A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio é vinculada a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, da Universidade Feevale.
A Universidade Feevale possui Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) emitido pela CTNBio mediante o Parecer Técnico n°8727/2023, cujo extrato está publicado no DOU Nº. 196, de 16 de outubro de 2023. – vinculado ao Laboratório de Microbiologia Molecular e o Laboratório de Citotoxicidade - Nível de Biossegurança 2 (NB-2).
A CIBio tem por finalidade fazer cumprir, no âmbito da Universidade, as normas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), previstas no art. 1° da lei Nº 11.105, de 24 de março de 2005, assessorando em todos os assuntos referentes as atividades com organismos geneticamente modificados (OGM)* e/ou seus derivados. Compete a comissão requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para os laboratórios e projetos da Instituição que envolvam OGM ou seus derivados, fazendo a fiscalização e acompanhamento destes.
*Entende-se por OGM – Organismos Geneticamente Modificados, qualquer entidade biológica (vírus, bactérias, fungos, protozoários, linhagens celulares, animais, vegetais, etc.) cujo material genético tenha sido alterado por técnicas de DNA recombinante/engenharia genética.
Gestão 2021/2024
PRESIDENTE
MEMBROS
Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Feevale
Graduação em Medicina
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-mail: suzanao@feevale.br
Documentos
Regimento CIBio 2022
VisualizarManual de regulamentação OGMs
VisualizarLinks
As informações necessárias para o desenvolvimento de projetos utilizando organismos geneticamente modificados estão disponíveis na página da CTNBio, que devem seguir as resoluções e normas técnicas definidas por esta comissão.