Prova pública da estudante Simone Schutz de Souza, Outubro 2018. Mestrado em Controlo de Gestão, IPL, Portugal.
A internacionalização é um princípio formativo no desenvolvimento de estudantes e professores, que promove o conhecimento, a formação integral e multicultural e a excelência acadêmica nos níveis de ensino, pesquisa e extensão.
A Diretoria de Relações Internacionais realiza ações de ampliação e aprimoramento da cooperação com a rede de parcerias internacionais: intercâmbio docente e discente, cursos de dupla titulação, módulos internacionais, cursos de curta duração e projetos conjuntos de pesquisa, com prospecção de fomento em editais internacionais, publicações e eventos, entre outros. Destaca-se a participação de professores internacionais em aulas presenciais e a distância, por meio de plataforma digital, otimização de espaço de aprendizagem integrado com universidades parceiras, oferta de disciplinas em inglês, cursos intensivos com professores visitantes e monitoramento de intercambistas e egressos no exterior.
Em relação às ações resultantes de parcerias, em 2018 a cooperação com universidades foi produtiva, consolidando projetos de pesquisa, muitos com fomento externo, e avançando em várias áreas do conhecimento, totalizando 67 projetos de pesquisa com parcerias internacionais com instituições de 20 países. Para referir alguns destes: a pesquisa que vem sendo realizada com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL): Realidade virtual para auxiliar a formação educacional de pessoas com paralisia cerebral e Educação e redução de desigualdades: os casos de Novo Hamburgo e Leira. Com as universidades de Évora, Lusíada de Lisboa e IPL está em desenvolvimento o projeto “SENseBook Livros Multisensoriais” , com fomento da CAPES e MEC, visando a inclusão de pessoas com deficiência. Já nas universidades de Coimbra, Lisboa e Porto, a cooperação tem sido realizada em nível de ensino, pesquisa e extensão.
No Canadá, o projeto em parceria com a universidade British Columbia está relacionado ao desenvolvimento de pesquisas de descontaminação de bacias hidrográficas com mercúrio. Com a universidade de Laval destacam-se a publicação de artigos em conjunto e discussão de novos métodos de pesquisa, mais especificamente o ensaio com uso do equipamento Solartron, além da pesquisa para o desenvolvimento de membranas aniônicas para eletrodiálise. Para o desenvolvimento do fármacoantiviral para o tratamemnto de arboviroses (dengue, Zika, dentre outros, está sendo realizada pesquisa com a Universidad de la Republica do Uruguai. Com a Universidade Nacional da Colombia a pesquisa está relacionada a Ambientes Inteligentes Adaptativos. Com os parceiros da Finlândia e Dinamarca, existem projetos para o desenvolvimento de agregados com resíduos eletrônicos; Serviços Inteligentes, Soluções Digitais e Plataformas; Study of the durability of various materials; Water Research and Management; Entreprenurial Education, dentre outros.
A cooperação internacional no ensino promove a participação de professores visitantes, disciplinas compartilhadas em inglês, módulos internacionais, atividades de curta e longa duração no exterior, programas de dupla titulação como o acordo com a Coreia do Sul, firmado com a Dongseo University, que possibilita aos alunos do Curso de Jogos Digitais obterem o título de Tecnólogo em Jogos Digitais pela Feevale e, Bachelor of Engineering com a instituição sul-coreana.
Programas de pós-graduação lato sensu, especializações e MBAs, tem módulos internacionais como Controladoria de Gestão, Contabilidade e Governança Corporativa, Negócios Internacionais, Estratégia e Inovação Empresarial.
Merece destaque a parceria com o IPL, Portugal, que possibilita aos alunos de MBA em Controladoria de Gestão realizar Mestrado de Controlo de Gestão. Em outubro de 2018, foram defendidas as primeiras dissertações de alunos da Feevale para a obtenção do título de Mestre pela União Européia. Ainda resultante da cooperação com a instituição portuguesa, seguem em desenvolvimento ações conjuntas no Turismo e Gastronomia e Engenharia Biomédica.
