A Feevale assume, como desafio, a formação integral e a excelência acadêmica, pois entende que a função primordial da universidade é garantir aos estudantes uma sólida formação técnica, científica e humana.
Ações de acolhimento
Em 2019, o setor de Marketing, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), planejou, organizou e executou ações de volta às aulas. As atividades, realizadas no início de cada semestre letivo, tiveram como objetivo dar boas-vindas aos alunos, sendo uma forma de acolhimento e, também, de manutenção do relacionamento. Além disso, a equipe do Núcleo de Endomarketing auxiliou os estudantes a sanarem suas dúvidas, de forma acolhedora e individualizada.
Prêmio internacional
Uma equipe multidisciplinar da Universidade Feevale criou, em 2019, o OrniTwizy, um veículo elétrico para pessoas com dificuldades motoras. Com isso, venceu em Paris, na França, o Twizy Contest, um desafio internacional da Renault. Os estudantes conquistaram o prêmio de melhor projeto, melhor inovação e melhor análise de custo e modelo de negócio.
O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Furlan da Silva (Engenharia da Produção), Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett e Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica) e Marco Antônio Fröhlich (Engenharia Mecânica e mestrando em Tecnologia dos materiais e processos industriais). Eles foram assessorados pelos professores Juan Almada, Fabiano Nunes e Moisés de Mattos Dias e tiveram o projeto viabilizado pela Diretoria de Inovação, através do Feevale Techpark, pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex).
A ideia é oferecer uma solução de mobilidade urbana universal, em que o usuário possa ter maior segurança e praticidade. O veículo também foi pensado para proporcionar um suporte automático para cadeira de rodas, que confere autonomia e independência aos usuários. O carro foi projetado para ser executado a um baixo custo e em um sistema integrado de compartilhamento veicular.
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de estudantes por nível de ensino - Graduação | 13.010 | 11.656 | 10.323 |
Nº de estudantes por nível de ensino - Especialização | 469 | 689 | 753 |
Nº de estudantes por nível de ensino - Mestrado/Doutorado | 323 | 339 | 328 |
Nº de estudantes por nível de ensino - Educação Básica | 754 | 763 | 749 |
Nº de estudantes por nível de ensino - Ensino Técnico | 52 | 32 | 39 |
Nº de estudantes por nível de ensino - Centro de Idiomas | 521 | 215 | 367 |
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de cursos de graduação* | 52 | 56 | 75 |
Nº de cursos de Pós-graduação Lato Sensu |
Novos: 10 Reedições: 21 |
Novos: 23 Reedições: 24 |
Novos: 39 Reedições: 34 |
Nº de cursos de doutorado | 3 | 3 | 4 |
Nº de cursos de mestrado | 8 | 8 | 9 |
Concluintes em cursos de graduação | 1.923 | 1.904 | 1.808 |
Observação
- Cursos novos 2019: Letras Português (Digital). Pedagogia (Digital), História Licenciatura (Digital), Artes Visuais Licenciatura (Digital), Gestão Financeira (Digital), Gestão em Serviços (Digital), Gestão da Produção Industrial (Digital), Administração (Digital), Ciências Contábeis (Digital), Comércio Exterior (Digital), Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Digital), Sistemas de Informação (Digital), Design de Animação (Presencial), Engenharia Biomédica (Presencial), Letras - Inglês (Presencial), Letras - Português (Presencial), Gestão Comercial (Presencial), Processos Gerenciais (Presencial) e Educação Física (Presencial - dupla titulação).*
Objetivo
Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de estudantes com necessidade específicas por nível de ensino - Educação Básica | 22 | 26 | 30 |
Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino - Graduação | 179 | 183 | 200 |
Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino - Especialização | 0 | 0 | 2 |
Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino - Mestrado e Doutorado | 3 | 0 | 1 |
Objetivo
Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de estudantes em atividades de ensino | 3.226 | 3.229 | 3.187 |
Nº de estudantes em atividade de iniciação científica | 467 | 496 | 536 |
Nº de estudantes em atividade não remunerada de extensão* | 567 | 612 | 587 |
Observação
- Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.*
Estudantes em atividades de ensino
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Estudantes em atividades de monitoria remunerada | 394 | 406 | 371 |
Estudantes em atividades de monitoria não remunerada | 86 | 79 | 67 |
Estudantes em atividade do Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid | 119 | 73 | 74 |
Estudantes em atividade do Programa de Educação Tutorial - PET | 16 | 12 | 19 |
Estudantes em atividade de estágio curricular não obrigatório | 2.529 | 2.444 | 2.330 |
Estudantes em atividade de Intercâmbio (receptivo) | 141 | 205 | 203 |
Estudantes em atividade de Intercâmbio (emissivo) | 40 | 48 | 44 |
Estudantes em atividade de Intercâmbio de extensão | 61 | 77 | 61 |
Estudantes em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde | 9 | 8 | 18 |
Observação
- Pode haver duplicidade de pessoas.
