A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio é vinculada a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, da Universidade Feevale.
A Universidade Feevale possui Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) emitido pela CTNBio mediante o Parecer Técnico n°8727/2023, cujo extrato está publicado no DOU Nº. 196, de 16 de outubro de 2023. – vinculado ao Laboratório de Microbiologia Molecular e o Laboratório de Citotoxicidade - Nível de Biossegurança 2 (NB-2).
A CIBio tem por finalidade fazer cumprir, no âmbito da Universidade, as normas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), previstas no art. 1° da lei Nº 11.105, de 24 de março de 2005, assessorando em todos os assuntos referentes as atividades com organismos geneticamente modificados (OGM)* e/ou seus derivados. Compete a comissão requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para os laboratórios e projetos da Instituição que envolvam OGM ou seus derivados, fazendo a fiscalização e acompanhamento destes.
*Entende-se por OGM – Organismos Geneticamente Modificados, qualquer entidade biológica (vírus, bactérias, fungos, protozoários, linhagens celulares, animais, vegetais, etc.) cujo material genético tenha sido alterado por técnicas de DNA recombinante/engenharia genética.
Gestão 2025
PRESIDENTE
MEMBROS
Representante da Diretoria de Inovação
Graduação em Jornalismo pela Universidade Feevale
Graduação em Medicina
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
E-mail: suzanao@feevale.br
Documentos
Regimento CIBio 2022
VisualizarManual de regulamentação OGMs
VisualizarLinks
As informações necessárias para o desenvolvimento de projetos utilizando organismos geneticamente modificados estão disponíveis na página da CTNBio, que devem seguir as resoluções e normas técnicas definidas por esta comissão.