Integrando Culturas
Com o objetivo de disseminar a multiculturalidade, integrando comunidades por meio de ações com parcerias internacionais, merece destaque o apoio do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre. O órgão proporcionou a apresentação, na Feevale, da banda americana Oscar Williams & the Band of Life, com a participação dos integrantes do projeto “O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de direitos humanos”.
MBA em Contabilidade e Governança Corporativa realizou uma Viagem de Estudos em outubro de 2018 Universidade Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP)
O MBA em Contabilidade e Governança Corporativa realizou, em outubro de 2018, um intercâmbio com a Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), situada na cidade de Lima, no qual os alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas, palestras e seminários, e realizar visitas técnicas. Estas proporcionaram aprendizados que contribuíram para além dos conhecimentos profissionais e acadêmicos, pois a internacionalização também contribui para o crescimento pessoal, possibilitando a experiência e o relacionamento com outras culturas.
Carla Helena Schilling Coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Gestão em Serviços
A cooperação entre a Universidade Feevale e a Häme University of Applied Sciences (Hamk) está fortemente focada nos desafios e soluções de problemas complexos. Soluções locais e globais, por exemplo, nas questões da água, do bem-estar dos idosos e da educação para o desenvolvimento sustentável são alvos de ações de pesquisa e de desenvolvimento. Essa cooperação reflete e contribui para o relacionamento das duas universidades. Grupos de pesquisa em conjunto foram criados, o intercâmbio de estudantes e funcionários está acontecendo, e o ensino nos módulos compartilhados de e-learning foi desenvolvido. Também está sendo planejada uma parceria no ensino de nível de doutorado. Em resumo, a cooperação entre a Universidade Feevale e a Hamk concentra-se profundamente nas questões de responsabilidade social e é proveitosa para ambas.
Janne Salminen Vice-reitora da Häme University of Applied Sciences (Hamk), Finlândia
Recebemos uma calorosa recepção na Feevale e está sendo maravilhoso visitar o Brasil e Novo Hamburgo. A Concordia University of Edmonton mantém uma parceria muito boa com a Feevale desde 2012. Muitos estudantes vêm nos visitar e estudar conosco no Canadá. Também fizemos uma turnê com nosso coral em 2014, quando nos apresentamos em seu belo teatro. Estamos planejando uma cooperação futura, talvez com a presença de alguns estudantes de Medicina em um programa especial conosco, e também maneiras de fazer com que nossos alunos venham para a Feevale e vivenciem essa bela universidade. Essa cooperação tem sido muito importante para nós, sendo uma de nossas primeiras parcerias internacionais, e esperamos fortalecê-la e aumentá-la continuamente no futuro.
Tim Loreman Presidente da Concordia University of Edmonton, Canadá
Intercâmbio receptivo - Universidade Feevale
Estudar na Feevale foi uma experiência muito positiva. Além dos métodos de educação, das boas relações que foram construídas, tive muito apoio dos professores, colegas e da equipe de Intercâmbio.
Katerina Vítová, Czech Republic, intercambista em 2018/2 Tomas Bata University in Zlín, República Theca
Intercâmbio receptivo - Escola de Aplicação Feevale
Em março de 2018, a Escola de Aplicação Feevale recebeu um grupo de alunos do México, por meio do acordo de cooperação firmado com a Universidad De La Salle Bajío - Escola Preparatória Juan Alonso Torres.
Toda a experiência de intercâmbio com a Escola de Aplicação Feevale reafirma a missão da Universidade de La Salle Bajío, que é a formação integral das pessoas para colaborar na construção de comunidades e transformação social. Também reforça parte de sua missão, que é proporcionar uma perspectiva intercultural e internacional, tanto com estudantes como com professores, para responder a esta nova era da globalização. Tomados por novas formas de olhar o mundo, na esperança de voltar ao Brasil e para a Universidade Feevale, retornamos ao México com a intenção de motivar os colegas mexicanos da Universidade de La Salle Bajío a viverem uma experiência tão emocionante.