Nº Estudantes em Atividades de pesquisa
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de bolsistas de iniciação científica | 146 | 257 | 172 |
Nº de acadêmicos de iniciação científica não remunerada | 224 | 309 | 261 |
Nº de estudantes em iniciação científica junior não remunerada* | 0 | 1 | 0 |
Nº de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (PIBIC EM/CNPq)** | 29 | 35 | 30 |
Nº de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (PIBIC/CNPq) | 32 | 33 | 29 |
Nº de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (PROBIC/Fapergs) | 40 | 33 | 35 |
Nº de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (PIBITI/CNPq) | 26 | 32 | 26 |
Nº de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (PROBITI/Fapergs) | 20 | 18 | 13 |
Nº de participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) | 114 | 136 | 128 |
Observação
- Nomenclatura anterior do programa: Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM).*
- Passa a considerar todos os participantes ao longo das duas vigências do ano, sendo corrigidos anos anteriores.**
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de bolsistas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC)* | 101 | 101 | 102 |
Nº de bolsistas de Mestrado e Doutorado FAPERGS/CAPES | 0 | 6 | 6 |
Nº de bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq | 3 | 5 | 7 |
Nº de bolsistas de Pós-Doutorado | 4 | 4 | 3 |
Nº de bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale** | 87 | 96 | 146 |
No de bolsistas de iniciação à docência | 31 | 15 | 2 |
- O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares/Capes (Prosup Capes) foi extinto a partir de 09/2017, sendo substituído pelo Programa Prosuc/Capes, destinado a instituições comunitárias de todo o país.*
- Em 2017 foram ampliadas as possibilidades de inserção na pós-graduação stricto sensu, através da implementação de bolsas institucionais de 50% do valor da mensalidade para os mestrados e doutorados e bolsas de iniciação à docência, de 30% do valor da mensalidade para o mestrado em Letras. Em 2019, as bolsas de iniciação à docência do mestrado em letras, que está em extinção, passaram para 50% do valor da mensalidade.**
Nº estudantes em atividades de extensão
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº de bolsistas de extensão | 105 | 112 | 141 |
Nº de atletas bolsistas | 152 | 149 | 102 |
Nº de atletas voluntários* | 28 | 28 | 4 |
Nº de acadêmicos em atividade não remunerada de extensão | 103 | 141 | 118 |
Nº de estudantes voluntários de extensão | 359 | 359 | 328 |
Nº de estudantes de graduação que estão matriculados no Centro de Idiomas | 166 | 123 | 136 |
Nº de estagiários nos projetos de extensão | 61 | 41 | 67 |
Observação
- Adequação do número de atletas conforme edital.*
Equiparação das bolsas institucionais
Em janeiro de 2019 foi publicada uma resolução da Reitoria, que define sobre a equiparação das bolsas de extensão, pesquisa, inovação e monitorias relacionadas à graduação. Anteriormente, os descontos referentes às bolsas eram diferentes, observando-se que o benefício da monitoria era três vezes o valor da bolsa de extensão. Havia forte disparidade de valores quando comparadas as horas semanais disponibilizadas ao desconto concedido.
Estudantes acabavam desistindo de determinadas atividades, a fim de ganharem mais créditos de desconto em outras, prejudicando o projeto e a equipe, em função da constante rotatividade. Assim, a Instituição decidiu equiparar os descontos, tendo como padrão (hora/crédito) o valor concedido nas bolsas de Iniciação Científica.
Nessa mesma resolução foram incluídos estudantes que realizavam cursos com matrícula seriada (valores de mensalidade não sendo em créditos), como Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, além de alunos com cursos na modalidade a distância. Para concessão do benefício, passou a ser considerado o valor do crédito base institucional, possibilitando, com isso, que discentes de todos os cursos de graduação pudessem concorrer a bolsas institucionais.
