Pesquisas Mercadológicas | Universidade Feevale

Sobre o serviço

Os Serviços Especializados são responsáveis pela elaboração de estudos mercadológicos visando atender às demandas de empresas públicas ou privadas, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias atualizadas, para buscar informações qualificadas e estratégicas para seus clientes.

Para reduzir os riscos de um mercado competitivo e direcionar ações estratégicas de forma precisa é crucial a posse de informações confiáveis sobre os fatores, que influenciam a área de atuação de uma organização.

Nesse sentido, a pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais eficazes na busca de informações no que tange os mais variados aspectos internos e externos que impactam uma organização. Através da pesquisa mercadológica é possível obter dados norteadores no processo de tomada de decisão, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa.

Pesquisa do mercado

As pesquisas de mercado têm o objetivo de levantar informações sobre os hábitos de consumo potencial, o perfil do consumidor e a opinião de um público em relação a determinados assuntos. 

  • Pesquisa de Hábitos de Consumo - Identificar os hábitos de consumo dos entrevistados com o objetivo de lançar um novo produto/serviço ou aprimorá-lo.
  • Pesquisa de Potencial de Mercado - Medir qual o potencial de mercado de uma empresa (Market Share).
  • Pesquisa de Perfil do Consumidor - Traçar o perfil dos consumidores de um determinado produto ou serviço.
  • Pesquisa de Opinião - Visa identificar a opinião de um público-alvo em relação a determinado assunto e/ou modelo de negócio.


Pesquisa de produto

Nessa área, o foco maior é o produto, onde se busca levantar informações como a aceitação de produtos e serviços, o seu posicionamento no mercado de atuação e sua viabilidade econômica.

  • Pesquisa de Aceitação de Produtos e Serviços - Verificar a aceitação de um novo produto no mercado, analisando suas características, funcionalidades, limitações, potencialidades etc.
  • Pesquisa de Posicionamento - Identificar o posicionamento de um produto ou serviço no mercado.
  • Pesquisa de Viabilidade Econômica - Analisar o potencial de mercado de produtos e serviços, a partir da avaliação de cenários nacionais, regionais e setoriais.


Pesquisa de Cliente

Na área de atuação voltada aos clientes, as pesquisas se propõem a avaliar a satisfação desses, seja de uma empresa em relação a seus produtos ou serviços prestados, a satisfação quanto a eventos e/ou cliente oculto.

  • Pesquisa de Satisfação dos Clientes - Avaliar a satisfação dos clientes de uma empresa em relação aos seus produtos ou serviços prestados.
  • Pesquisa de Satisfação quanto a eventos - Avaliar a satisfação dos visitantes e expositores em relação aos eventos e cursos.
  • Pesquisa de Observação (Cliente Oculto) - Avaliar o ambiente, o atendimento e as necessidades de treinamentos da equipe do contratante de atendimento e vendas, além de monitorar a concorrência no que se refere a esses aspectos. Essa técnica permite, ainda, provocar o efeito sentinela, a partir do momento em que os colaboradores estão cientes do monitoramento, mas não detêm a informação de quando e como ele acontece. A partir desse estudo, também é possível premiar colaboradores, aplicar melhorias e traçar novas estratégias na prestação de serviços.

Pesquisa Institucional

Na área institucional, o objetivo das pesquisas é avaliar o clima organizacional, a imagem e reputação de marca da organização e identificar a marca mais lembrada por meio da técnica Top of mind.

  • Pesquisa de Clima Organizacional - Avaliar a opinião dos colaboradores de uma empresa e as percepções desses quanto ao ambiente de trabalho, no que diz respeito aos mais variados aspectos da organização.
  • Pesquisa de Imagem - Avaliar a imagem e reputação de marca da empresa perante aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
  • Pesquisa de Top of Mind - Verificar a primeira marca que vem à mente dos consumidores quanto aos produtos e/ou serviços disponíveis no mercado.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.