Professora Guadalupe Cardona Robledo Universidad de La Salle Bajío - Escola Preparatória Juan Alonso Torres
Realizar um programa de intercâmbio no Canadá foi uma experiência muito enriquecedora, tanto na área profissional e estudantil, quanto na minha vida pessoal. Vivenciar a cultura canadense me proporcionou momentos inesquecíveis e de muito aprendizado. Além disso, por conviver com outros estudantes internacionais, vindos de outros países, também pude aprender um pouco mais sobre diferentes culturas e formas de viver ao redor do mundo. Agradeço à Universidade Feevale por me proporcionar a oportunidade desta vivência inesquecível e transformadora.
Natália Gasparotto, estudante de Engenharia Química Contemplada, em 2018, com uma bolsa de estudos do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), para estudar durante um semestre na Concordia University of Edmonton, Canadá.
Realizar um programa de intercâmbio no Canadá foi uma experiência muito enriquecedora, tanto na área profissional e estudantil, quanto na minha vida pessoal. Vivenciar a cultura canadense me proporcionou momentos inesquecíveis e de muito aprendizado. Além disso, por conviver com outros estudantes internacionais, vindos de outros países, também pude aprender um pouco mais sobre diferentes culturas e formas de viver ao redor do mundo. Agradeço à Universidade Feevale por me proporcionar a oportunidade desta vivência inesquecível e transformadora.
Natália Gasparotto, estudante de Engenharia Química Contemplada, em 2018, com uma bolsa de estudos do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), para estudar durante um semestre na Concordia University of Edmonton, Canadá.
A fase de adaptação na imersão de outra cultura foi longa para mim e, logo que me adaptei, peguei um inverno com neve e temperaturas negativas na Bélgica. Tive pouquíssimos dias de sol, mas aproveitei muito; até fiz uma viajem de bike da Bélgica para a Holanda e da Holanda para a Alemanha. Apesar da incrível experiência de ter vivido essas estações na Europa, ficou um gostinho de quero mais. Até mesmo pela questão do ensino, onde o sistema deles é diferente e estudar em uma língua estrangeira absorve muito mais energia do que eu imaginava. Diria que nos primeiros seis meses eu me adaptei e, quando comecei a me sentir confortável, era hora de voltar, então resolvi estender minha estadia.
Ramiro Ritter Muller, estudante de Educação Física Intercâmbio na UC Leuven / Limburg, Bélgica, 2018/02 e 2019/01
Sempre tive muitas expectativas sobre um intercâmbio, até que ele chegou. Foi uma experiência incrível, onde fiz muitas descobertas sobre mim mesmo e a vida na sua essencial e maior realidade. E isso é fantástico, todo mundo devia ter a possibilidade de uma experiência dessas, pois muda a nossa vida. Academicamente falando, o intercâmbio foi um choque, pela tamanha diferença e direção que o meu curso tem na Finlândia. A renovação do intercâmbio se deu pela chance de cursar uma cadeira laboratorial e pelo fato de que eu queria viver isso mais tempo nesse país. Com certeza, a melhor experiência que já vivenciei e viveria isso tudo de novo. Agradecimento total à Feevale pela oportunidade.
Miguel Sachet Manéa, estudante de Biomedicina Intercâmbio na University of Tampere, Finlândia, 2018/02/ e 2019/01
Cooperação com Finlândia e Dinamarca | Beyond Alliance for Knowledge (BAK)
O Beyond Alliance for Knowledge (BAK), aliança estratégica firmada em 2016, entre a Universidade Feevale, do Brasil, a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e a VIA University College, da Dinamarca, tem como principal objetivo ampliar as ações em educação internacional, integrar grupos de pesquisa e internacionalizar empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação. É o caso da cooperação em Water management, Aging in Society Cross-Cultural Perspectives, Strategic Management e Master and PhD cooperation. Em relação aos projetos de pesquisa, destacam-se: Energy efficiency and materials, Carbon binding, Water, Aging, Creative Industries: technology and gaming e Smart Services – Data-driven Business Management. Além disso, existem ações conjuntas com os parques tecnológicos do BAK, como Enterprises’ Network.
No ano de 2018, com o objetivo de fortalecer a parceria, a Universidade Feevale, promoveu o encontro do BAK com a presença do Embaixador da Finlândia, Markku Virri, e da Vice-Presidente do “Innovation Center Denmark”, do Consulado-Geral do Reino da Dinamarca em São Paulo, Stina Nordsborg.
