Área: Saúde | Universidade Feevale

Área: Saúde

Projeto Laços de Vida

Promover a melhora da condição psíquica e da construção da autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade psíquica e socioeconômica.

Público-alvo: Mulheres ligadas ao Centro de Referência da Mulher, ao Centro de Atenção Psicossocial e ao Centro de Referência de Assistência Social. 
Professor responsável: Ronalisa Torman | ronalisa@feevale.br

Projeto Reabilitação Pulmonar

Desenvolver e implementar ações educativas e assistenciais que promovam a melhoria da qualidade de vida em portadores de doenças respiratórias (DRC).

Público-alvo: Pacientes com doenças respiratórias crônicas tais como: asma, DPOC, Fibrose pulmonar, bronquiectasia, de ambos os sexos com idade superior a 40 anos.
Professor responsável: Cassia Cinara da Costa | cassiac@feevale.br

Projeto Envelhecimento saudável e redes de suporte social

Identificar e acompanhar a qualidade da alimentação dos idosos e propor intervenções nutricionais. Avaliar e intervir com ações educativas e de acompanhamento domiciliar para melhorar a acessibilidade nas residências e reduzir o risco de quedas em idosos. Avaliar, acompanhar e prevenir aspectos relacionados a sarcopenia, número de quedas e a independência nas atividades diárias. Avaliar, orientar e acompanhar com ações educativas e preventivas o autocuidado com a pele e cabelo, promovendo auto estima dos idosos.

Público-alvo: Os participantes do estudo serão divididos em dois grupos: a) adultos de ambos os sexos, na idade entre 57 a 59 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social; b) idosos de ambos os sexos, com idade superior a 59 anos, beneficiados do bolsa família e/ou do benefício assistencial do idoso que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Professor responsável: Sueli Cabral | suelicabral@feevale.br

Projeto HIV: Fique Sabendo

Acompanhar os pacientes HIV positivos em terapia com antirretrovirais no Serviço de Atendimentos Especializados em Novo Hamburgo, visando reduzir o índice de não-adesão ao tratamento antirretroviral. Promover o conhecimento sobre a epidemia do HIV através da atuação junto a adolescentes em escolas públicas na cidade de Novo Hamburgo, desenvolver/validar ferramenta de cunho tecnológico para uso de professores e alunos. Capacitar o grupo de profissionais do Serviço de Atendimentos Especializados e os profissionais docentes das escolas públicas através de formação continuada em saúde.

Público-alvo: Todos os usuários de medicamentos antirretrovirais para tratamento de HIV/AIDS atendidos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município de Novo Hamburgo e o grupo de profissionais que trabalham no local. Estudantes a partir do sétimo ano escolar atendidos por colégios públicos de Novo Hamburgo, além dos educadores destes locais. 
Professor responsável: Rodrigo Staggemeier | rodrigostaggemeier@feevale.br

Mãe-bebê: da gestação ao primeiro ano de vida

Atuar na promoção da saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, do neonato e criança até 1 ano através de ações interdisciplinares de atenção à saúde, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.

Projeto Crescer: Atenção ao neonato e criança até 1 ano

Promover ações educativas para a adoção de práticas adequadas de cuidados com o recém-nascido; estimular o vínculo entre a mãe e o recém-nascido; realizar abordagens de educação em saúde com a família; incentivar, promover e proteger a prática do aleitamento materno exclusivo; promover ações educativas aos agentes comunitários e profissionais da unidade de saúde. 

Público-alvo: Neonatos e crianças até 1 ano, a família e equipe da USF.
Professor responsável: Ilse Maria Kunzler | ilse@feevale.br

Projeto Gestar: Atenção à Saúde da Mulher na gestação e puerpério

Promover ações educativas para a adoção de práticas de vida saudável para as gestantes e puérperas; atuar na prevenção de algias musculoesqueléticas e melhora da percepção de postura corporal; atuar no conhecimento e empoderamento da gestante reforçando a importância da maternidade; promover ações educativas sobre às práticas de autocuidado no puerpério e adesão ao planejamento familiar.

Público-alvo: Gestantes que realizam o pré-natal e as puérperas que realizam a revisão pós-parto na USF Kephas, seus familiares e equipe de saúde.
Professor responsável: Ilse Maria Kunzler | ilse@feevale.br

Programa Promoção do uso racional de medicamentos

Promover o uso racional de medicamentos (URM) e melhorar a qualidade de vida de usuários de medicamentos, atendidos pelo SUS nas USFs administradas pelo Regina Comunidade (Mundo Novo, Palmeira e Petrópolis).

Projeto Phytos

Conhecer os beneficiados no que diz respeito ao seu perfil e seu conhecimento sobre espécies vegetais e fitoterápicos; Capacitar a equipe de saúde (ES) sobre aspectos relacionados ao URM e PM; Orientar os beneficiados do projeto quanto ao uso correto de PM e fitoterápicos; Implantar a Farmácia Viva; Proporcionar o acesso a fitoterápicos aos beneficiados do projeto. 

Público-alvo: Usuários do SUS e profissionais das equipes de saúde das USFs.
Professor responsável: Cristiane Bastos de Mattos | cristianemattos@feevale.br

Projeto Promoção da adesão à terapia medicamentosa

Promover o aumento do conhecimento sobre o tratamento medicamentoso em pacientes polimedicados do SUS pertencentes às USF administradas pelo Regina Comunidade (Mundo Novo, Palmeira e Petrópolis), UBSs (Canudos e Santo Afonso) e APAE-NH; - Aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso pelos beneficiados do projeto; - Melhorar as condições de saúde dos beneficiados do projeto; - Capacitar a equipe de saúde (ES) sobre aspectos relacionados à adesão ao tratamento medicamentoso; - Realizar serviços farmacêuticos durante os atendimentos nas USFs e visitas domiciliares, como: aferição de pressão arterial, orientação sobre os medicamentos (tabelas posológicas), monitoramento de glicemia, etc. 

Público-alvo: Pacientes usuários de medicamentos atendidos nas unidades de saúde.
Professor responsável: Cristiane Bastos de Mattos | cristianemattos@feevale.br

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais