Feevale Techpark lança ações para comemorar duas décadas focadas na inovação | Universidade Feevale

Feevale Techpark lança ações para comemorar duas décadas focadas na inovação

13/12/2023 - Atualizado 14/12/2023 13h12min

Parque tecnológico da Universidade Feevale terá primeiro hub em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul

Aniversário Techpark

Nesta quarta-feira, 13, dia em que o Feevale Techpark completou 19 anos, a Universidade Feevale reuniu empresas e convidados para comemorar os resultados dessas duas décadas de atuação do seu parque tecnológico e lançar a programação alusiva ao 20º aniversário. O evento ocorreu nesta manhã, na unidade do Feevale Techpark em Campo Bom.

O reitor Cleber Prodanov anunciou que foi assinado nesta terça-feira, 12, um contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará cerca de R$ 15 milhões para o Hub Onehealth, o primeiro hub em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul. O prédio será construído na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark, no Câmpus III da Universidade Feevale, e deverá estar totalmente implementado em até 48 meses, devendo impulsionar o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico do Vale do Sinos. As empresas terão acesso a uma infraestrutura especializada completa para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos biotecnológicos e de saúde.

O Hub Onehealth contará com laboratórios de ponta, que serão complementares aos laboratórios já existentes no Feevale Techpark, como Design Factory e Saúde Única, por exemplo, e o Hospital Veterinário Feevale, que faz parte do complexo do parque. Também será criado um programa de apoio e aceleração para o desenvolvimento de produtos e empresas na área de saúde e biotecnologia, integrando as áreas de saúde humana e animal.

“A iniciativa vai alavancar a interação entre universidade e empresa, auxiliando na competitividade dos empreendimentos, em um mercado praticamente dominado por empresas internacionais”, afirmou Prodanov, lembrando que a nova estrutura vai abrigar laboratórios, empresas, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos. “O primeiro hub de saúde única no Brasil unirá a nossa expertise em saúde humana, saúde animal, empreendedorismo e inovação”, disse o reitor.


Condomínio empresarial

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, falou sobre o lançamento de um condomínio empresarial, que permitirá a ampliação da unidade do Feevale Techpark na cidade. Trata-se de uma área de 10 hectares, ao lado do Hospital Veterinário Feevale, que foi doada pelo Município. No momento, estão ocorrendo os trâmites finais para transformar a área em mais 13 lotes, para possibilitar a instalação de mais empresas no parque tecnológico.

Ele também ressaltou a proatividade do Município que, desde 1998, acredita na parceria com a Universidade Feevale. “A história nos remete a muitas parcerias com a Instituição, e uma das maiores está materializada neste espaço. O Feevale Techpark trouxe uma nova visão para Campo Bom, um olhar para o viés tecnológico, que tem tudo a ver com a característica empreendedora da nossa cidade. Essa dinâmica entre poder público, academia e setor empreendedor é a grande conquista desta parceria”, disse Orsi.

Márcio André Arnold, conselheiro da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, destacou a importância do Feevale Techpark. “Nós ficamos muitos felizes por toda essa trajetória. Parabéns pelo trabalho de todos, pois é a união de esforços que faz o resultado”, salientou.


20 formas de impactar o ecossistema

A coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, destacou o crescimento do Feevale Techpark. “Temos cerca de 110 empresas envolvidas em todos os nossos ecossistemas, três grandes unidades e outras células do Feevale Techpark que estão se estruturando. Essa é uma construção de 19 anos. São nesses momentos de comemoração que percebemos e visualizamos o impacto que temos na região e nos municípios em que estamos envolvidos”, frisou.

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, citou que o Feevale Techpark possui, hoje, seis projetos pré-incubados, 15 empresas incubadas, 92 empresas residentes e mais de 700 empregos gerados. “Em nossa trajetória, tivemos 36 empresas graduadas, 173 empresas no total, cerca de 3,9 mil empregos gerados e mais de R$ 1 bilhão de faturamento das empresas. Esses são os números dos nossos 19 anos e eles só são possíveis porque as empresas do parque estiveram conosco durante todo esse tempo”, pontuou.

Em comemoração ao 20º aniversário do Feevale Techpark, que ocorrerá em dezembro de 2024, serão realizadas atividades voltadas a diferentes públicos. Entre as ações programadas para ocorrerem ao longo do ano estão:


  • 01 - Lançamento do selo 20 anos Feevale Techpark
  • 02 - Lançamento do Livro Feevale Techpark
  • 03 - Portfólio de empresas do Feevale Techpark
  • 04 - Feevale Summit 2024
  • 05 - Lançamento do condomínio empresarial Feevale Techpark
  • 06 - Lançamento do Hub Onehealth
  • 07 - Startup+ - Formação empreendedora para a comunidade sênior
  • 08 - Ações de ESG nas unidades
  • 09 - Open Park com alunos
  • 10 - Painel de resgate à história do Feevale Techpark - fundadores e Universidade Feevale
  • 11 - Feevale Techpark Portas Abertas - Oficinas de empreendedorismo, ações maker
  • 12 - Ações junto ao ecossistema de inovação
  • 13 - Pitch Day para seleção de negócios de impacto socioambiental
  • 14 - Circuito de esporte Feevale Techpark
  • 15 - Intervenção artística - monumento Feevale Techpark
  • 16 - Ações de solidariedade para a comunidade
  • 17 - Feira de bem-estar e saúde aberta à comunidade local
  • 18 - Pitch Day com grandes empresas - gargalos x oportunidades
  • 19 - Painel com empreendedores - 20 insights sobre empreender
  • 20 - Exposição 20 anos Feevale Techpark

Finalizando a manhã de conexões, expectativas e celebração, os convidados participaram de um brinde aos 19 anos do Feevale Techpark e, após, desfrutaram de um brunch produzido pelo curso de Gastronomia da Universidade Feevale, sob a coordenação dos professores Daniel Bonho e Paulo Machado.


Sobre o Feevale Techpark

O Feevale Techpark busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. O objetivo é gerar um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de diferentes áreas para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras expertises que possam ser agregadas ao parque.

Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, além de células em polos da Universidade Feevale, como Esteio e Sapiranga. As áreas de atuação e distribuição das empresas que integram o Feevale Techpark são as seguintes:

  • Tecnologia da Informação e Comunicação: 56 empresas (52%)
  • Ciências da Saúde e Biotecnologia: 15 (14%)
  • Indústria Criativa: 19 (18%)
  • Ciências Ambientais e Energias Renováveis: 7 (7%)
  • Materiais e Nanotecnologia: 10 (9%)

Veja mais fotos

Aniversário Feevale Techpark

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.