Universidade Feevale toma medidas para reforçar a segurança nos câmpus | Universidade Feevale

Universidade Feevale toma medidas para reforçar a segurança nos câmpus

Estreitamento de relações com a Brigada Militar e investimento em segurança interna são algumas das ações da Instituição já no início do semestre letivo

28/03/2019 - Atualizado 29/03/2019 16h48min

A Universidade Feevale, comprometida com a proteção dos acadêmicos e visitantes que circulam diariamente de seus câmpus, vem realizando diversas ações para garantir a segurança de seus públicos. Entre elas, destaca-se contato direto com a Brigada Militar, com a qual a Instituição possui uma parceria de longa data. Na última semana, a supervisora do núcleo de Apoio da Universidade, Silvia Regina de Camargo, se reuniu com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo, tenente-coronel Márcio Uberti, e o subcomandante da corporação, major Adriano Zanini.

Durante o encontro, se discutiram ações para estreitamento da parceria entre as instituições, com o objetivo de reforçar a segurança dos câmpus em Novo Hamburgo. A Brigada garantiu a manutenção de rondas do Policiamento Ostensivo (POE), por meio do Núcleo dos Bairros, em horários de entradas e saídas de alunos e próximo às paradas de ônibus. O tenente-coronel Uberti também se colocou à disposição para ministrar palestras na Universidade e Escola de Aplicação, com foco em alunos e pais. Já a Universidade Feevale se comprometeu a levar demandas e necessidades das corporações para os cursos e ampliar a manutenção de viaturas – conforme foi realizado no início deste ano.

De acordo com o tenente-coronel Uberti, a parceria de longa data com a Universidade é muito importante e é essencial, cada vez mais estreitar esses laços. “Temos a intenção de continuar esse trabalho conjunto para que possamos trazer melhores resultados, tanto para a Brigada, quanto para a Feevale, e a ideia inicial é participar de reuniões com a Universidade para entender os anseios da Instituição e também levar as necessidades da corporação, para que nessa troca, possamos fazer um melhor trabalho para a comunidade, tanto em nível de Universidade, quanto em nível de segurança pública”, disse. 

Segurança interna dos câmpus também é prioridade

Quem costuma circular nos câmpus da Universidade Feevale em Novo Hamburgo e Campo Bom e na Escola de Aplicação, além dos polos da Feevale Digital nas cidades de Campo Bom, Igrejinha, Gravataí, Nova Petrópolis, Montenegro, Sapiranga, São Sebastião do Caí, Gramado, Esteio e Parobé, já se deparou com placas de câmpus monitorado.  Em torno de 18 mil pessoas circulam diariamente nos câmpus da Feevale, que são monitorados permanentemente por 650 câmeras. Só no último ano, por exemplo, o investimento total da Instituição em segurança atingiu o montante superior a R$ 300.000,00.

A tecnologia dos equipamentos é definida de acordo com a característica de cada ambiente. Os ambientes internos, como laboratórios, por exemplo, utilizam câmeras com sensores infravermelhos capazes de gravar inclusive no escuro. Nos estacionamentos e áreas de uso comum – circulação, corredores e portarias – há equipamentos com zoom de 36x, giro de 360 graus e acesso remoto, o que permite qualidade e detalhamento das imagens. As câmeras adquiridas recentemente, com tecnologia I.P permite a programação do cercamento virtual, detectando rapidamente uma invasão através de um sinal sonoro e alerta na sala de monitoramento.  

Já a Escola de Aplicação conta com reforço ainda maior na segurança. Entrada e saída são monitoradas por câmeras, o acesso se dá a partir de identificação e as crianças só saem com autorização dos pais ou responsáveis.

A Instituição possui uma central de monitoramento CFTV (Circuito Fechado de TV), que funciona 24 horas por dia, por meio da qual é realizado o monitoramento das câmeras de segurança, o direcionamento das ações diárias dos auxiliares patrimoniais e o recebimento e pronto atendimento de situações de emergência que ocorrerem dentro dos câmpus.

A equipe de auxiliares patrimoniais recebe constante capacitação em áreas como brigada de incêndio e primeiros socorros. Um posto da Patrulha Escolar da Brigada Militar também está sediado junto ao Câmpus II, facilitando a operação, e a Universidade conta com canais de contato direto com os órgãos de segurança pública.

Situações de risco ou de emergência podem ser comunicadas aos agentes patrimoniais da universidade pelo SOS Feevale. O contato está disponível em diferentes locais: placas dos corredores dos prédios, site (www.feevale.br/sos) e aplicativo da Feevale. Telefones: (51) 3586-8800/ramal 8606 e (51) 99972-9643.

Dica

A Brigada Militar reforça a necessidade de registro de ocorrência, como forma de auxiliar no planejamento de suas ações. As rondas policiais baseiam-se em estatísticas dos locais onde ocorrem os sinistros. Algumas ocorrências podem ser feitas online: www.delegaciaonline.rs.gov.br.

Retorno à comunidade acadêmica

Estudantes que integram o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Feevale se reuniram na última semana com representantes da reitoria para discutir temas relacionados à segurança nos câmpus. O convite para o encontro partiu da pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, que recebeu o presidente do DCE, João Rosa, o tesoureiro, Maykel Sábio, e a estagiária Victória Krause. Também participaram da reunião a chefe de Gabinete, Tamires Becker, a supervisora do setor de Segurança, Sílvia Camargo, e a ouvidora da universidade, Marinês do Amaral, que compõem o Grupo de Gerenciamento de Crises (GGC). No encontro, a Instituição repassou ao DCE as ações tomadas no que se refere à segurança dos câmpus e solicitou apoio do diretório quanto à troca informações estratégicas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.