Relatório será lançado no dia 7 de dezembro, na Casa de Cultura Mario Quintana
Após meses de intensa pesquisa científica, a Universidade Feevale, por meio do mestrado em Indústria Criativa, e a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) apresentam um novo estudo sobre o consumo no mercado criativo no Estado. O Relatório de Tendências Comportamentais 2022 (Prevers) será lançado no dia 7 de dezembro, às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre). A solenidade, que contará com a presença dos pesquisadores e autoridades, será transmitida, ao vivo, no Instagram: @cdesignfeevale e @rscriativo.
O estudo foi capitaneado pelo Centro de Design e pelo Laboratório de Criatividade da Feevale. Ele traz um mapeamento de práticas e hábitos, incorporados, a partir da pandemia, no comportamento dos consumidores gaúchos.
O resultado desse relatório traz uma perspectiva de passado, presente e futuro. Nesse mapeamento, buscamos indicar caminhos criativos nas tendências de negócios que podem ser um cenário mercadológico em 2022 e 2023”, destaca Cristiano Max Pereira Pinheiro, coordenador do mestrado em Indústria Criativa.
O projeto teve a sua metodologia dividida em três fases: análise de relatórios de tendências globais, questionário estatístico para compreender a percepção do consumidor com relação às principais evidências e entrevistas com profissionais que são referência no mercado, no ambiente acadêmico e no governo do Estado. “Depois de meses de trabalho, temos um relatório em que conseguimos pensar numa forma macro e internacional, mas também visualizar como isso vem se materializando no Rio Grande do Sul”, afirma a professora do Centro de Design, Renata Fratton Noronha.
Desenvolvido por 15 pesquisadores, bolsistas e voluntários, o Prevers contou com o suporte do programa RS Criativo, do governo estadual. A parceria inédita foi responsável por construir um ambiente colaborativo, que foi fundamental para a realização do projeto.
Sem a colaboração dos pesquisadores e voluntários, não teríamos alcançado um resultado tão importante para o cenário criativo do Estado. Temos aqui a construção de um mapa para dimensionar o futuro”, ressalta a professora Vanessa Valiati, do mestrado em Indústria Criativa.