Nº de estudantes por categoria de bolsa
Objetivo
Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Bolsa ProUni | 2.660 | 2.603 | 2.147 |
Bolsa Escola | 121 | 122 | 122 |
Bolsa Iniciação Científica | 132 | 158 | 165 |
Bolsa para projetos de extensão | 94 | 108 | 124 |
Bolsa Monitoria | 241 | 228 | 220 |
Bolsa Atleta | 151 | 148 | 65 |
Bolsa Seguro Desemprego | 91 | 60 | 63 |
Bolsa Funcionário Mestrado | 3 | 1 | 1 |
Bolsa Professor Mestrado/Doutorado | 7 | 6 | 5 |
Total | 3.500 | 3.424 | 2.912 |
Nº de estudantes por tipo de desconto
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Desconto ASPEUR para funcionários | 609 | 605 | 578 |
Desconto ASPEUR para dependentes de funcionários | 270 | 260 | 249 |
Desconto Licenciatura | 298 | 155 | 73 |
Desconto Bacharelado | 360 | 355 | 307 |
Desconto Diurno | 805 | 657 | 554 |
Desconto Convênio de Cooperação | 679 | 594 | 777 |
Desconto Egresso | 523 | 589 | 673 |
Desconto Idiomas | 481 | 389 | 380 |
Desconto Graduação Sênior | 186 | 179 | 182 |
Desconto Auxílio Família | 971 | 928 | 746 |
Desconto Fisem* | 252 | 75 | 14 |
Desconto para cursos na modalidade Seriado-Noturno* | 10 | 3 | 0 |
Desconto para cursos superior de tecnologia | 534 | 461 | 485 |
Desconto séries iniciais da Escola de Aplicação* | 43 | 24 | 6 |
Desconto Técnico com Ensino Médio* | 26 | 0 | 0 |
Total | 6.047 | 5.274 | 5.024 |
Observação
- Estão sendo contados os alunos uma única vez no ano, independente se usufruíram de bolsa e/ou descontos nos dois semestres.*
Objetivo
Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.
Nº de estudantes por financiamento
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Pravaler | 2.221 | 2.061 | 1.803 |
FIES | 2.326 | 1.759 | 1.048 |
CredIES | 80 | 175 | 263 |
Sicredi | 6 | 3 | 5 |
Banrisul (NOVO) | 0 | 0 | 6 |
Total | 4.633 | 3.998 | 3.125 |
Observação
- Visando contribuir para a permanência dos alunos, a Instituição ofertou em 2018 parcelamento estendido aos alunos dos cursos de graduação em Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.
- Nos cursos de pós-graduação também são disponibilizados parcelamentos estendidos de 36 meses para os mestrados e de 60 meses para os doutorados.
Opções de financiamento
- Pravaler: o Crédito Universitário Pravaler, financia as mensalidades dos estudantes no dobro do tempo. Pode ser concedido a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação presencial, exceto Medicina ou pós-graduação da Feevale, com inscrições sempre abertas.
- Fies: crédito do governo federal que possibilita ao estudante financiar parcial ou integralmente seu curso de graduação presencial. Tendo em vista as mudanças propostas pelo Governo Federal para o FIES, a Universidade Feevale não aderiu ao programa a partir do segundo semestre 2018. Deste modo, não há oferta de inscrição para novos alunos nesta modalidade de ingresso.
- Credies: a Fundacred oferece um crédito em que o estudante realiza o pagamento de 50% do valor da mensalidade enquanto estuda, e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a Universidade).
- Sicredi: Financiamento Estudantil destinado a estudantes que sejam associados à Sicredi Pioneira RS. Disponível para os estudantes dos cursos presenciais de graduação. O estudante pode financiar 100% do seu curso e pagar o semestre em até 12 vezes.
- Banrisul: destinado a alunos de cursos de graduação presenciais. Financia até 100% do valor da semestralidade que pode ser paga em 12 mensalidades.
Objetivo
Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Nº atendimentos de orientação profissional | 34 | 111 | 242 |
Nº de vagas de estágios curricular não obrigatório, empregos e trainee oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante | 4.191 | 5.465 | 3.847 |
Nº de currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante | 6.741 | 5.215 | 5.076 |
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação | 53,40% | 50,80% | 55,70% |