Os Serviços Especializados são responsáveis pela elaboração de estudos mercadológicos visando atender às demandas de empresas públicas ou privadas, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias atualizadas, para buscar informações qualificadas e estratégicas para seus clientes.
Para reduzir os riscos de um mercado competitivo e direcionar ações estratégicas de forma precisa é crucial a posse de informações confiáveis sobre os fatores, que influenciam a área de atuação de uma organização.
Nesse sentido, a pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais eficazes na busca de informações no que tange os mais variados aspectos internos e externos que impactam uma organização. Através da pesquisa mercadológica é possível obter dados norteadores no processo de tomada de decisão, aumentando a probabilidade de sucesso da empresa.
Pesquisa do mercado
As pesquisas de mercado têm o objetivo de levantar informações sobre os hábitos de consumo potencial, o perfil do consumidor e a opinião de um público em relação a determinados assuntos.
- Pesquisa de Hábitos de Consumo - Identificar os hábitos de consumo dos entrevistados com o objetivo de lançar um novo produto/serviço ou aprimorá-lo.
- Pesquisa de Potencial de Mercado - Medir qual o potencial de mercado de uma empresa (Market Share).
- Pesquisa de Perfil do Consumidor - Traçar o perfil dos consumidores de um determinado produto ou serviço.
- Pesquisa de Opinião - Visa identificar a opinião de um público-alvo em relação a determinado assunto e/ou modelo de negócio.
Pesquisa de produto
Nessa área, o foco maior é o produto, onde se busca levantar informações como a aceitação de produtos e serviços, o seu posicionamento no mercado de atuação e sua viabilidade econômica.
- Pesquisa de Aceitação de Produtos e Serviços - Verificar a aceitação de um novo produto no mercado, analisando suas características, funcionalidades, limitações, potencialidades etc.
- Pesquisa de Posicionamento - Identificar o posicionamento de um produto ou serviço no mercado.
- Pesquisa de Viabilidade Econômica - Analisar o potencial de mercado de produtos e serviços, a partir da avaliação de cenários nacionais, regionais e setoriais.
Pesquisa de Cliente
Na área de atuação voltada aos clientes, as pesquisas se propõem a avaliar a satisfação desses, seja de uma empresa em relação a seus produtos ou serviços prestados, a satisfação quanto a eventos e/ou cliente oculto.
- Pesquisa de Satisfação dos Clientes - Avaliar a satisfação dos clientes de uma empresa em relação aos seus produtos ou serviços prestados.
- Pesquisa de Satisfação quanto a eventos - Avaliar a satisfação dos visitantes e expositores em relação aos eventos e cursos.
- Pesquisa de Observação (Cliente Oculto) - Avaliar o ambiente, o atendimento e as necessidades de treinamentos da equipe do contratante de atendimento e vendas, além de monitorar a concorrência no que se refere a esses aspectos. Essa técnica permite, ainda, provocar o efeito sentinela, a partir do momento em que os colaboradores estão cientes do monitoramento, mas não detêm a informação de quando e como ele acontece. A partir desse estudo, também é possível premiar colaboradores, aplicar melhorias e traçar novas estratégias na prestação de serviços.
Pesquisa Institucional
Na área institucional, o objetivo das pesquisas é avaliar o clima organizacional, a imagem e reputação de marca da organização e identificar a marca mais lembrada por meio da técnica Top of mind.
- Pesquisa de Clima Organizacional - Avaliar a opinião dos colaboradores de uma empresa e as percepções desses quanto ao ambiente de trabalho, no que diz respeito aos mais variados aspectos da organização.
- Pesquisa de Imagem - Avaliar a imagem e reputação de marca da empresa perante aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
- Pesquisa de Top of Mind - Verificar a primeira marca que vem à mente dos consumidores quanto aos produtos e/ou serviços disponíveis no mercado.