Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional | Universidade Feevale

Sobre o planejamento e desenvolvimento

Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional

A Feevale, que tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), busca constantemente a qualificação de suas ações Institucionais. Desta maneira, sua gestão estratégica está estruturada de forma a integrar o ensino, pesquisa e extensão à gestão administrativa, assegurando desta maneira condições necessárias à consecução da missão, dos princípios, das políticas, das metas institucionais e, consequentemente, o cumprimento do compromisso social, que é a "produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento". 

 Este é um processo que busca interligar diversas áreas, através de elementos que compõem a gestão estratégica, conforme demonstrado na figura ao lado.

  • COMPROMISSO SOCIAL

Produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento.

  • MISSÃO

Promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

  • VISÃO 2020

Ser reconhecida pela excelência acadêmica e produção do conhecimento inovador e empreendedor.

Princípios Orientadores

Autonomia 

A Universidade Feevale compreende a autonomia como a liberdade de criar, pensar e agir de forma responsável, expressa através da sua concepção didático-científica e da gestão administrativa, financeira e patrimonial. 

Compromisso Comunitário e filantrópico

A Universidade Feevale reafirma sua condição comunitária e filantrópica conforme os pressupostos legais, primando pelo desenvolvimento regional e acesso aos direitos sociais.

Diversidade 

A Universidade Feevale compreende a diversidade como a heterogeneidade e equidade social, cultural e étnica definidas em suas políticas institucionais.  

Empreendedorismo 

A Universidade Feevale compreende o Empreendedorismo como o conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que desenvolvidos constituem as características do perfil empreendedor, expressando-se nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e de gestão. 

Excelência 

A Universidade Feevale compreende excelência como a obtenção de resultados que demonstrem alto nível de qualidade, evidenciados nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. 

Flexibilidade 

A Universidade Feevale compreende a flexibilidade como a possibilidade de acolhimento as demandas individuais e coletivas, expressa no percurso formativo dos estudantes, no relacionamento com as pessoas e instituições e no respeito às diferenças. 

Inovação 

A Universidade Feevale compreende que inovação é melhorar ou criar algo diferente que agregue valor à Instituição e à sociedade, possibilitando o avanço do conhecimento, a partir da promoção de um ambiente que estimule os indivíduos a agir de forma criativa e empreendedora. 

Integralidade 

A Universidade Feevale compreende a integralidade como um pressuposto da formação profissional e cidadã expressa na concepção pedagógica institucional e no respeito à singularidade do indivíduo. 

Sustentabilidade

A Universidade Feevale compreende a sustentabilidade como a gestão adequada dos recursos ambientais, patrimoniais e econômicos, demonstrada nas melhores alternativas de aplicação dos investimentos.

Transparência

A Universidade Feevale compreende a transparência como o acesso à informação de interesse dos diferentes públicos, respeitadas as especificidades, evidenciada nos relacionamentos institucionais.

Sugestões de leitura

  • ANSOFF, H. Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.
  • DAY, George S., REIBSTEIN, David J. A Dinâmica da Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012.
  • MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 
  • PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004.
  • PORTER, Michael E. Vantagem competitiva. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1998.
  • PORTER, Michael E. Competição. Ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2009.
  • PORTER, Michael E. Competindo pelo Futuro: Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 24. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1997
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.  Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, c2001.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Execução Premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro, RJ: 2. ed.,Elsevier, 2009.
  • NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard: passo-a-passo : elevando o desempenho e mantendo resultados. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2005.
  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 32. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2014.
  • QUINN, James Brian et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006.
  • VASCONCELLOS FILHO, Paulo de; PAGNONCELLI, Dernizo. Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004.

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