Sobre o relatório
Com o objetivo de compartilhar as ações desenvolvidas a partir de sua Política de Responsabilidade Social, a Universidade Feevale apresenta o Relatório de Responsabilidade Social 2019, que traz informações relevantes sobre o seu desempenho econômico, ambiental e social. Os dados referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e consideram as ações realizadas e seus resultados.
Coleta de dados, forma, periodicidade e verificação
A organização do Relatório de Responsabilidade Social é coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) e pelo setor de Marketing da Universidade Feevale, com o aporte de todas as áreas da Instituição no levantamento das informações. Contempla os temas definidos na Política de Responsabilidade Social, apresentados por meio de objetivos e de indicadores, utilizando como referência a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). O Balanço Social é balizado pelo modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e foi verificado externamente.
Em 2019, o Comitê de Responsabilidade Social e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão realizaram o processo de revisão dos conteúdos do Relatório. Ao longo do ano, foram feitas reuniões com colaboradores de áreas estratégicas para revisão dos indicadores e objetivos institucionais, bem como definição dos temas de destaque do período. Os dados apresentados no Relatório são referentes aos câmpus I, II e III, aos polos e demais espaços.
Publicado anualmente, o Relatório declara atividades do ano anterior e indicadores comparativos, com ao menos dois períodos anteriores. O último relatório – o primeiro em formato digital – foi apresentado em 2019 e contém as atividades e indicadores com resultados do ano de 2018. As edições anteriores estão disponíveis em:
UNITED NATIONS ACADEMIC IMPACT E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Em 2019, a Universidade Feevale passou a integrar o United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado às Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo apoiar e contribuir para a realização das metas da ONU, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como membro da Unai, a Feevale seguirá realizando ações vinculadas aos ODS, como as já existentes voltadas ao atendimento da comunidade de Novo Hamburgo e região. Além da inclusão dos ODS aos objetivos institucionais da Responsabilidade Social.
Esclarecimentos sobre o relatório
A Universidade Feevale quer saber a sua opinião sobre a Instituição e também sobre as questões abordadas no Relatório de Responsabilidade Social. Os contatos podem ser realizados pelo telefone (51) 3586-8833 ou e-mail imprensa@feevale.br.
Política de Responsabilidade Social
A Política de Responsabilidade Social oficializa e orienta o compromisso da Universidade Feevale com o desenvolvimento social da região e do país em que está inserida. A implementação dessa Política revela um esforço da Instituição na perspectiva de responder, com criatividade e inovação, aos desafios postos pela sociedade contemporânea, expressos, inclusive, em atos normativos do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação (Conaes), que instigam as universidades a pautarem suas políticas e ações com responsabilidade social.
Política de Responsabilidade Social
Sumário GRII
Expediente
Associação Pró-Ensino Superior
em Novo Hamburgo - ASPEUR
Roberto Cardoso
Presidente do Conselho de Administração
Agostinho França da Silva
Presidente do Conselho Consultivo
Márcio André Arnold
Coordenador do Conselho Fiscal
Universidade Feevale
Cleber Prodanov
Reitor
Angelita Renck Gerhardt
Pró-reitora de Ensino
João Alcione Sganderla Figueiredo
Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Organização
João Alcione Sganderla Figueiredo
Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Luciane Iwanczuk Steigleder
Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária
Relações Públicas – CONRERP 2954
Bruna Caroline Kuhn
Analista do Núcleo de Extensão Universitária
Relatório
Gabriel Daudt
Coordenador de Marketing
Dagmari Hickmann Lippert
Contadora - CRC/RS 065340/O-6
Solange Corrêa
Jornalista - Mtb 8332
Edição
Marketing
Site e editoração
Comitê de Responsabilidade Social
- Bruna Caroline Kuhn
- Dagmari Hickmann Lippert
- Luciane Iwanczuk Steigleder
- Maristela Mercedes Bauer
- Simone Inês Schutz de Souza
- Solange Corrêa
Colaboração com textos
- Adriana de Negri
- Ana Claudia Wecker
- Bruna Caroline Kuhn
- Cintia Gabriele Beier
- Daiana de Leonco Monzon
- Denise Blanco Sant Anna
- Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais
- Endomarketing
- Isabel Cristina Cezar da Rosa
- Katia Regina de Lima e Silva Smaniotto
- Maicon Vicente Busato
- Paula Kunz Luft
- Raquel Helene Kleber
- Roberto Affonso Schilling
- Rodrigo Saldanha Monteiro
- Rodrigo Staggemeier
- Sandra Elizete Dorneles
- Sheila Maria Leuck
Revisão
- Solange Corrêa
Fotografias
- Acervo da Universidade Feevale