Os trabalhos foram produzidos por acadêmicos de Publicidade e Propaganda
Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale apresentaram, nesta semana, campanhas publicitárias produzidas para a Artecola, empresa sediada em Campo Bom e presente em toda América Latina. Elas foram elaboradas neste semestre, durante o projeto Vantage, que faz a conexão entre os acadêmicos e o mercado, a partir de demandas trazidas pela empresa parceira.
Nesta edição, os estudantes foram desafiados a desenvolver campanhas, com abordagens diferentes, para dois públicos específicos de consumidores: outras empresas (B2B) e o consumidor final (B2C) da linha de construção civil da marca Afix. Ao todo, foram apresentadas a Jairo Korndoerfer, gerente de marketing da Artecola, 20 propostas de comunicação distintas.
Korndoerfer acompanhou todo o processo de produção das campanhas. Para ele, a Artecola realiza frequentemente a aproximação com a academia.
A parceria com a Feevale proporcionou uma troca de informações muito interessante. Recebemos materiais e ideias muito legais, que nos chamaram a atenção pelas formas pelas quais foram apresentadas e serão realmente realizadas”, afirma, parabenizando os acadêmicos pela qualidade dos projetos.
O coordenador do curso de PP da Feevale, Guilherme Schneider, diz que o Vantage se adaptou bem à pandemia. Segundo ele, o bom resultado apresentado se dá pela vontade e criatividade dos acadêmicos, que se reuniram em diversos horários para desenvolver uma comunicação assertiva aos públicos do briefing. Aliado a isso, Schneider destaca o papel dos professores, que atuaram como mentores dos grupos, auxiliando nas correções de rumos dos materiais, quando necessário.
Para o professor, desenvolver um trabalho para uma marca multinacional, que está no meio do processo de evolução, foi um desafio e, ao mesmo tempo, uma satisfação. “Os grupos iniciaram pesquisando um cenário da empresa e tiveram que revisitar um novo posicionamento. Vivenciar essa experiência é muito importante profissionalmente para qualquer publicitário e, sendo para acadêmicos, uma experiência única” - enfatiza - “A marca evoluiu, apresentou uma nova identidade visual, o que nos possibilitou trazer novas ideias e abordagem com seus públicos consumidores”.
O Vantage
O Vantage possibilita aos acadêmicos a conexão com grandes marcas, a partir da criação de campanhas publicitárias. Participam do projeto os alunos das seis disciplinas de projeto do curso, presentes do segundo ao sétimo semestre. Eles são estimulados a desenvolver habilidades em todas as áreas publicitárias, como atendimento, planejamento, criação e mídia, à medida que vão progredindo no curso. O desafio é ajustado de acordo com o cenário de mercado e o ambiente tecnológico, sempre com aumento progressivo da complexidade do escopo de uma disciplina para a seguinte.