Após apresentar sua tese, Laura Prodanov é a primeira pessoa a concluir toda a sua trajetória educacional, desde a educação básica até o doutorado, na Universidade
Em 1998, Laura Schemes Prodanov iniciou sua trajetória da Universidade Feevale – então com a idade de quatro anos, entrava na educação infantil da Escola de Aplicação Feevale. E nesta semana, com a idade de 30 anos, apresentou a defesa da sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Instituição. Dessa forma, tornou-se a primeira pessoa a cursar a trilha integral na Feevale, desde a educação básica, passando pela graduação, mestrado e doutorado.
Após concluir o Ensino Médio na Escola de Aplicação, Laura iniciou a graduação em Moda. O interesse em moda para mulheres maduras a ajudou a definir o tema de seu Trabalho de Conclusão Curso (TCC), The old ladies rebellion: a mulher madura e a moda, assunto que foi aprofundado em sua dissertação no mestrado em Indústria Criativa. Com o título Envelhecimento e indústria criativa: relações entre o corpo feminino e a moda, o trabalho buscava entender como a relação entre corpo e moda mudam cada vez mais enquanto os anos passam, de uma perspectiva de mulheres acima de 60 anos.
Cada passo acadêmico a desafiava cada vez mais, ao mesmo tempo em que a familiaridade com a Instituição a auxiliava a passar para a etapa seguinte com mais tranquilidade. Assim, surgiu a oportunidade de uma bolsa, em projeto de pesquisa orientado pela professora Sandra Montardo, no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais. A partir do Edital de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 2020 a 2024 Laura desenvolveu a tese Plataformização do empreendedorismo feminino no Instagram.
Laura explica que a pesquisa estudou o uso do Instagram por mulheres empreendedoras no setor de moda.
A hipótese é que o uso do Instagram facilita o empreendedorismo nas redes digitais, pois a exposição e tudo o que ela acarreta são diferenciais que somente as plataformas digitais oferecem em conjunto de maneira eficiente. Assim, minha tese é que o Instagram se apresenta como um importante facilitador para o empreendedorismo feito por mulheres e que, a partir de suas funcionalidades, define possibilidades de empreender”, pontua Laura.
A agora doutora se diz grata à Feevale, por ter proporcionado todo esse caminho dentro da Universidade, com muita qualidade em todas as etapas. “A academia não é um bicho de sete cabeças, muitos já passaram por aqui e conseguiram, com o suporte da Instituição, com certeza é possível”, afirma. Se ela indica a Feevale? “Claro, é uma universidade preocupada com o aluno e com a qualidade do que entrega!”, garante Laura.
Na foto, Laura entre seus pais e orientadora e coorientador do mestrado
Pais acadêmicos auxiliaram em cada etapa
Na jornada de Laura na Universidade, uma particularidade que poderia assustar outros estudantes se provou determinante em suas escolhas. Seus pais pertencem à academia: Cleber Prodanov é reitor da Feevale e professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais e Claudia Schemes é professora do mesmo programa. “Ambos me ajudaram muito, principalmente no incentivo a buscar formações acadêmicas maiores, me auxiliando e mostrando os caminhos”, relata.
Conforme Cleber Prodanov, são raros os exemplos em que uma instituição tem a oportunidade de receber o aluno já nas séries iniciais e pode fazer o acompanhamento pelo Ensino Médio, graduação, mestrado e doutorado.
Poder proporcionar ao estudante essa trilha de formação completa dentro de uma mesma instituição é algo fundamental. Como pai, me sinto muito feliz, pois percebo que a Feevale é uma universidade integral, e que as pessoas que se formam aqui saem diferenciadas, tanto para sociedade quanto para o mercado de trabalho”, declara Prodanov.
Orgulho compartilhado pela esposa e professora Claudia Schemes. “A conquista do mais alto grau acadêmico, que não é fácil, ainda mais para quem, além de estudar também trabalha, é dela, mas não teria sido possível sem a formação que ela teve com os professores da Escola de Aplicação, da graduação em Moda, do mestrado em Indústria Criativa e do doutorado em Processos e Manifestações Culturais”, pontua. “A finalização com mérito dessa importante etapa comprova que a Feevale proporciona ensino de qualidade, mas, tão importante quanto isso, forma cidadãos críticos, solidários, engajados, que lutam pela justiça social, pois é esse tipo de pesquisador que buscamos formar e que a Laura representa”, diz.
Pesquisa integrou projeto do CNPq
A partir do Edital de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) estabeleceram um acordo de cooperação com o tema Economia e Sociedade Digital. Por meio do acordo, foram selecionados três acadêmicos para o doutorado em Processos e Manifestações Culturais (sendo Laura um deles) que puderam cursar disciplinas, desenvolver atividades em grupos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos junto à instituição parceira.
“Foi uma experiência muito rica para os acadêmicos selecionados. Eu diria que a intensa colaboração que eles tiveram com os professores, disciplinas e atividades da universidade parceira são as condições ideais para qualquer doutorando”, explica Sandra Montardo. “Aliado a um edital muito bem construído, esteve o trabalho e a dedicação de pessoas muito especiais das duas universidades, sem as quais esse resultado não seria possível”, conclui.
- Abaixo, momentos de Laura na Instituição: em seu último dia na Escola de Aplicação Feevale (E) e no desfile de sua coleção, na conclusão da graduação em Moda (D).