Cooperação com a Finlândia e a Dinamarca | BEYOND ALLIANCE FOR KNOWLEDGE (BAK)
O Beyond Alliance for Knowledge (BAK), aliança estratégica firmada em 2016, entre a Universidade Feevale, Brasil, Häme University of Applied Sciences (HAMK), Finlândia, e a VIA University College, Dinamarca, tem como principal objetivo ampliar as ações em educação internacional, integrar grupos de pesquisa e internacionalizar empresas vinculadas aos parques tecnológicos das universidades parceiras, dentre outras ações de cooperação. Salienta-se a cooperação em Water management, Aging in Society Cross-Cultural Perspectives, Strategic Management, Master and PhD cooperation. Em relação às áreas de Pesquisa, destacam-se: Energy efficiency and materials, Carbon binding, Water, Aging, Creative Industries: technology and gaming, Smart Services – Data-driven Business Management. Além, de ações conjuntas com os parques tecnológicos do BAK, como Enterprises’ Network.
Em 2019, foram realizadas ações conjuntas no ensino, pesquisa e extensão resultantes da parceria entre as três instituições. O programa IP Smart 2019 – Smart Products and Product Development contou com a participação de Professor da Feevale que ministrou a disciplina de Design Thinking durante o intensivo de duas semanas na Finlândia. Faz parte do objetivo do evento reunir alunos dos países de universidades parceiras, assim, o programa teve continuidade virtualmente, na Feevale, além da visita do professor coordenador do projeto na Hamk. A Hamk também esteve presente na comemoração aos 30 Anos da Escola de Aplicação Feevale com palestras sobre a metodologia de ensino finlandesa. Ainda no ensino, teve a participação de docente finlandês em palestra no mestrado em Indústria Criativa, aula magna no curso de Jornalismo e participação, via online, em banca de TCC de aluno do curso de graduação. O ano de 2019 foi marcado por um avanço importante na pesquisa, com a realização do 1º Seminário de Pesquisa do BAK, na Finlândia, com a participação de pesquisadores das três instituições. O tema do evento foi Sustainable Society and Technology. Em relação à Extensão, professores da Hamk e VIA participaram da avaliação de trabalhos do Inovamundi.
O Seminário estratégico internacional, evento anual que reúne as três instituições da aliança, foi sediado na Feevale em 2019 com o tema Enterprise Cooperation in Education (foto capa).
FINLAND EDUCATION EXPERIENCE
O termo de cooperação assinado entre a Feevale e a Prefeitura de Esteio, RS, em outubro de 2019, tem como objetivo capacitar professores da rede pública nas práticas pedagógicas da Finlândia, por meio da formação com teorias, oficinas sobre aprendizagem centrada no aluno, comparação de culturas de aprendizagem entre a Finlândia e o Brasil, aprendizado ativo, aprendizagem baseada em fenômenos e robótica e visitas às escolas finlandesas. O programa piloto, desenvolvido em parceria com a Häme University of Applied Sciences, HAMK, parceira da Feevale , consiste em um curso intensivo de duas semanas na universidade finlandesa.
FEEVALE NO MUNDO
Parcerias no ensino, pesquisa e extensão
Atualmente, a Universidade Feevale possui 129 convênios, com instituições localizadas em 28 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Japão, Malásia, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Uruguai. A Costa Rica foi integrada a rede de países conveniados em 2019. Para referir algumas parcerias:
- No Canadá, destacam-se os projetos em parceria com a Université Laval para o desenvolvimento de membranas aniônicas para eletro diálise e com a Université du Québec à Montréal (UQAM) a cooperação está vinculada ao Programa de Educação Ambiental para Desastres.
- Com os parceiros da Finlândia e Dinamarca existem projetos para o desenvolvimento de Dry Toilets adaptados ao ambiente urbano, por meio da transferência de tecnologias em parceria com Häme University of Applied Sciences (HAMK) e da Global Dry Toilet Association of Finland; Microbasins; University contribution to entrepreneurial training; Environmental Education in Urban Solid Waste Recycling; Study of the durability of various materials; Water Research and Management; dentre outros.