Encontro da Delegação BAK, com a participação do embaixador da Finlândia Sr. Markku Virri (Março 2018).
Seminário Estratégico Internacional - Finlândia, 2018
No final do ano, na Finlândia, uma nova estrutura de gestão da cooperação BAK foi definida, possibilitando a ampliação de ações conjuntas e confirmação do Research Seminar, que será realizado em novembro de 2019, dando visibilidade à pesquisa resultante do Beyond Allliance for Knowledge - BAK.
Outros temas, como o lançamento global da marca BAK, Enterprises’ Network, vêm sendo trabalhado por equipes dos três países.
Feevale e Finland University
A assinatura do acordo de cooperação com a Finland University, ranqueada no Top Universities, firmada em setembro de 2018, tem como escopo um conjunto de ações centradas no desenvolvimento de pessoal, incluindo seminários, intercâmbios e viagens de estudo, além da execução de projetos especiais e da criação de programas conjuntos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. O novo acordo possibilitou a participação de docentes da Instituição no programa Teaching and Learning in Higher Education, que consiste na capacitação em metodologias e tecnologias finlandesas aplicadas à educação.
Atualmente, a Universidade Feevale possui 123 convênios, com instituições localizadas em 27 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Japão, Malásia, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Uruguai.
Fomento para a cidadania global
Em 2018, a Universidade Feevale foi contemplada com fomento externo para mobilidade acadêmica internacional do programa europeu Erasmus+, Elap (Canadá), Santander Ibero-Americanas, Capes e CNPq, além de outras agências para a cooperação internacional.
Programas (editais)
Países de destino
Capes - Programa Abdias Nascimento (projeto SENSeBOOK - Livros Multissensoriais)
Portugal
Santander Ibero-Americanas
Chile e Portugal
Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP
Canadá
Erasmus+
Finlândia
Finep
Canadá
Programa Study of the United States Institute for Student Leaders on Global Environmental Issues SUSI
Estados Unidos
Otto Von Guericke Universität Magdeburg
Alemanha
Université Laval
Canadá
International Business School
Estados Unidos, Itália e Reino Unido
Iniciação à Internacionalização
Alunos da Escola Preparatoria Juan Alonso Torres, México. (março de 2018).
A internacionalização na Feevale está em todos os níveis de ensino, incluindo os ensinos fundamental e médio. Além dos intercâmbios para imersão cultural e fluência dos idiomas espanhol e inglês, a Escola de Aplicação Feevale incentiva a internationalization at home com a participação dos intercambistas do exterior em atividades regulares das disciplinas, promovendo relevantes trocas em ambientes multiculturais de aprendizagem. Por meio de convênio estabelecido com parceiro internacional, alunos do ensino médio podem cursar um semestre no exterior nas escolas preparatórias, integrantes da Universidad de La Salle Bajío, em León, México.
Estudantes em atividade de intercâmbio (receptivo)
Países em 2018
Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, EUA, Finlândia, Haiti, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Tcheca, Senegal, Uruguai, Venezuela
Estudantes em atividade de intercâmbio (emissivo) + Programa europeu Erasmus + (Finlândia), Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP (Canadá), Bolsa Capes (Sense Books)
Países em 2018
Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia Do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, México, Peru, Portugal, Uruguai
Estudantes em atividade de intercâmbio de extensão
Países em 2018
Finlândia, Peru e Portugal
Programa europeu Erasmus + (Finlândia): 01
Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP (Canadá): 01
Bolsa Capes (Sense Books):03
Bolsa Santander Ibero-Americanas: 03
Bolsa SDU (Dinamarca): 01
Países em 2018
Canadá, Chile, Dinamarca, Finlândia e Portugal.
Mobilidade docente
Mobilidade docente (receptiva)
Países em 2018
Alemanha, Argentina, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Israel, Itália, México, Panamá, Portugal, Uruguai
Mobilidade docente (emissiva)
Países em 2018
Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irã, Israel, Itália, México, Moçambique, Peru, Portugal, Uruguai