Estudantes da educação básica apresentam projetos na Feira de Iniciação à Pesquisa da Feevale | Universidade Feevale

Estudantes da educação básica apresentam projetos na Feira de Iniciação à Pesquisa da Feevale

13/11/2023 - Atualizado 18h07min

Evento, que reuniu 275 trabalhos, integra a programação do Inovamundi

FIP - principal

Mais uma edição da Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) foi realizada pela Universidade Feevale neste sábado, 11, no Câmpus I. Foram apresentados, ao longo da manhã, 275 trabalhos desenvolvidos por estudantes da Escola de Aplicação Feevale e de escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo e de outros municípios. A atividade integra o Inovamundi, evento da Instituição que visa estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais no contexto universitário e na educação básica.

Alice Sasaki Fank, de 12 anos, Cecília Lang Klein e Isabela Ferreira Flores, ambas de 13, apresentaram a pesquisa Machismo no esporte. Estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação Feevale, as meninas optaram pelo tema por perceberem a falta de visibilidade do futebol feminino no Brasil, em comparação ao masculino. “No ano passado, procuramos por uma chuteira feminina e só encontramos duas opções, e nos perguntamos o porquê disso. Então, resolvemos pesquisar”, contou Cecília. Apesar de achar que a pesquisa tem muitas normas a serem seguidas, a jovem acredita que esse contato com a área é importante. “Gosto de ter liberdade para escolher um assunto e poder me entregar a ele e pesquisar sobre ele”, concluiu.

Helena Reis, de 14 anos, já estudou na Escola de Aplicação Feevale, e hoje frequenta a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Adolfina J. M. Diefenthäler. Mesmo assim, ela não deixou de participar da FIP. Junto dos colegas Guilherme Neves Cezar da Silva, de 13 anos, e João Guilherme da Silva, de 14, apresentou o projeto Meninos também choram: pelo fim da masculinidade tóxica. “Gosto muita da pesquisa, acho que a gente aprende e descobre muito mais”, relatou Helena. Além de participar da FIP, o grupo levou o trabalho para a Feira de Iniciação Científica da Adolfina, para a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica de Novo Hamburgo (Femictec) e para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). “São muito bacanas essas experiências e todas as portas que elas nos abrem, principalmente para o futuro”, afirmou.

Sobre o Inovamundi

O Inovamundi, que se iniciou na última quinta-feira, 9, e segue até este sábado, 18, é composto pela Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), Feira de Iniciação Científica (FIC), Salão de Extensão (SE) e Seminário de Pós-Graduação (SPG). Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento é direcionado a estudantes, professores e comunidade em geral. Confira os eventos:

  • Seminário de Pós-Graduação (SPG): proporciona a produção e a divulgação de avanços científicos e tecnológicos gerados no âmbito da pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) e dos programas de Aperfeiçoamento Científico Feevale e Egresso Voluntário (vinculado a projeto de extensão), nas diversas áreas do conhecimento.
  • Feira de Iniciação Científica (FIC): promove a divulgação e o intercâmbio de resultados de pesquisa oriundos de atividades de estudantes de graduação, sob a orientação de docentes, em diversas áreas temáticas.
  • Salão de Extensão (SE): propicia um espaço de socialização de ações voltadas à comunidade e os resultados dessas ações, possibilitando a troca de experiências e a divulgação de conhecimentos produzidos com a extensão universitária.

Mais informações: www.feevale.br/inovamundi.

FIP 3

FIP 2

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.