- Em Portugal, o projeto de pesquisa “SENSeBOOK - Livros Multissensoriais”, com fomento da CAPES e MEC, realizado com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), as universidades de Évora e Lusíada de Lisboa, visa a inclusão de pessoas com deficiência. Com o IPL e a Universidade de Lisboa o projeto, “Realidade virtual” tem como objetivo auxiliar na formação educacional de pessoas com paralisia cerebral. Ainda, em parceria com o IPL, destaca-se o projeto “1000 Brinquedos 1000 Sorrisos”, que consiste na adaptação de brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis a crianças com deficiência. Importante citar que a parceria com o IPL possibilita aos alunos do MBA em Controladoria de Gestão realizar Mestrado em Controlo de Gestão e obter o título de Mestre pela União Europeia. Também em 2019, a Feevale teve a participação de professores do IPL em avaliação de trabalhos apresentados no Inovamundi, programa que apresenta a produção científica, tecnológica e extensionista de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação, entre outras ações.
- No Uruguai, a parceria com a Universidad de la República (UDELAR), além dos grupos de pesquisa em Computação Aplicada a cooperação, na pesquisa, visa o desenvolvimento de imunobiológicos e antivirais, e avaliação de toxicidade, utilizando saponinas de Quillaja brasiliensis.
- Relevante citar a parceria com o Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), no projeto de pesquisa “Processos de membranas como melhores técnicas disponíveis para reuso de água e de Insumos-Aquamemtec”.
- Participação da Purdue University, EUA, na reunião anual do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto;
- Visita de professor da Universidade de Alicante, Espanha, para firmar convênio entre a Feevale e a universidade espanhola, além ministrar aulas no Curso de Direito;
- Ação com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com o objetivo de firmar parceria com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e participação no XI Seminário de Materiais;
- Professor visitante da Universidade de Lisboa, Portugal proferiu palestra nos 20 anos do Curso de Design, além de articulação de duplas titulações relacionadas aos cursos do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.
FOMENTO PARA A CIDADANIA GLOBAL
Bolsas de estudos
No último ano, a Universidade Feevale foi contemplada com fomento externo para mobilidade acadêmica internacional do Programa Europeu Erasmus+, Elap (Canadá), Santander Ibero Americanas, além de outras agências para a cooperação internacional.
Programas (editais) | Países de destino |
---|---|
Capes - Programa Abdias Nascimento (projeto SENSeBOOK - Livros Multissensoriais | Portugal |
Santander Ibero Americanas | Chile Portugal |
Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP | Canadá |
Erasmus+ | Finlândia |
Programa Study of the United States Institute for Student Leaders on Global Environmental Issues SUSI | Estados Unidos |
International Business School | Estados Unidos Itália Reino Unido |
2019 Global Korea Scholarship (GKS) for African and Latin American Undergraduate Students | Coréia do Sul |
Encontro com intercambistas da Europa, América do Norte e América do Sul, junto com seus buddies e equipe de Intercâmbio da Feevale. (2º semestre/2019)
Intercâmbio docente
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Mobilidade docente (receptiva) | 60 | 69 | 123 |
Mobilidade docente (emissiva) | 81 | 94 | 83 |
Total de docentes | 141 | 163 | 206 |
Total de países | 19 | 24 | 24 |
Observação
- Países com intercâmbio docente em 2019 (emissivo e receptivo): Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, México, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai, Vietnã.
Intercâmbio discente
Indicador | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Estudantes em atividade de intercâmbio (receptivo) | 141 | 205 | 203 |
Estudantes em atividade de intercâmbio (emissivo) + Programa Europeu Erasmus (Finlândia) + Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP (Canadá) + Bolsa Capes (Sense Books) + Santander Ibero-Americanas | 40 | 48 | 44 |
Estudantes em atividade de intercâmbio de extensão | 61 | 77 | 61 |
Total de estudantes | 242 | 330 | 308 |
Total de países | 20 | 29 | 24 |
Observação
- Países com intercâmbio discente em 2019 (emissivo e receptivo): Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos Da América, Finlândia, Holanda, Inglaterra, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Uruguai e Venezuela
A colaboração entre a Universidade Feevale e a University of Southern Denmark (SDU) tem sido extremamente produtiva, trazendo benefícios mútuos. Na parte educativa, a SDU teve o prazer de receber alguns alunos da Feevale para cursos de mestrado e doutorado, firmando a colaboração entre as instituições. Na parte de pesquisa, temos um projeto muito importante em andamento com o laboratório de virologia, onde juntos estamos trabalhando em aumentar a precisão de sensores para medidas da qualidade de sistemas aquáticos. Estamos preparando uma publicação científica em conjunto que explica esses resultados.
Roana Melina de Oliveira Hansen
Associate Professor - University of Southern Denmark (SDU), Dinamarca.