola de Aplicação Feevale, a internacionalização faz parte da rotina dos estudantes, sendo um processo de construção coletiva e participativa. Ser uma escola internacionalizada é diferente de ser uma escola bilíngue: na educação internacionalizada, as interações com pessoas de outros países desenvolvem nos estudantes, desde os anos iniciais, competências essenciais, facilitando integrações e ampliando os ambientes de aprendizagem.

No currículo constam os idiomas inglês e espanhol, que são ministrados dentro de projetos interdisciplinares. A internacionalização na Escola também está avançando a partir de contatos com instituições estrangeiras conveniadas com a Universidade Feevale, que hoje mantém parceria com 151 instituições, em 32 países. O objetivo é proporcionar experiências aos estudantes, desenvolvendo neles habilidades para que se tornem cidadãos globais e ampliando as suas possibilidades de estudo, trabalho e desenvolvimento pessoal.

A Escola de Aplicação promove, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) da Feevale, diversos projetos. Entre estes, está o Be International: um mundo de experiências, com oficinas relacionadas à cultura, educação, literatura, turismo, gastronomia, voluntariado e produção audiovisual. No ano passado, participaram professores da Universidad La Salle Bajío (México) e intercambistas das universidades Medellin e Uniminuto (Colômbia). No segundo semestre do ano passado também ocorreram intercâmbios virtuais, com interações com docentes do Peru e Chile e estudantes da Colômbia, Finlândia e Eslováquia.

Histórico

A trajetória da Escola de Aplicação Feevale começou no dia 27 de fevereiro de 1989, quando foi criada a Escola de 2º Grau Feevale, para o funcionamento de três cursos: Formação Técnica de Desenhista de Calçados e Acessórios; Contabilidade; e 2º Grau como formação geral. No início, era um espaço de aplicação para os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, de Educação Física e de Educação Artística, possibilitando, também, os estágios exigidos pelas licenciaturas. Saiba mais datas importantes:

  • 1994: início do funcionamento da Escola de 1º Grau
  • 1998: criação dos cursos Técnicos em Publicidade e Processamento de Dados
  • 2003: passa a se chamar Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação
  • 2007: alteração da organização curricular
  • 2019: passa a se chamar Escola de Aplicação Feevale
  • 2023: primeira turma com professores formados no Mentored Teacher Education – Brazil/Finland

Veja fotos:

35 anos da Escola de Aplicação Feevale

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.