Projeto social oferece atendimento gratuito a cães e gatos de canis e abrigos municipais | Universidade Feevale

Projeto social oferece atendimento gratuito a cães e gatos de canis e abrigos municipais

21/11/2023 - Atualizado 14h07min

FeevalePet atua no controle e prevenção de doenças e na contenção do crescimento da população felina e canina

Feevalepet Foto: Júlia Dresch

Imunização, coleta de exames, atendimentos clínicos e cirúrgicos, acompanhamento pós-operatório e orientações à comunidade. Esses são alguns dos serviços oferecidos, de forma gratuita, pelo projeto social Feevalepet: manejo sanitário e reprodutivo de cães e gatos de abrigos municipais, da Universidade Feevale. O público-alvo são cães e gatos de abrigos municipais, canis e organizações não governamentais, além de seus responsáveis. São atendidas organizações de cidades sob maior influência do curso de Medicina Veterinária da Feevale, incluindo Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Sapiranga e São Leopoldo.

O objetivo do projeto é contribuir para o controle e prevenção de doenças nos animais e atuar na contenção do crescimento da população felina e canina, através da castração. Atualmente, o Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados por maus tratos, sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores, de acordo com o Instituto Pet Brasil. A professora líder do Feevalepet, Gabriela Costa, aponta que são oferecidos, em média, 100 atendimentos anuais por meio do projeto.

“Queremos conscientizar a sociedade, principalmente as pessoas de mais vulnerabilidade socioeconômica e de informação, sobre a existência de zoonoses – doenças transmitidas aos humanos pelos animais - e sobre a importância de prevenir essas e outras doenças, por meio da vermifugação, vacinação e cuidados básicos com os pets”, pontua. Ela também destaca que o projeto conta com a participação de estudantes de Medicina Veterinária – que aplicam os conhecimentos das disciplinas de anestesia, cirurgia e clínica médica -, e professores do curso. Os atendimentos acontecem no Hospital Veterinário Feevale (Hovet) nas manhãs de segunda-feira.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.