02/06/2017 - Atualizado 16h41min
Pesquisadora Maria Norberta Correia de Pinho acompanhará projeto da Universidade Feevale na próxima semana
Na próxima semana, a Universidade Feevale recebe a renomada pesquisadora Maria Norberta Correia de Pinho, da Universidade de Lisboa, Portugal. A professora ficará em Novo Hamburgo entre os dias 6 e 9 de junho, acompanhando as atividades de projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A recepção oficial acontecerá dia 8 de junho, quinta-feira, a partir das 15h, na reitoria da Instituição, localizada no Câmpus II.
Maria é autoridade em separação com membranas – método de tratamento de água e efluentes industriais por meio de um processo de eletrodiálise. Ela virá ao Brasil para realizar acompanhamento e consultoria do projeto Produtos e processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental (Tecsanta), executado pela Feevale em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), e a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
O foco do projeto é o tratamento de água para abastecimento público e o tratamento de esgoto, por meio de novas tecnologias para remoção de compostos inorgânicos, metais e compostos persistentes e seu desempenho em relação à qualidade da água. É investigada a qualidade da água e do esgoto tratados por diferentes processos, por meio de diferentes parâmetros físico-químicos, como biomarcadores de genotoxicidade, citotoxicidade, danos histológicos em peixes e quantidade de compostos orgânicos persistentes presentes nas amostras.
Sobre Maria Norberta Correia de Pinho - consultora internacional, possui Licenciatura em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra e em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto (Portugal), mestrado em Engenharia Química pela University of Florida, Gainesville (USA) e doutorado em Engenharia Química pela mesma instituição. É professora e pesquisadora no Instituto Superior Técnico e no Centro de Física e Engenharia de Materiais da Universidade de Lisboa e suas atividades científicas se concentram na área de Fenômenos de Transporte, Membranas Poliméricas e Processos de Separação com Membranas.