Sobre

Sobre

Sobre o relatório

Com o objetivo de compartilhar as ações desenvolvidas a partir de sua Política de Responsabilidade Social, a Universidade Feevale apresenta o Relatório de Responsabilidade Social 2019, que traz informações relevantes sobre o seu desempenho econômico, ambiental e social. Os dados referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e consideram as ações realizadas e seus resultados.


Coleta de dados, forma, periodicidade e verificação

A organização do Relatório de Responsabilidade Social é coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) e pelo setor de Marketing da Universidade Feevale, com o aporte de todas as áreas da Instituição no levantamento das informações. Contempla os temas definidos na Política de Responsabilidade Social, apresentados por meio de objetivos e de indicadores, utilizando como referência a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). O Balanço Social é balizado pelo modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e foi verificado externamente.

Em 2019, o Comitê de Responsabilidade Social e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão realizaram o processo de revisão dos conteúdos do Relatório. Ao longo do ano, foram feitas reuniões com colaboradores de áreas estratégicas para revisão dos indicadores e objetivos institucionais, bem como definição dos temas de destaque do período. Os dados apresentados no Relatório são referentes aos câmpus I, II e III, aos polos e demais espaços.

Publicado anualmente, o Relatório declara atividades do ano anterior e indicadores comparativos, com ao menos dois períodos anteriores. O último relatório – o primeiro em formato digital – foi apresentado em 2019 e contém as atividades e indicadores com resultados do ano de 2018. As edições anteriores estão disponíveis em:


UNITED NATIONS ACADEMIC IMPACT E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em 2019, a Universidade Feevale passou a integrar o United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado às Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo apoiar e contribuir para a realização das metas da ONU, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como membro da Unai, a Feevale seguirá realizando ações vinculadas aos ODS, como as já existentes voltadas ao atendimento da comunidade de Novo Hamburgo e região. Além da inclusão dos ODS aos objetivos institucionais da Responsabilidade Social.

Esclarecimentos sobre o relatório

A Universidade Feevale quer saber a sua opinião sobre a Instituição e também sobre as questões abordadas no Relatório de Responsabilidade Social. Os contatos podem ser realizados pelo telefone (51) 3586-8833 ou e-mail imprensa@feevale.br.


Política de Responsabilidade Social

A Política de Responsabilidade Social oficializa e orienta o compromisso da Universidade Feevale com o desenvolvimento social da região e do país em que está inserida. A implementação dessa Política revela um esforço da Instituição na perspectiva de responder, com criatividade e inovação, aos desafios postos pela sociedade contemporânea, expressos, inclusive, em atos normativos do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação (Conaes), que instigam as universidades a pautarem suas políticas e ações com responsabilidade social.

Política de Responsabilidade Social


Sumário GRII

ASPECTO INDICADOR CONTEÚDOS PADRÃO GERAIS
ESTRATÉGIA E ANÁLISE G4-1 Mensagem do presidente
PERFIL ORGANIZACIONAL G4-3 Nome da organização
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços
G4-5 Localização da sede da organização
G4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade e formação jurídica da organização
G4-8 Mercados em que a organização atua
G4-9 Porte da organização
G4-10 Perfil dos empregados
G4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organização
G4-13 Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores
G4-14 Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente
G4-16 Participação em associações e organizações
ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E LIMITES G4-17 Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório
G4-18 Processo de definição do conteúdo do relatório
G4-19 Lista dos aspectos materiais
G4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material
G4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores
G4-23 Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS G4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização
G4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento
G4-26 Abordagem para envolver os stakeholders
G4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders
PERFIL DO RELATÓRIO G4-28 Período coberto pelo relatório
G4-29 Data do relatório anterior mais recente
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios
G4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo
G4-32 Opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela GRI 64
G4-33 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório
GOVERNANÇA G4-34 Estrutura de governança da organização
ÉTICA E INTEGRIDADE G4-36 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização
CATEGORIA INDICADOR CONTEÚDOS PADRÃO ESPECÍFICOS
ECONÔMICA G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído
G4-EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos
AMBIENTAL G4-EN1 Consumo de energia dentro da organização
G4-EN3 Materiais usados, discriminados por peso ou volume
G4-EN8 Total de água retirada por fonte
G4-EN23 Peso total de resíduos discriminado por tipo e método de disposição.
G4-EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo
SOCIAL - PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE G4-LA1 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
G4-LA5 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade de empregados por faixa etária, gênero e região
G4-LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero
G4-LA9 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional
G4-LA13 Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes
SOCIAL - PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE G4-SO1 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
SOCIAL – RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO G4-PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente

Expediente

Associação Pró-Ensino Superior
em Novo Hamburgo - ASPEUR

Roberto Cardoso

Presidente do Conselho de Administração

Agostinho França da Silva

Presidente do Conselho Consultivo

Márcio André Arnold

Coordenador do Conselho Fiscal


Universidade Feevale

Cleber Prodanov

Reitor

Angelita Renck Gerhardt

Pró-reitora de Ensino

João Alcione Sganderla Figueiredo

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Organização

João Alcione Sganderla Figueiredo

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Luciane Iwanczuk Steigleder

Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária
Relações Públicas – CONRERP 2954

Bruna Caroline Kuhn

Analista do Núcleo de Extensão Universitária


Relatório

Gabriel Daudt

Coordenador de Marketing

Dagmari Hickmann Lippert

Contadora - CRC/RS 065340/O-6

Solange Corrêa

Jornalista - Mtb 8332
Edição

Marketing

Site e editoração

Comitê de Responsabilidade Social


Colaboração com textos

  • Adriana de Negri
  • Ana Claudia Wecker
  • Bruna Caroline Kuhn
  • Cintia Gabriele Beier
  • Daiana de Leonco Monzon
  • Denise Blanco Sant Anna
  • Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais
  • Endomarketing
  • Isabel Cristina Cezar da Rosa
  • Katia Regina de Lima e Silva Smaniotto
  • Maicon Vicente Busato
  • Paula Kunz Luft
  • Raquel Helene Kleber
  • Roberto Affonso Schilling
  • Rodrigo Saldanha Monteiro
  • Rodrigo Staggemeier
  • Sandra Elizete Dorneles
  • Sheila Maria Leuck

Revisão

  • Solange Corrêa

Fotografias

  • Acervo da Universidade Feevale